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Benchmarking e a Busca da Excelência
29 de outubro de 2016 - 08:00, por Dager Aguiar
Muitas são as vezes que nos encontramos ansiosos por uma boa ideia para desenvolvermos nossos projetos. Mas qual é mesmo o valor de uma boa ideia? Vamos lá, pense no principal problema que você precisa resolver e há tempo procura uma solução. Bom, se você me disser que é a falta de dinheiro apenas para fugir do esforço de mapeamento de seus problemas, ainda assim não desistirei da pergunta. Nossa busca aqui é de superação do circulo vicioso das pessoas que só navegam na filosofia do “deixa a vida me levar” e ao não se dedicarem a organizar e priorizar seus problemas, provavelmente os estarão deixando se acumular na porta de saída dos labirintos em que vivem. Lembre-se também que hoje é dia de Gestão e que embora um bom gestor precise manter um pensamento positivo, também não poderá deixar de identificar e priorizar seus problemas. Procure pensar que a distância entre um problema e sua solução depende do ângulo de nosso olhar e da persistência em testar as inúmeras alternativas de sua solução.
Em nosso terceiro artigo desta coluna Empreendedorismo e Gestão falamos de Brainstorming como ferramenta de levantamento de ideias para solução de problemas. Mas, e se nos faltarem as ideias? Então, nesses momentos em que nos faltar o poder maravilhoso da criação, ainda assim será possível recorrermos ao que nos ensinou o químico francês, Antoine Lavoisier, “Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma” para tentarmos aprender com quem já encontrou respostas para seus problemas. Essa é a essência do Benchmarking, objeto de nossos estudos de hoje. O Benchmarking é um processo continuo de medição em relação aos melhores. Ele resulta em melhores práticas nos processos e em metas mensuráveis baseadas naquilo que os melhores da indústria estão fazendo. O Benchmarking é a comparação sistemática dos processos e desempenhos organizacionais baseados em indicadores pré-definidos. Trata-se de um dos 60 modelos gestão, na categoria modelos táticos, que foram sistematizados pela consultoria holandesa “Berenschot”, em seu livro Modelos de Gestão (2008) que apresentamos em nosso quinto artigo. O Benchmarking é a maneira racional de assegurar que a organização está satisfazendo as necessidades dos clientes e irá continuar a fazê-lo mesmo que essas necessidades mudem ao longo do tempo. O Benchmarking reflete uma atitude de luta pela excelência em todos os esforços empresariais, conforme nos ensina Robert Camp em Benchmarking – O Caminho da Qualidade Total (1993). É a busca pelas melhores práticas que conduzem uma empresa à maximização de sua performance empresarial. Existem pelo menos quatro tipos de benchmarking: (1) benchmarking com operações internas; (2) benchmarking com concorrentes diretos externos; (3) benchmarking com as melhores operações funcionais externas ou os líderes da indústria; e (4) benchmarking de processos genéricos.
As organizações precisam estruturar muito bem seus processos de benchmarking e eles envolvem as seguintes etapas:
– Definir um Marco de Referencia;
– Identificar e escolher os parceiros de benchmarking;
– Determinar medidas, indicadores e o método de coleta de dados;
– Coletar dados;
– Analisar discrepâncias e determinar as lacunas competitivas entre o líder da industria e seu próprio desempenho
– Apresentar análises e discutir implicações;
– Elaborar um plano de ação;
– Implementar ações específicas e monitorar o processo pelo uso continuo do benchmarking.
Embora os conceitos e processos apresentados acima estejam inseridos num contexto organizacional, o benchmarking busca, de um modo geral, responder aos seguintes questionamentos que também podem nos servir de reflexão e roteiro para a melhoria de nossos processos de vida, como indivíduos:
- Até que ponto somos bons no que fazemos?
- Somos tão bons quanto os outros no que fazemos?
- Como podemos fazer melhor o que fazemos?
Precisamos desenvolver sempre um olhar crítico ao que se passa em nossa volta para a melhoria de nossos hábitos e atitudes. Acabamos de assistir aos jogos olímpicos em nosso país e vimos o esforço de milhares de atletas que podem nos servir de inspiração e por que não dizer parceiros para benchmarking na melhoria de nossa disciplina, motivação, foco na qualidade, excelência e atitude para vencer. Evoluímos a partir de nossa dedicação em fazer cada vez melhor o que fazemos, e isso depende de nossa capacidade de observação. Então, fiquemos de olhos abertos ao que há de melhor em nossa volta e até nosso próximo Empreendedorismo e Gestão.
Por Dager Aguiar