Pequeno Soares: “Belivaldo não terá tempo de mostrar que é possível mudar as coisas, mas a oposição tem nomes cansados”

13 de maio de 2018 - 20:28, por Alexandre Fontes

Portal Lagarto Notícias

Neste domingo (13), o nosso entrevistado é o vereador da cidade de Simão Dias, Pequeno Soares do Partido Verde (PV). Eleito com 834 votos.

O vereador tem 35 anos e está no primeiro mandato de vereador. É formado em Letras e Direito, foi secretário de Esporte no primeiro mandato do prefeito Marival Santana (PSC).

Entrevistado da semana

Entrevistado da semana

Portal Lagarto Notícias- O senhor assumiu o mandato em 2017, o parlamento municipal de Simão Dias é o que o esperava?

Pequeno Soares- Não! Tive a oportunidade em ser gestor na pasta da secretaria municipal de esportes, lazer e turismo de Simão Dias/SE e estava acostumado em colocar os projetos em prática. Na Câmara de Vereadores, geralmente, o que reivindicamos ao executivo e ficamos apenas propondo e aprovando leis e fiscalizando a gestão. Aqui é mais teoria!

PLN- E como o senhor analisa seu primeiro ano de mandato e a Câmara Municipal de um modo geral?

PS- Conseguir aprovar leis importantes e tenho feito a minha parte apresentando indicações e requerimentos. Fui o vereador que mais apresentou projetos e cobrei de forma especial ações importantes para os simãodienses como a realização de concurso, público, reajuste do pagamento do piso salarial dos professores e aumento salarial para funcionários públicos. A Câmara de Vereadores tem parlamentares comprometidos e tem buscado exercer com maestria seu papel.

PLN- O que mudou na Câmara Municipal e no município com a sua participação como vereador?

PS- Talvez por ser advogado e ter mais facilidade com a construção de leis, tenho pautado meu mandato apresentando projeto de leis e cobrando, incisivamente, políticas públicas do executivo. Sem dúvida alguma, tenho buscado, também, fiscalizar as ações do executivo e isso, às vezes, tem gerado desconforto político, mas compreendo meu verdadeiro papel de legislador. Os simãodienses confiam no meu trabalho e no meu modo de atuar, sem apego político e olhando para o povo.

PLN- Quais projetos desenvolvidos ao longo desse período em que ocupa espaço na Câmara?

PS- Tenho aprovado na casa legislativa mais de 20 projetos, mas posso destacar que minha principal bandeira tem sido criar uma estrutura legalista, teórica e estrutural para os animais. Além disso, tenho buscado dar atenção aos povoados com políticas sociais como distribuição de cestas básicas, material esportivo e realização de mutirões de saúde etc.

PLN- Quais as principais demandas dos populares que procuram seu gabinete ou pessoalmente?

PS- São diversas pautas, dentre elas, estamos buscando dar uma maior atenção aos professores, funcionários públicos, demandas na área da saúde e obras tem sido recorrente.

PLN- Quais seus projetos futuros que pretende apresentar na Câmara Municipal?

PS- Vou insistir na construção de um abrigo de animais, na construção de mutirões de saúde e lutar por um atendimento rápido e eficaz que amenize os sofrimentos daqueles que sofrem aguardando a realização de um exame ou atendimento médico. A saúde ainda é um problema em nosso município.

PLN- Sobre as eleições de 2018, como o vereador Pequeno Soares analisa o pleito? Do ponto vista dos últimos acontecimentos em Brasília, as eleições serão diferentes?

PS- O povo está despertando de um sono profundo. Os políticos fichas sujas terão dificuldades nesta eleição e o dinheiro usado não terá tano êxito. A população clama por verdadeiros gestores e que exerçam papel transparente com políticas públicas voltadas para os mais pobres.

PLN- Com relação ao cenário estadual, qual a análise o senhor faz da eleição para governador e senador? A situação segue no poder ou a oposição tem chances de conquistar o executivo?

PS- Os nomes já expostos na mídia terão grandes dificuldades para despertar na sociedade o desejo de ir às urnas. Belivaldo Chagas não terá tempo suficiente de mostrar que é possível mudar as coisas, mas a oposição tem nomes cansados na política sergipana. Tudo pode acontecer. Detalhes vencerão as eleições e é necessário dar mais atenção ao povo do que os caciques políticos.

PLN- Dois filhos do município tendem a disputar o Governo. Como o vereador Pequeno Soares vem acompanhando esse cenário? O senhor poderia votar em um filho de Simão Dias para o Governo?

PS- Votarei naquele que demonstrar que tem um projeto sólido para Simão Dias e Sergipe. Tanto Belivaldo, como Valadares Filho tem grandes desafios, mas todos os dois já tiveram oportunidades participando de grandes grupos políticos, mas deixaram a desejar. Precisam agora reconquistar espaços e o coração do povo. Votarei naquele que for capaz de projetar e demonstrar que é possível cumprir na prática com seu plano de governo.

PLN- Simão Dias conta com três grupos que devem distintamente apoiar seus respectivos candidatos. Entre Belivado Chagas, Valadares Filho e Eduardo Amorim, qual dos três na sua opinião vai vencer as eleições no município.

PS- É uma incógnita: vejo que Valadares Filho tem uma leve vantagem, mas talvez não tenha grupo para avançar. Já Belivaldo vai crescer muito em Simão Dias com algumas ações e vai desfalcar parte do grupo de Marival,  assim, Amorim poderá ficar na lanterna em Simão Dias/SE.

PLN- O senhor já definiu os candidatos ao Governo, Senado, deputado Estadual e federal e presidente?

PS- Eu e diversas lideranças, decidimos depois de muita discussão votar em Rodrigo de Pedrinho Valadares para deputado estadual. Nossa escolha baseou-se por Rodrigo ser um jovem com ideais firmes e com um projeto político do bem a longo prazo, além disso, é filho do saudoso ex-deputado Pedrinho Valadares que sempre teve compromisso com nossa cidade. Tenho também compromisso com meu partido (PV) para votar em Reynaldo Nunes para o Senado. Os demais vou aguardar para discutir meus amigos.

PLN- O senhor pretende alçar voos mais altos na política em 2020 ou disputar à reeleição?

PS- Pretendo cumprir meu papel até 31 de dezembro de 2020, agradecendo a oportunidade dada pelos Simãodienses. Participarei ativamente das eleições de 2018 e 2020, mas vou aguardar o desenrolar da caminhada para tomar decisões acerca do meu futuro na política.

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070