- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Boquim realiza 45° Dia do Citricultor com ciclo de palestras
23 de novembro de 2017 - 09:24, por Marcos Peris
Na próxima segunda-feira, 27, dia em que é comemorado o Dia do Citricultor, acontece em Boquim um Fórum de Debates com o tema “Convivendo com a Policultura”, no auditório da EMDAGRO do município, às 8h.
Na oportunidade serão discutidos temas que envolvem a organização das Associações e renegociação de dívidas de crédito rural.
O evento tem promoção da Prefeitura de Boquim, em consonância com o Governo do Estado de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca, e a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (EMDAGRO).
Apesar de Sergipe ocupar a quarta posição no ranking nacional na produção de citros, sendo a maior quantidade de produção de laranjas, desde a década de 90 o estado, que tem seu polo produtivo composto por 14 municípios da região Centro-Sul sergipana, vem enfrentando uma crise na cultura e atualmente sofre um processo de degeneração e empobrecimento, atribuídos principalmente pela saturação de mercado, produtividade e longevidade dos pomares, pragas e períodos de seca, afetando principalmente os pequenos produtores, que sem capital e endividados, perdem poder de investimento em tecnologia de produção.
Uma das saídas apontadas para o produtor da agricultura familiar é a diversificação da cultura de plantio.
PROGRAMAÇÃO:
8h – Abertura
Secretário de Estado da Agricultura Esmeraldo Leal.
9h – Palestra Motivacional com a Professora Ana Lúcia Machado.
9h30 – Palestra com Marcelo Mendonça sobre a Biofábrica em Sergipe.
10h – Mesa Redonda com produtores relatando suas experiências e a convivência com a policultura.
11h – Mesas temáticas sobre a exploração das diversas culturas. Participação de técnicos da EMDAGRO dos escritórios locais dos 14 municípios que compõem a Região Citrícola.
11h30 – Apresentação dos resultados das mesas temáticas. Mediador: Dr. Jadilson dos Santos Ribeiro.
12h – Tempo reservado aos Bancos do Nordeste, Banco do Estado e Banco do Brasil para apresentarem suas orientações sobre as condições de negociação das dívidas rurais ao amparo da Lei 13.340/2016.
12h30 – Encerramento do Evento pelo Prefeito Eraldo de Andrade Santos.