Roadmapping – Desenhando estradas para o sucesso

22 de maio de 2018 - 09:48, por Dager Aguiar

Todo empreendedor de sucesso sabe que para chegar ao seu tão sonhado PMV (Produto Mínimo Viável) precisa transformar sua ideia genial em algo que, de fato, tenha um potencial interesse a um dado mercado consumidor. É preciso sair da ideia para a prática. E é nessa etapa que muitos empreendedores promissores acabam falhando. Hoje é dia de Gestão e vamos falar de como fazer um mapa das estradas para o sucesso de seu negócio: Roadmapping.

Em setembro de 2016 descrevemos nesta coluna a técnica de BRAINSTORMING – A explosão de ideias para a escolha de um caminho. Agora partindo da ideia vamos desenhar um caminho para o sucesso de seu negócio através do Roadmapping, também considerado um dos 60 modelos estratégicos de gestão que todo gestor deve conhecer, de acordo com a consultoria holandesa “Berenschot”, em seu livro Modelos de Gestão (2008).

Roadmap, como o nome sugere da tradução do inglês, é o mapa da estrada, uma poderosa ferramenta visual e descritiva que apontará como será o produto ou projeto que você empreendedor está concebendo. É um processo que se torna potencializado com o apoio de especialistas capazes de apresentar a evolução da tecnologia e do mercado, e prontos para identificar as consequências dessas mudanças para as empresas. Com base nessa análise, é possível identificar como uma empresa pode contribuir para que essa evolução aconteça, ou como pode reagir a essas mudanças.

Essa técnica oferece uma descrição sobre como estruturar o processo de evolução, esclarecendo objetivos futuros e um caminho para o alcance desses objetivos. Facilita o alinhamento de todos os stakeholders (interessados no projeto) em torno dos mesmos passos sequenciais rumo à construção integral do produto ou projeto. Deixará todos os envolvidos cientes do processo de evolução e quais variáveis estão nesse caminho. É muito difícil esse alinhamento sem um roteiro sequencial de como percorrer cada passo. Esse é o papel de um Roadmap.

A Endeavor, uma organização presente em mais de 20 países e motivada pela crença na mudança de um país através do empreendedorismo, argumenta que um roadmap deve orientar o empreendedor como um script roteiriza as ações de um ator de novelas; como um mapa de navegação define a linha de percurso de um timoneiro; como uma partitura direciona cada nota de um exímio violoncelista em um concerto. Acrescenta que a função de um roadmap não é apenas harmonizar a sequência de ações entre os envolvidos para melhorar o fluxo de comunicação. Sua principal função é facilitar o processo de organização das próprias ideias do desenvolvedor do produto ou projeto. Assim saberá priorizar o que poderá gerar o máximo de valor ao seu negócio. Vale lembrar também que um roadmap ajuda a mensurar o possível orçamento do produto.

Na prática, um roadmap é uma espécie de linha do tempo visual, abaixo da qual deverão ser relacionados todos os itens que farão parte da evolução do desenvolvimento de um produto, por data. Para montá-lo, é importante:

1º. Transportar sua ideia para o papel e validá-la junto aos seus potenciais clientes;

2º. Encontrar e listar todas as possíveis funcionalidades que podem resolver o problema de seus clientes (mais uma vez precisaremos da técnica do brainstorm);

3º. Organizar e hierarquizar os elementos listados no item anterior (que é a construção do roadmap, propriamente dito): confrontando os objetivos de sua empresa, as expectativas de seus clientes e as suas limitações orçamentárias. Observando-se esses fatores será possível organizar e priorizar as funcionalidades;

4º. Revisar periodicamente o roadmap para incorporar novas sugestões dos consumidores, as mudanças tecnológicas e alterações de tendências ou detecção de falhas.

Uma variedade de roadmaps foi criada nas últimas décadas. Existem roadmaps setoriais (mapeam o desenvolvimento de um setor); roadmaps corporativos (projetados para ajudar a empresa a tomar decisão estratégica descrevendo combinações da dinâmica produto-mercado); roadmaps de produto-tecnologia (combinam análise do mercado, avaliação do produto e varredura tecnológica); roadmaps de competência-pesquisa (análise de competências e pesquisas necessárias para se criar uma tecnologia específica).

De modo geral, o roadmap é um roteiro essencial para a liberação de novas funcionalidades de um produto, cujas melhorias vão sendo feitas gradativamente ao longo de seu ciclo de vida. Trata da busca da excelência, considerando os feedbacks dos clientes, os testes sucessivos, as novas tendências de mercado e as estratégias corporativas. Vamos avançar no conhecimento dessa técnica para transformar nossas ideias em práticas? Então, até o nosso próximo Empreendedorismo, Gestão e Governança.

Por Dager Aguiar

 

 

 

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