Hidratar-se, mas porquê?

10 de dezembro de 2017 - 15:44, por Rafael Pires

Por Rafael Pires

Por qual razão devemos beber mais água e ingerir mais eletrólitos (sais minerais) nessa época do ano? Pois bem, vamos tratar de dois temas iniciais, calor e temperatura. A temperatura pode ser definida como a agitação de partículas no corpo, ou seja, quanto mais nos movimentamos maior será nossa temperatura. Já o calor é a energia térmica emitida pelo ambiente ou por corpos no qual estejam situadas no mesmo ambiente. E quando nós estamos se exercitando e o calor ambiente está grande, o que ocorre? Isso mesmo, nós iremos transpirar para alcançar uma homeostase térmica, perdendo assim sais minerais como o sódio, potássio, cloro e magnésio. A umidade relativa do ar (UR) é outro fator que influencia o desempenho físico. A alta umidade faz com que o corpo tenha dificuldade na transpiração e com isso a temperatura interna fica mais elevada, gerando um estresse metabólico e queda dos processos fisiológicos. Já em baixa umidade, o suor é excessivo, a desidratação é mais recorrente e o rendimento cai vertiginosamente. O ideal é praticar a atividade física entre 40% a 70% UR.

A depender da intensidade do exercício pode-se perder 3 litros de água por hora, causando um estado de desidratação que tem como sintomas: náuseas, vômitos, câimbras, fadiga excessiva, dores de cabeça e a níveis mais graves (geralmente em atletas de elite) convulsões.

Nutri, como prevenir tais complicações, já que essa homeostase é um processo automático pelo nosso organismo? Hidratando-se, que difere de apenas beber água. As principais fontes dos sais minerais são as frutas, hortaliças, oleaginosas e carnes. Abacate, banana, melancia, melão, mamão, água de coco, vegetais em geral, ovos, carnes de origem animal, castanhas, amêndoas, são ótimas fontes para o verão.

Cuidado! Em especial para quem tem a pressão baixa, pois a perda maior é de sódio, e reduzindo o mesmo, as chances de desmaio ou mal-estar são grandes. Outro ponto importante, é não ir praticar a atividade física sem que esteja alimentado e respeitando o período de digestão do alimento, porque você pode sentir algum dos sintomas já referidos.

É simples galera, alimente seu corpo e não suas vontades!

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070