Junto ou separado?

28 de maio de 2016 - 17:05, por Moacir Poconé

Algumas expressões de nossa Língua têm causado dúvida em relação à sua grafia: se são expressões formadas por uma ou duas palavras. Ou seja: se devemos escrever “tudo junto” ou “separado”, como se diz na linguagem informal.

Junto ou separado?

Junto ou separado?

Vejamos quatro desses casos, muito comuns em nosso dia a dia.

 Dúvida 1: Com certeza ou concerteza?

Eis o tipo de dúvida que deixa qualquer professor ou professora de língua portuguesa com o coração partido… Por mais estranha que ela possa parecer, infelizmente é corriqueira, basta dar uma olhadinha nas publicações compartilhadas nas redes sociais. Mas vamos lá, deixemos de conversa porque a partir de agora você nunca mais vai escrever concerteza assim, como se fosse uma palavra só.

Com certeza é uma locução adverbial e por esse motivo, é formada por duas palavras (as locuções podem ser formadas por duas ou mais palavras). Portanto, temos a preposição com + o nome certeza, e sua função é substituir um advérbio. Observe o exemplo:

(…) Tudo bem se não deu certo
Eu achei que nós chegamos tão perto
Mas agora, com certeza, eu enxergo
Que no fim eu amei por nós dois (…)”.

(Você vai lembrar de mim – Nenhum de Nós)

Dúvida 2: De repente ou derrepente:

Novamente uma dúvida sobre a escrita correta das locuções adverbiais. Algumas locuções parecem tão íntimas que enganam os falantes e, por causa dessa simbiose, acabam se misturando… É aí que mora o erro. Erro que você não vai mais cometer porque de repente se escreve assim, separadamente, como todas as locuções adverbiais da língua portuguesa. Derrepente, escrita dessa maneira, não existe, esqueça isso de uma vez por todas, certo?

De repente é uma locução adverbial formada pela preposição de + o nome repente. Observe o exemplo:

De repente do riso fez-se o pranto
Silencioso e branco como a bruma
E das bocas unidas fez-se a espuma
E das mãos espalmadas fez-se o espanto (…)”.

(Soneto da separação – Vinícius de Moraes)

 Dúvida 3: A partir de ou apartir de?

Compartilhar

A forma correta de escrita desta locução é a partir de, escrita de forma separada. Apartir de, escrito de forma junta, está errado. Devemos utilizar a locução a partir de sempre que quisermos referir o ponto de partida de alguma coisa, bem como referir que algo aconteceu de um momento em diante. Assim, a locução a partir de marca um limite inicial, sendo sinônima de: desde, com início em, a datar de, de agora em diante. Pode significar também algo que tem como base uma informação, um argumento, um raciocínio,… sendo, neste sentido, sinônima de: segundo, com base em, como consequência de.

Exemplos:

  • A partir de agora não falo mais sobre este assunto.
  • O Acordo Ortográfico entrou em vigor a partir de janeiro de 2009.
  • Aprenderei piano a partir do ano que vem.

Dúvida 4: De novo ou denovo?

De novo uma dúvida sobre a ortografia das locuções adverbiais. Isso quer dizer que precisamos ficar bastante atentos a elas, não é mesmo? Você já deve ter percebido que a escrita correta é de novo, e não denovo, pois sabemos que se trata de uma locução adverbial constituída por duas palavras, a preposição de + o nome novo. Veja o exemplo:

Começar de novo e contar comigo
Vai valer a pena ter amanhecido
Ter me rebelado, ter me debatido
Ter me machucado, ter sobrevivido (…)”.

(Começar de novo – Ivan Lins)

Fontes:

http://portugues.uol.com.br/gramatica/cinco-duvidas-lingua-portuguesa.html

http://duvidas.dicio.com.br/a-partir-de-ou-apartir-de/

Por Moacir Poconé

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070