O grafite da a vida ao carnaval 2017

21 de janeiro de 2017 - 09:11, por Wilton Fonseca

As cores, os traços, as formas do traço urbano que saem da mente e o do olhar dos grafiteiros vão ser a base para a decoração do Carnaval 2017 do Recife. Nesta terça-feira (17), em coletiva realizada no Compaz do Cordeiro, foram apresentados os seis artistas/grupos cujo trabalho estará pelas ruas da capital pernambucana durante os festejos de Momo. Para falar sobre os detalhes da novidade estiveram presentes o presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife, Diego Rocha, e o arquiteto Carlos Augusto Lira, além dos grafiteiros participantes.

A idéia de trazer o grafite para a decoração do Carnaval foi da primeira dama, Cristina Melo, que solicitou a Carlos Augusto Lira uma inovação no trabalho deste ano. A partir daí seis artistas, com trabalhos diferenciados, foram convocados para dar vida à missão. São eles: Karina Agra, Coletivo Vacilante, Bozó Bacamarte, Jota ZerOff, Galo de Souza e Manoel Quitério. Sob a coordenação da produtora Nuvem, eles estão trabalhando nos seguintes locais: Compaz Cordeiro (Karina Agra e Galo Preto), Terminal do Porto do Recife (Manoel Quitério), Gerência de Atenção à Saúde – ao lado da PCR (Jota ZerOff e Bozó Bacamarte) e na Escola de Frevo Maestro Fernando Borges, na Encruzilhada (Coletivo Vacilante).

Os painéis tem, em média, 25 metros quadrados. Segundo o presidente da FCCR, Diego Rocha, esses painéis darão vida ao material que vai para as ruas durante o carnaval. “A partir desses desenhos vão ser extraídos todos os elementos que darão vida e forma à decoração do carnaval. É uma inovação que, além de mostrar o trabalho desses artistas, também possibilitará um presente permanente para a cidade, com os painéis que ficarão em definitivo nos locais onde estão sendo montados”.

Para o arquiteto Carlos Augusto Lira, que há 16 anos atua na intervenção urbana, transformar a arte dos grafiteiros em um projeto está sendo um agradável desafio. Ele explica como será o processo. “Todas as imagens criadas pelos grafiteiros serão fotografadas e, em seguida, levadas para o computador. A partir da digitalização desse material, vamos montar o projeto cenográfico. Este ano usaremos muitos tecidos na decoração do Recife”, ressaltou.

O produto cenográfico final poderá ser visto pelo público pouco antes do Carnaval, quando começarem as interdições nas vias que serão transformadas em corredores da folia, da capital pernambucana.

O grafiteiro Bozó Bacamarte. Sua arte imprime seus anseios com uma comunicação mais da com o públicireto

O grafiteiro Bozó Bacamarte. Sua arte imprime seus anseios com uma comunicação mais da com o públicireto

Diego Rocha (Presidente da fundação de Cultura) e o arquiteto Carlos Augusto Lira, que há 16 anos atua na intervenção urbana, "transformar a arte dos grafiteiros em um projeto está sendo um agradável desafio"

Diego Rocha (Presidente da fundação de Cultura) e o arquiteto Carlos Augusto Lira, que há 16 anos atua na intervenção urbana, “transformar a arte dos grafiteiros em um projeto está sendo um agradável desafio”

A artista plástica Karina Agra, no momento em que desenvolve sua arte.  O produto cenográfico final poderá ser visto pelo público pouco antes do carnaval, quando começarem as intervenções nas vias que serão transformadas em corredores da folia, da capital pernambucana.  Fotos: Andrea Rego Barros / PCR

A artista plástica Karina Agra, no momento em que desenvolve sua arte. O produto cenográfico final poderá ser visto pelo público pouco antes do carnaval, quando começarem as intervenções nas vias que serão transformadas em corredores da folia, da capital pernambucana. Fotos: Andrea Rego Barros / PCR

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070