SERGIPE – UM CELEIRO DE HISTÓRIA, CULTURA E CIÊNCIAS – PARTE 1*

28 de novembro de 2016 - 22:51, por Claudefranklin Monteiro

O notável escritor russo, falecido em novembro de 1910, Leon Tostói, entre tantos axiomas, legou para a humanidade um que me parece muito oportuno para o atual momento da História Cultural de Sergipe, notadamente se levarmos em consideração a sua produção científica no campo das humanidades e da ciência jurídica: “Se queres ser universal começa por pintar a tua aldeia”.

Antiga sede do Tribunal de Relações, inaugurado em 1895, o Memorial do Poder Judiciário de Sergipe, cuja sede atual é o Palácio Sílvio Romero, lançou quarto número de sua Revista, reunindo 22 trabalhos que atestam, em grande medida, a máxima do escritor russo acima supracitado.

No cenário das revistas de cunho acadêmico-científico, notadamente sergipanas, destaque-se a Revista do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, circulando a mais de cem anos. Segue-se a esta, a Revista da Academia Sergipana, fundada em 1931 e a Revista de Aracaju, desde 1943.

Em comum, as três revistas, em que pesem serem as mais tradicionais e principais referências no Estado, dividem a prerrogativa de terem apresentado ao Brasil e ao mundo, sergipanos cuja seara bibliográfica coloca-os numa estirpe notável de escritores e intelectuais de monta, a exemplo de Mário Cabral, Dom Luciano Duarte e Luiz Antônio Barreto, afora Manuel Cabral Machado, cujo centenário de nascimento se comemora e se rememora este ano.

A Revista do Memorial do Poder Judiciário de Sergipe, embora de tenra existência, desponta como mais um veículo propagador da sapiência sergipana, revelando jovens escritores e intelectuais, e firmando o nome de outros já encaminhados e consagrados em suas produções.

Seu primeiro número foi publicado em 2011, sob a responsabilidade de Renata Mascarenhas Freitas de Aragão e sob a coordenação editorial de Janaína Cardoso e Melo, Rafael Santa Rosa Cerqueira e Manoel Luiz Belarmino. Reuniu treze artigos, entre eles, cujas autorias já ensaiavam seu potencial, com nomes dignos de nota, tais como: Jorge Carvalho do Nascimento, Luiz Antônio Barreto, Terezinha Oliva. Sem falar em jovens promessas no campo da historiografia, a exemplo de Andreza Santos Cruz Maynard.

O segundo número, no afã do primeiro, foi publicado no ano seguinte, contendo uma resenha e dezesseis artigos. Desta feita, era Presidente, Mônica Porto de Andrade. Além de Janaína Cardoso Melo e Manoel Luiz Belarmino, que permaneceram no corpo editorial, somaram-se três novos nomes: Agnaldo José de Almeida Dias Júnior, Manoel Leonardo Santana Dantas e Sônia Cristina Carvalho Cardoso. A partir deste número, nota-se uma tendência: a presença de novos escritores sergipanos (nascidos ou não no Estado) – a exemplo de Edna Maria Matos Antônio, Ane Luise Silva Mecenas e Magno Francisco de Jesus Santos – e a contribuição de autores de outros Estados brasileiros, a exemplo da Profa. Dra. Sylvana Maria Brandão de Aguiar (atualmente, na Universidade Católica de Pernambuco).

O terceiro número anunciava uma regularidade temporal e o amadurecimento da revista, publicada em 2013, sob a Coordenação de Luisa Prado de Oliveira Pinna Figueiredo. No corpo editorial, seguiram-se todos os nomes da edição anterior, somando-se a contribuição de Valdson dos Santos. Entre os trabalhos publicados, uma resenha e dezoito artigos, seguindo a mesma toada do número anterior, com nomes que se projetavam para o cenário cultural de Sergipe ou iam pavimento com mais afinco a sua produção, a exemplo de Janaína Cardoso Melo, José Thiago da Silva Filho, Marcello Eduardo Campos e Lilian Maria de Mesquita Alexandre.

* Artigo publicado originalmente no Jornal CINFORM (27.11.2016)

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070