MENSAGEM DE RECEPÇÃO DO PADRE VALMIR SOARES SANTOS

6 de fevereiro de 2017 - 11:34, por Claudefranklin Monteiro

“Não temais; eis aqui vos trago boa-nova de grande alegria” (Lucas 2,10).

 

Excelentíssimo Reverendíssimo Dom Giovanni Crippa, Bispo da Diocese de Estância,

Reverendíssimo Padre Valmir Soares, Pároco da Paróquia de N. Sra. da Piedade,

Autoridades presentes ou representadas,

Amado povo de Deus,

 

Recebi do Conselho Paroquial, a honrosa incumbência de recepcionar nosso novo Pároco. Trata-se de uma tarefa por demais gratificante e desafiadora, frente ao peso da responsabilidade. Por isso mesmo, também estou aqui, na condição de porta-voz de seus paroquianos, representados que estão, nesta noite, das mais diversas formas e carismas.

A História de Lagarto está impregnada de valores cristãos, marcadamente católicos. Esse aspecto não só definiu a sua identidade, como foi fator decisivo em sua formação e desenvolvimento em seus mais de quatrocentos anos de existência, enquanto povoado, freguesia, paróquia, vila e cidade.

Padre Valmir Soares Santos é o 32º Pároco dos 337 anos da criação da Paróquia de Nossa Senhora da Piedade, desde Constantino Marinho, em 1703. É também, o 5º desde a fundação da Diocese de Estância, em 1960.

Até a presente data, Padre Valmir esteve na condição de Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças, do Povoado Jenipapo. Na Diocese de Estância, faz parte de alguns segmentos significativos, a exemplo do Colégio de Consultores, do Conselho Presbiteral, Assessor Eclesiástico da Pastoral do Dízimo e Vigário Forâneo da Forania 2, que é composta por 08 paróquias, incluindo a nossa.

Padre Valmir é natural da cidade de Simão Dias, em 14 de junho de 1974. Nesse sentido, cabe salientar aqui uma curiosidade histórica. Desde 1874, quando assumiu a Paróquia de Lagarto, Monsenhor João Batista de Carvalho Daltro, falecido na função em 1910, portanto, há 107 anos, que não tínhamos um natural de Senhora Santana como administrador.

Em que pesem todas estas considerações, queremos ressaltar algo que é singular ao povo cristão de Lagarto: a acolhida. E nesse cenário de grande força simbólica, histórica e religiosa, queremos nos valer de uma representação que nos parece muito oportuna para o momento. Se o Padre é a figura do Cristo e Nossa Senhora a da Igreja, Padre Valmir, seja recebido com o afeto que Nossa Mãe recebe seu filho no colo, como aqui exposta, de forma singular nesta belíssima imagem tricentenária.

Sim, Padre. Sem muitas delongas, é desta forma que nesta noite queremos recepcioná-lo: no colo de Maria. Sobre os ombros de uma gente que ama a sua Igreja, que anseia, contidamente viver um encontro pessoal e íntimo com Nosso Senhor Jesus Cristo. Que os bons fluídos da promissora passagem de Monsenhor Daltro por Lagarto conduzam seu vigor pastoral. Que Nossa Senhora da Piedade abençoe o seu Ministério, o ampare em seus braços nessa missão de seguir anunciando a Boa Nova para essa gente tão devotada, dedicada e hospitaleira.

Padre Valmir Soares Santos, seja bem-vindo. E para tanto, o saudamos com um gesto de alegria fraterna, aqui representadas nestas singelas, porém sinceras, palavras.

 

Santuário Nossa Senhora da Piedade – Lagarto-Se, 05 de fevereiro de 2017.

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070