Prof. Digenal: “Nascemos para ser felizes, distribuir alegria e vencer na vida”

10 de dezembro de 2017 - 15:42, por Alexandre Fontes

Portal Lagarto Notícias

Nesta semana, o Portal Lagarto Notícias entrevista o professor Digenal Andrade Cerqueira Júnior, umas das referências em cursos preparatórios para o ENEM e vestibulares.

Com 30 anos, o professor é formado em Ciências Biológicas pela Universidade Tiradentes e vem se destacando nas regiões Nordeste e Norte do Brasil.

Entrevista da Semana

Entrevista da Semana

Portal Lagarto Notícias- Como surgiu o desejo de estudar Biologia e
consequentemente lecionar?

Digenal Cerqueira -Na verdade a Biologia veio em segundo lugar. O desejo era de ser professor. Gostava muito de outras disciplinas como Química, Física e Geografia. Assim, escolhi a Biologia por poder trabalhar bastante com essas outras áreas em alguns aspectos.
PLN- A partir de quando o professor Digenal despontou como referência em
cursos preparatório para o ENEM e vestibular?

DC- Desde o início de carreira, já trabalhava em cursinhos. A doação e o compromisso em focar nas pessoas e nos resultados proporcionaram essa situação.

PLN- Quais as dificuldades em ensinar para um público cada vez mais
informatizado?

DC-Informações sempre existiram em quantidade. A internet democratiza bastante o acesso. Sempre é necessário que tenhamos orientações estratégicas para saber o que fazer com isso tudo. Aula por aula, texto por texto e exercícios soltos na internet são abundantes. Como trabalho focado em resultados, sem o domínio do que cai nas provas e do jeito que os conteúdos são abordados esse excesso de informações pode até prejudicar. O difícil é que convencer as pessoas disso, algumas vezes.
PLN- Como surgiu os convites para ensinar em outros estados do Nordeste
e também do Norte do país?

DC- Esse foi um ano muito proveitoso nesse ponto, foram muitos eventos pelo Brasil. Meu IG de Biologia (@digebio) e, até mesmo, o pessoal (@digenal) foram os grandes responsáveis por isso. A internet permite isso. Professores do Brasil se tornam colegas, até amigos, e os convites começam a surgir por meio da indicação de alunos que estão muito distantes de você e acessam seu trabalho pelo celular ou computador. Alguns convites tive que agradecer, saúde e tempo limitam esse tipo de trabalho. Fui muito feliz compartilhando meu conhecimento e minha maneira de trabalhar em cidades como Fortaleza/CE, Feira de Santana/BA, Salvador/BA, Maceió/AL, Recife/PE, Boa Vista/RR, Patos de Minas/MG e Lagarto/SE.
PLN- Quais os grandes desafios superados em 2017?

DC- Foco e equilíbrio. Há momentos em que muitas oportunidades aparecem. A gente se empolga, abraça o mundo. O tempo passa e percebemos que o mundo é maior que nossas costas e que é preciso ter foco. Tomar a decisão de largar empresa e turmas em Salvador e Maceió, para dedicar toda energia ao Uni+ é encarado por mim como superação. Abrir um curso, como qualquer empresa, é algo desafiador. Foi dando tudo certo, em 10 meses conquistarmos 1º Lugar de Medicina da UNIT/AL e da UNIT/SE. Perceber que esse pedaço meu e de meus sócios deu muito certo é fato. Abdicar de muitas coisas para dedicar mais tempo a ele e tomar essa decisão de forma rápida foi meu maior desafio de 2017.
PLN- Quais os planejamentos para o próximo ano?

DC- Profissionalmente, trabalhar muito para crescimento do UNI+ e me dedicar mais aos cursos online e eventos pelo Brasil (aulões, revisões, capacitações e palestras). Pessoalmente, curtir sempre que possível, quando estamos felizes tudo flui bem melhor. É preciso trabalhar muito e também ter tempo para viver amigos, família e amores.
PLN- O prof. Digenal tem conquistado muitos seguidores nas redes
sociais, como atribui tal feito?

DC-Tenho contas em diferentes tipos de mídia social. O canal no YouTube (youtube.com/digenal) tem crescido por conta de parcerias com outros professores que confiam e divulgam o trabalho. A qualidade técnica das aulas ajuda a conquistar e fidelizar novos inscritos. Apesar disso, tenho que investir mais na parte técnica dos vídeos. Meu destaque maior é no Instagram. Lá o perfil do professor cresce muito por conta dos posts dos quadros de minhas aulas, questões de vestibular e mensagens de motivação. Os alunos se identificam muito com isso. Nas duas contas (@digebio e @digenal) o grande destaque, segundo amigos, colegas professores e seguidores em geral, é a alegria e espontaneidade. Geral se identifica e acha legal participar do nosso cotidiano.
PLN- Qual o conselho para os alunos que se frustraram com as provas do
ENEM e dos vestibulares neste ano?

DC-Quando a gente leva uma queda, não faltam mensagens de apoio que não temos maturidade para entender naquele momento. Quem já perdeu um vestibular ou ENEM sempre ouve “Deus sabe o que fez…”, “Sua vez está chegando…” Aquele tipo de frase típico de pai, mãe e professor. Sejam fiéis aos sonhos de você.Quando sabemos de verdade o que a gente deseja, não há tempo ruim e nem dificuldade que não possamos superar. Estude, se dedique e persista. O resultado vai chegar e você vai perceber que, realmente, Deus sempre sabe o que faz e sua hora está chegando. Vão ter certeza que as coisas não foram por acaso e que você tinha muito a melhorar. Trabalhe duro, busque ajuda, trace metas e se comporte de maneira que o resultado chegue.
PLN- Qual a mensagem final que o professor deixa para os leitores do
Portal Lagarto Notícias?

DC- Acreditem sempre. Nascemos para ser felizes, distribuir alegria e vencer na vida. Busque sempre força na fé e se jogue. Há um mundo inteiro esperando cada um de nós conquistá-lo. Positividade sempre!

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070