Empreendedorismo, Gestão e Governança

30 de setembro de 2017 - 15:02, por Dager Aguiar

Entramos no segundo ano do portal Lagarto Notícias. O tempo vai passando e a cada ano percorrido nosso desafio é continuar acelerando para ampliar nossa visão e nossos conhecimentos num permanente esforço de acompanhamento da dinâmica das instituições e seus territórios. É com esse propósito que decidimos incorporar mais uma dimensão de estudo e discussão ao que já realizamos em nosso primeiro ano nesta coluna Empreendedorismo e Gestão. Trata-se da questão da GOVERNANÇA. Os professores Saito (FGV) e Silveira (USP) argumentam que embora os conflitos de interesse na alta gestão das empresas sempre estivessem presentes em sua história, foi necessário um conjunto de estudos e pesquisas, tais como a Teoria dos Contratos de Coase (1936) e a dos Custos de Agência de Wilson (1968), citando apenas alguns, para o desenvolvimento da linha de pesquisa em Governança Corporativa.

Andrade e Rossetti apresentam, no livro Governança Corporativa (2011), que as empresas de maior envergadura atingiram uma dimensão singular nos últimos anos e trouxeram com esse crescimento maiores responsabilidades junto as comunidades onde estão inseridas. Nessa caminhada, segundo os autores, elas passaram por três estágios distintos – empreendedorismo, expansionismo e fragmentação. Os autores registram que é a partir do final do século XX que as empresas se deparam com um novo estágio, além dos três já mencionados. Trata-se da governança corporativa, que busca um sistema equilibrado de decisões para a sobrevivência das corporações e a preservação de seus objetivos.

Também sintonizados com essas transformações no mundo corporativo, um grupo de 36 pioneiros, entre empresários, conselheiros, executivos e estudiosos, fundaram em 1995 o Instituto Brasileiro de Conselheiros de Administração (IBCA) que em 1999 se transformou no Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBCG), uma organização sem fins lucrativos que é a principal referência no Brasil para o desenvolvimento das melhores práticas de Governança Corporativa. O Instituto tem sede em São Paulo e atua regionalmente em sete localidades: Ceará, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Nos próximos dias 2 e 3 de outubro ocorrerá em São Paulo, a 18ª edição do Congresso IBCG com o tema: “Governança Consciente: Quando as Regras Não Bastam”. Nesta edição do congresso serão discutidas propostas de relevante importância no contexto atual, tais como: novas tecnologias e impactos nos modelos de negócio e na própria governança, combate à corrupção e uma proposta de agenda positiva para enfrentamento da nova realidade brasileira.

Ainda retornando às quatro dimensões sugeridas por Adriana e Rossetti, quais sejam, empreendedorismo, expansionismo, fragmentação e governança, entendemos que essa não será necessariamente a ordem lógica do caminho a ser percorrido por todas as grandes empresas, principalmente quanto a dimensão “fragmentação” que retrata um movimento de abertura da empresa ao mercado acionário. Por outro lado, ressaltamos que a dimensão Governança precisará ser encarada como necessária por todas as instituições inseridas nos territórios. E aqui não nos limitamos a questão da Governança apenas no setor empresarial, mas que também sejam considerados os demais setores, o público, o das instituições não governamentais e principalmente as estruturas de governança territorial. Neste último, é importante compreendermos a concepção de governança territorial como o conjunto de ações que revelam a capacidade de uma sociedade territorialmente organizada gerir seu desenvolvimento. Este é um desafio que nos encanta particularmente, considerando nossa trajetória profissional de mais de 39 anos em uma instituição de desenvolvimento regional.

Vivenciamos um momento especial na história do desenvolvimento territorial do município de Lagarto. Recebemos a Universidade Federal de Sergipe – Campus da Saúde e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) passa a ser a administradora do Hospital Regional de Lagarto, dando início ao seu processo de expansão. Nesta última semana de setembro registramos a inauguração do Centro Universitário AGES – o UniAGES com a oferta dos cursos de Arquitetura, Pedagogia, Ciências Biológicas, Enfermagem e Engenharia Civil. Estamos ainda com vários empreendimentos imobiliários, shopping center e condomínios residenciais em construção.

Experimentamos um período em que as dimensões do empreendedorismo e expansionismo nos sinalizam um cenário de elevado potencial de desenvolvimento econômico que desafiará a dimensão da Governança.  Vamos juntos potencializar as estruturas dessa nova institucionalidade? Então até nosso próximo Empreendedorismo, Gestão e Governança.

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070