Empreendedorismo – Uma Energia de Amor

2 de abril de 2018 - 10:14, por Dager Aguiar

Estaremos concluindo, no próximo domingo, mais um ciclo de 40 dias, denominado de Quaresma por algumas igrejas cristãs. Todos os anos, nesse período, que termina no domingo da ressurreição ou domingo de Páscoa, temos uma oportunidade especial de reflexão sobre a vida. O termo Páscoa, do latim Pascha, significa passagem da morte para a vida, um tempo de preparação para a vitória depois do sofrimento e da morte de Cristo. Jesus é considerado por muitos como o maior legado da história da administração e liderança e um dos maiores empreendedores de nossa história. Então, hoje é dia de Empreendedorismo e vamos falar de uma poderosa força empreendedora que vem da energia do AMOR.

Onde pesquisarmos: livros, artigos ou sites da internet, encontraremos uma lista de motivos para classificar Jesus como um dos maiores empreendedores da história. Dessa lista de motivos e habilidades gostaria de me concentrar em uma de suas maiores competências, a Gestão da Emoção, especialmente importante no atual momento em que vivemos no Brasil. Se resgatarmos nosso histórico de artigos, também poderemos ver uma abordagem sobre essa temática no texto “A 1ª. Pedra da Gestão Empreendedora: nossa emoção”(12-12-2016). Entretanto, hoje queremos falar de uma energia que, impulsionada pela gestão empreendedora, é capaz de vencer a desilusão (a terceira emoção mais experimentada pelo ser humano). Trata-se da energia do AMOR que, na dimensão psicológica do empreendedor, tem o poder de se contrapor às desilusões da caminhada empreendedora.

Digerir as desilusões cotidianas não é tarefa fácil, principalmente se considerarmos a avalanche das chamadas “Fake news”, que são as notícias falsas que surgem a todo momento. E, no mundo dos negócios, ainda se cultiva um campo fértil para um dos princípios maquiavélicos que rege a crença que de calúnia em calúnia, algo permanecerá. Assim, não existe uma energia que mais fortaleça o empreendedor do que o AMOR que alimenta suas idéias e seus projetos. É dessa energia que se fortalece diariamente e é ela que o faz seguir em frente, suportando as dores e sacrifícios da caminhada até o calvário das invejas para, ressurgindo do mar das desilusões, chegar ao momento da vitória quando celebrará o reconhecimento do sucesso de seu empreendimento.

Padre Fábio de Melo, em sua preleção de Páscoa no Programa Direção Espiritual (28-03-2018) nos conta a história da Eucaristia, iniciada pela primeira vez por Jesus um dia antes de morrer. Ele argumenta que:

“É preciso ter um amor que nos conduza em direção a uma realidade, sem que ela nos traga uma obrigação.”

E, cantando a música do compositor e cantor brasileiro Walmir Alencar (Ao partir do pão, 2002) resgata a história da desilusão dos discípulos após a morte de Jesus, seguida da alegria da descoberta de sua ressurreição:

“Quem podia imaginar que aquela cruz

Era só o começo de uma história de Amor?…

Já não chores Jerusalém, a alegria voltou

Teu Senhor está vivo Ele ressuscitou!…”

O Empreendedorismo incorpora esse espírito de amor que nada torna uma obrigação mas sim prazer. E nas adversidades de todo o processo de empreender existe essa força que faz a diferença na vida do empreendedor: a Energia do AMOR !!

Então até o nosso próximo Empreendedorismo, Gestão e Governança.

 

Por Dager Aguiar

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070