Desequilíbrio estético

12 de março de 2018 - 09:23, por Rafael Pires

Mulheres e homens vêm cuidando cada vez mais da sua parte estética. Não é de hoje, que a mulher tem um cuidado a mais com a pele, usando cremes, hidratantes, produtos cosméticos para cabelos, unhas que garantem um aspecto melhor para sua imagem física. Pelo menos de forma hipotétitca. Mas e se houver um desequilíbrio metabólico? É aí que vem a nutrição estética. Ela age garantindo uma maior longevidade da nossa derme (a camada que nutri a epiderme, a que vemos), evita de perdas maiores do que as já naturais de colágeno e elastina que garantem rigidez e elasticidade a pele, deixando-a com menos marcas de expressão e menos rugas.

Diversos fatores ambientais agem de forma deletéria para pele, unhas, cabelos… Como os raios UV, a poluição, a água rica em cloro, noites de sono perdida, a prática do fumo. Estes denigrem diretamente a pele. Outros fatores, os internos têm efeitos se não iguais, mais devastadores. São eles, uma comida rica em sódio como dos embutidos, salgadinhos, a má ingestão hídrica, desbalanço das gorduras, dietas pobres em nutrientes, ricas em sua carga glicêmica e altamente inflamatórias.

O balanço dos alimentos inflamatórios e antiflamatórios atualmente é de uma  proporção de ômega-6 (inflamatório) e ômega-3 (antiflamatório)  de 30:1 a 50:1 sendo que o ideal é de 2:1 a 4:1. Ou seja, anda-se comendo muito fast-food, muita comida processada e ultraprocessada, ricas em óleos refinados como de soja, milho, girassol, canola, álcool, pães, doces E deixando de comer outros alimentos como peixes gordos ricos em ômega-3 (sardinha, salmão, arenque, atum), azeite extra virgem, abacate, gema do ovo, oleaginosas como a castanha do Pará, cereais, ervas e fitoterápicos (gengibre, açafrão, pimenta vermelha, alho, cebola…), café, chá verde, vinho tinto, frutas vermelhas e hortaliças de modo geral.

Tal processo inflamatório associado ao estresse ambiental gera uma produção demasiada de radicais livres. Esses por sua vez são os grandes causadores de um envelhecimento precoce. Vitaminas e compostos bioativos entram em embate para reduzir tais danos, como a vitamina a presentes nos alimentos de pigmentação alaranjadas e amarelo, vitamina c, oriunda das frutas cítricas, vitamina e e selênio das oleaginosas, do abacate e do salmão, o zinco das carnes, tubérculos e cereais.

Vitaminas acessórias também agem melhorando o aspecto da pele, cabelo e unhas como as vitaminas do complexo b, presentes nos alimentos integrais, cereais, carnes, hortaliças de pigmentação verde, vitamina k presentes na acelga, alface, brócolis, couve e o mineral tão importante para nosso metabolismo energético, o ferro, presente nas carnes, vísceras e nas folhas verde escuras.

Se você se preocupa com sua pele, com seu cabelo, com sua saúde. Não deixe que o desbalanço atinja seu corpo. Cuide de si, afinal se você não se importa, quem irá?

Por Rafael Pires

 

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070