Sergipe poderá ter cinco nomes disputando o Governo do Estado

4 de abril de 2018 - 11:27, por Marcos Peris

No dia 7 de outubro de 2018 acontecem eleições em todo o Brasil, sendo disputados os cargos de Presidente da República, Governador, Senador e Deputado Federal e Estadual.

Atualmente, neste período é comum ocorrer à pré-campanha, em que os pré-candidatos percorrem eventos religiosos, políticos e artísticos com o intuito de pavimentar seus respectivos nomes para à disputa.

Pelo andar da carruagem, cinco nomes podem requerer candidaturas ao Governo de Sergipe junto ao TRE, no momento dos registros dos postulantes para concorrer ao pleito. Outros nomes de partidos pequenos também estarão presentes na eleição de outubro.

O bloco de situação se mostra coeso e unido em torno do nome de Belivaldo Chagas (MDB), atual vice-governador, mas que deve assumir o comando administrativo de Sergipe com a renúncia de Jackson Barreto (MDB).

Comenta-se que Belivaldo poderá deixar o MDB e rumar sentido ao PSD da família Mitidieri, leia-se Fábio, Maísa e Luiz, este último tem nome cotado para ser urgido a vice do ‘galeguinho’. A vice-prefeita de Aracaju, Eliane Aquino (PT) também pode compor a chapa governista na condição de vice-governadora.

Pelas hostes oposicionistas, o nome em evidência para o Governo é do senador Eduardo Amorim (PSDB), que disputou em 2014 e foi surrado por Jackson com mais de 120 mil votos de diferença.

Amorim lidera todas as pesquisas de opinião pública e anseia em ter o deputado Valadares Filho (PSB) como vice na chapa. Porém, caso confirme a candidatura, o tucano ainda tem opções para o cargo no aliado PPS, com o ex-deputado Jorge Alberto ou o empresário Laurinho da Bonfim.

Quem também deseja concorrer ao Governo pelo agrupamento é o deputado e líder do Governo Temer no Congresso, deputado André Moura (PSC). O cristão tem atuado em Brasília na liberação de recursos financeiros para os municípios e seria a bola da vez dos líderes municipais para à disputa.

O PSB desvinculou do PSC&CIA e pavimenta a pré-candidatura do deputado Valadares Filho ao Governo. Alguns acreditam em blefe político do jovem parlamentar, mas o socialista poderá levar até o fim o sonho de disputar o executivo sergipano.

O partido mantém conversas com a REDE, DEM, PT e PPS, com vistas ao fechamento da chapa, que deve contar ainda com Valadares (PSB) para o Senado.

Contando com o apoio da senadora Maria do Carmo e do ex-prefeito João Alves, ambos DEM, o ex-deputado Mendonça Prado se mostra entusiasmado em disputar o Governo pelo Democratas. O ex-deputado João Fontes pode compor com Mendonça como vice-governador ou Senado.

Políticos apontam que Mendonça faz jogo e na verdade mira-se na disputa pela Câmara Federal, cargo que o demista poderá retornar a ocupar nos próximos dias, caso o TSE confirme a cassação do deputado federal Adelson Barreto (PR), no caso dos desvios de verbas das subvenções da Alese.

Com expressiva votação no pleito para prefeito de Aracaju em 2016, o médico Emerson Costa deve ser o nome da REDE de Sustentabilidade para o Governo do Estado. Dr. Emerson já conta com o apoio do PV e espera ampliar a base de apoio com pequenos partidos que tenham a mesma filosofia da REDE.

Emerson Costa também poderá compor aliança com PSB, em que Valadares disputaria a reeleição para o Senado e o filho para à Câmara.

Ainda correm por fora da sucessão, nomes do PSL (João Tarantela), PSOL (Márcio Souza) e um nome do PSTU.

Por Marcos Peris

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070