Empreendedorismo e gestão

3 de setembro de 2016 - 00:25, por Dager Aguiar

Neste mês de setembro de 2016, o Portal ´Lagarto Noticias´ completa seu aniversário de um ano. Essa data também será o marco de partida para os nossos artigos em uma nova coluna deste portal denominada Empreendedorismo e Gestão. O que o leitor deve esperar deste espaço? Uma mistura de momentos de inspiração que nos chegam de um mundo de historias, cada vez mais frequentes, de empreendedores de sucesso, combinados com uma boa dose da realidade dos instrumentos, ferramentas e também dos conceitos que compõem a dinâmica da administração e gestão de empresas, de negócios, de carreiras profissionais e por que não falarmos também dos elementos que fundamentam uma boa gestão de nossa vida pessoal. Queremos relembrar uma de muitas das interessantes reflexões do inventor da lâmpada elétrica incandescente, Thomas Édison, que diz que o gênio é uma mistura de 1% de inspiração com 99% de transpiração, para reforçar que muitas inspirações empreendedoras impulsionaram a largada de inúmeras oportunidades de negócios que não sobreviveram pela falta de uma boa dose da dimensão gestão. Portanto, é com essa mistura de Empreendedorismo e Gestão que construiremos um sólido alicerce para o nosso sucesso profissional e pessoal.

Uma vez que já apresentamos o que o leitor deve esperar desta coluna, que tem como título Empreendedorismo e Gestão, consideramos importante abordar logo de inicio uma questão que é muito controversa e que sempre demanda discussão. Ela está relacionada ao uso dos termos administração, gestão e ainda para completar há quem acrescente o termo gerencia. A discussão é antiga por estar ligada a própria evolução das teorias da administração e, como administrador por graduação, naveguei por essas escolas desde a Administração Científica de Taylor, a Gestão Administrativa de Fayol, a Burocracia de Weber, a de Relações Humanas de Elton Mayo, a de Sistemas de Bertalanffy, a do Enfoque Contingencial, e outras. Além de antiga essa discussão, posso assegurar-lhe que também é longa e pode até não ter um fim a depender do perfil dos envolvidos nesse embate. Há aqueles que dizem que Administradores invariavelmente devem usar o termo Administração, e não Gestão, argumentando que ninguém estuda quatro anos ou mais, segue os princípios éticos e o juramento da profissão, para jogar fora o termo tão duramente conquistado. Para esses o termo Gestão normalmente é usado por aqueles que não são formados. Há os que dizem que administrar é para as empresas e gerir é para o Estado, considerando que a “Gestão”, a partir do final dos anos 80 passou a significar métodos mais ortodoxos ligados ao neo-liberalismo e a uma agenda internacional que demandava menos Estado. Há os que hierarquizam a Administração como tendo um administrador com a função de tratar dos aspectos gerais da organização, a Gerencia com um gerente como comandante setorial ou departamental, e a Gestão como uma especialização tanto da administração como da gerencia, onde o gestor não faz nada de diferente do administrador ou do gerente, porém, tem a responsabilidade de exercer seu papel com mais “engenhosidade“, traduzida em mais técnica, mais habilidade, provocando mais envolvimento e participação, resolvendo conflitos, valorizando os seus colaboradores e com a capacidade de manter a sinergia entre o grupo, a estrutura e os recursos já existentes.

Finalmente, embora os dicionários da língua portuguesa tragam as duas palavras – administração e gestão – como sinônimos entre si, nossa escolha pelo termo Gestão se valeu da opção por uma visão mais interdisciplinar, fundamentada na filosofia, sociologia, antropologia e política e que não apenas incorpore, mas transcenda a concepção técnica racional do processo administrativo. Então até o próximo Empreendedorismo e Gestão.

Por Dager Aguiar

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070