O doce veneno

10 de julho de 2017 - 09:18, por Rafael Pires

Você já substituiu uma refeição por um fast food ou adora um milk shake ou um cafezinho com açúcar? Se sim, esse texto é para você. O açúcar, um dos alimentos mais recorrentes na mesa do brasileiro, está diretamente ligado a doenças como a obesidade (principalmente a abdominal), diabetes, síndrome metabólicas, doenças cardíacas, e alterações no perfil lipídico que se tornaram cada vez mais recorrentes. Os hábitos alimentares e de vida, vem sendo redefinidos após a industrialização.

Com um estilo de vida cada vez mais sedentário e com más escolhas alimentares, a tendência desse cenário atual é só piorar. Por ter um ótimo sabor e conferir maior tempo de prateleira, o açúcar é incorporado a biscoitos, pães, salgadinhos, refrigerantes, sucos, iogurtes, chocolates, condimentos e molhos (ketchup, mostarda), sorvetes, café, alimentos corriqueiros do dia a dia. Esse elevado consumo, leva a um aumento de peso, processo inflamatório, com diminuição da produção de óxido nítrico pelas artérias que aumentam as chances de uma aterosclerose e a um problema maior, a exagerada utilização do pâncreas para produção de insulina que a médio-longo prazo, acaba por gerar uma resistência à insulina e todo esse açúcar fica circulando na corrente sanguínea sem ser captado e utilizado como fonte de energia, sendo esta a principal característica da diabetes mellitus tipo 2.

Então, qual o açúcar (carboidrato) que eu devo passar longe, nutri? Sem dúvidas, o açúcar refinado (sacarose), xarope de milho e a frutose, frutose essa não oriunda das frutas que também tem esse tipo de carboidrato, mas a frutose derivada do amido de milho, vastamente utilizado pela indústria alimentícia, por ter um poder 30 vezes maior de adoçar do que a sacarose (açúcar de mesa) e altamente prejudicial à saúde, pois não é bem absorvido pelo nosso organismo, a não ser o fígado para ser armazenado na forma de glicogênio hepático, estando ela, intimamente ligada as doenças já citadas.

O simples as vezes, pode parecer complexo, mas o ponta pé inicial para mudanças, só depende de você! #rafaelpiresteam #nutriçaoequalidadedevida #saudeemfoco

Por Rafael Pires

Rafael Pires Nutricionista

Rafael Pires Nutricionista

 

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070