OAB/SE homenageia ex-juiz das comarcas de Lagarto e Riachão do Dantas

27 de abril de 2018 - 05:00, por Marcos Peris

Portal Lagarto Notícias

No começo desta semana, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe (OAB/SE) homenageou o centenário do saudoso juiz Osório de Araújo Ramos, que em sua notória carreira foi passou pelas comarcas de Lagarto e Riachão do Dantas. O centenário foi comemorado no último dia 22.04, quando o saudoso jurista comemoraria 100 anos se ainda estivesse vivo.

Juristas, magistrados e familiares prestigiaram o evento

Juristas, magistrados e familiares prestigiaram o evento

Durante a solenidade, o presidente da OAB/SE, Henri Clay Andrade, lembrou que a dedicação e a obstinação foram marcas da passagem de Osório pela Seccional, entidade que dirigiu em uma época de prevalência do Estado de Exceção. Segundo ele, a missão de Osório de Araújo na OAB exigiu não somente coragem, determinação e firmeza, mas também ponderação e cautela.

“Essa atuação sempre firme, sem máculas e que honrou as tradições de nossa instituição, não poderia deixar de ser celebrada pela OAB no mês em que comemoramos o seu centenário”, finalizou o presidente.

Para Osório de Araújo Ramos Filho, filho do homenageado, a solenidade foi o ápice dos tributos prestados ao seu pai, que de acordo com ele, não se deixou vencer pela estatura baixa e a hipercifose, adquirida ainda na infância. Em sua lembrança, Filho lembrou o pai como um “homem bom, íntegro, capaz, com uma visão social aguçada, voltada para as classes sociais menos favorecidas e dono de um grande coração”.

Solenidade ocorreu no auditório da OAB Sergipe (Fotos: OAB/SE)

Solenidade ocorreu no auditório da OAB Sergipe (Fotos: OAB/SE)

Já o Conselheiro do Tribunal de Contas, Clóvis Barbosa, também ex-presidente da OAB/SE, destacou que a homenagem é um resgate da própria história da advocacia e da magistratura sergipana. Para ele, o saudoso juiz, foi uma pessoa que se destacou em todos os cargos que exerceu, acrescentando que o mesmo era “uma mina de compreensão, humano, ético e que muito dignificou o Direito em Sergipe”.

Biografia

O Juiz de Direito Osório de Araújo Ramos nasceu em Aracaju, em 22 de abril de 1918, e faleceu em 26 de junho de 1986. Iniciou a vida pública como Exator Estadual, em Campo do Brito. Foi Diretor do Montepio do Estado de Sergipe, hoje IPES e do Tesouro do Estado de Sergipe. Formou-se em Direito pela Faculdade de Direito de Sergipe, na 1ª Turma, em 1955 e ingressou na Magistratura mediante concurso público, sendo nomeado Juiz de Direito da então Comarca de Riachão do Dantas. Após ser promovido por merecimento para as Comarcas de Lagarto e Estância, o Juiz Osório de Araújo Ramos aposentou-se em 1968, mas continuou a exercer a advocacia militante.

Ocupou vários cargos na OAB/SE, entre eles o de Tesoureiro, Secretário e Presidente. Também foi Secretário de Finanças do Município de Aracaju, na administração de Aloísio Campos. É Patrono da Cadeira n° 26 da Academia Sergipana de Letras.

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070