EMPREENDEDORISMO – “Pense Diferente”

26 de setembro de 2016 - 17:25, por Dager Aguiar

Em nosso artigo da semana passada falamos da técnica de Brainstorming como ferramenta para solução de problemas. E então, você conseguiu exercitar essa técnica durante a semana que passou? Como? Não teve tempo? Pois atenção, tempo é questão de prioridade e tenho certeza que você não vai querer perder a oportunidade de utilizar uma ferramenta que pode lhe transformar num solucionador de problemas. Então, tente novamente e pense diferente sobre seus problemas. Sim, esse é o tema do nosso artigo de hoje: “Pense Diferente” – A fórmula da “Apple” para a solução de problemas.

Enfrentar e resolver problemas são desafios de todos os países do mundo, desafio das empresas, e também um desafio para cada um de nós. Mas o que podemos dizer sobre um problema? O médico psiquiatra e também consultor organizacional Roberto Shinyashiki escreveu, em “O Poder da Solução” (2003), que problemas são avisos que a vida nos envia para corrigirmos algo que não estamos fazendo bem. Disse ainda que os problemas são como as doenças que, quando não enfrentamos, nem os resolvemos direito, iremos reencontrá-los muito maiores no futuro. Shinyashiki revela que um problema sempre nos traz uma lição e que, quando aprendida, compensa todos os sofrimentos e as dificuldades que o problema pode nos trazer. Mas como é mesmo que podemos resolver um mundo de problemas que parece crescer em nosso dia-a-dia? Será que existe alguma receita que possamos utilizar no desafio que é solucionar nossa lista de problemas? De um modo geral, há uma forte concordância de que a inovação é uma arma eficiente na solução de problemas. Mas o “pensar diferente”, principalmente nos momentos de dificuldade, é também uma grande estratégia para o enfrentamento de problemas. Um estudo da Booz & Company (adquirida em 2013 pela Price Waterhouse – uma das maiores empresas de consultoria contábil e financeira do mundo) constatou que os inovadores lendários foram moldados em tempos de crise. Também no livro “Oportunidades Disfarçadas” (2009), o autor Carlos Domingos apresenta o resultado de sete anos de pesquisa quando reuniu 200 casos de companhias e pessoas que, com um olhar e abordagem diferentes, transformaram seus problemas nas chances de sua vida rumo ao sucesso. De fato, a crise, o conflito e a necessidade parecem ser o modo natural de dizer: “encontre um novo caminho”, ou como disse no slogan: “Pense diferente” a empresa americana “Apple”, de um dos maiores empreendedores de nosso tempo. Assim, não importam os problemas ou as crises econômicas, políticas ou sociais que nos cheguem. O que importa é ter um pensamento e comportamento dedicados a encontrar soluções. Isso faz do empreendedor, com seu pensamento criativo e inovador, aquele que transforma as adversidades em oportunidades de crescimento. Carmine Gallo em seu livro “Inovação – A arte de Steve Jobs” (2010) nos apresenta sete princípios revolucionários, a partir do slogan “Pense Diferente”, da “Apple”, extraídos da história de seu co-fundador, Steve Jobs. O livro de Gallo não é uma biografia de Jobs. Em vez disso, procura revelar os princípios que o levaram a criar ideias que mudaram o mundo a partir de uma análise completa das próprias palavras de Jobs nas últimas três décadas, e a partir dos insights de ex-funcionários da Apple e de especialistas que estudaram a empresa por décadas. Esses princípios são:

1. Faça o que você gosta. Siga seu coração e pense diferente a respeito de sua carreira;

2. Cause impacto no universo. Inspire entusiastas e pense diferente a respeito da sua visão;

3. Ponha seu cérebro para funcionar. Procure novas experiências e pense diferente de como você pensa;

4. Venda sonho em vez de produtos. Enxergue a genialidade na sua maluquice e pense diferente a respeito de seus clientes;

5. Diga não para mil coisas. A simplicidade é a sofisticação máxima e pense diferente acerca do design;

6. Crie experiências incríveis. Estamos aqui para ajudá-lo a crescer e pense diferente sobre a experiência de sua marca;

7. Domine a mensagem. Seja o maior contador de histórias do mundo e pense diferente a respeito de sua história.

Em artigo da revista Fortune (Nov/2009), a professora de Harvard, Nancy Koehn, apresenta Jobs na mesma categoria de importantes empreendedores dos últimos dois séculos, tais como John D. Rockefeller e Henry Ford, homens que em tempos de significativos momentos de ruptura, quando muita coisa está disponível, aproveitaram para transformar o mundo em algo melhor. São empreendedores que apresentam certos traços de semelhança: motivação profunda, curiosidade incansável e imaginação aguçada.

Assim, pense diferente e aproveite o momento em que se fala tanto de crise, e vamos, antes de tudo, agradecer por esse tempo de oportunidades, quando podemos resgatar uma força imensa que existe em nosso interior e que nos permite ser “essa metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo…” (Obrigado Raul Seixas). Então, até o nosso próximo Empreendedorismo e Gestão.

Por Dager Aguiar

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070