Suplementos, necessidade x realidade

14 de agosto de 2018 - 20:01, por Rafael Pires

Em tempos que as mídias sociais nos bombardeiam de informações, um tema recorrente é sobre a suplementação alimentar. O termo suplementar nada mais é que suprir o que falta e tal argumento coincide com quem pratica atividades físicas com frequência.

Os suplementos alimentes como conhecemos hoje, surgiram de forma tímida a partir dos anos 80 com proteinato de cálcio, obtido a partir da proteína da soja, decorrente da constatação que a alimentação do brasileiro era deficitária em proteína e cálcio. Haviam poucos estudos, e por isso a maioria das substâncias que conhecemos hoje eram vetadas.

A década de 90 foi o marco do “boom” dos suplementos, principalmente nos EUA. Com mais estudos e a eficácia ficando mais efetiva, o governo norte americano ficou menos rígido e começou a popularização da suplementação. Hoje é raro uma pessoa fisicamente ativa nunca ter usado. Os suplementos podem ser divididos em proteicos (whey protein, albumina, bleends, bcaa, caseína, glutamina, arginina, creatina), hipercalóricos, termogênicos, pré-treinos, óleos essenciais, vitaminas, minerais e fitoterápicos.

Cada qual com sua finalidade específica que falarei nas próximas publicações, mas a perguntas que surgem com frequência. É necessário? Só ganharei massa muscular se usar suplementos? Eles realmente emagrecem? Fazem mal? A resposta é depende, cada qual tem sua utilidade caso seja necessário.

O ponto é esse, você pode estar comprando por marketing, sendo que não precisa de tal produto, ou poderia investir em alimentos, que convenhamos, são bem mais em conta. Mas eles têm sua utilidade? Sim, eles têm. Servem para otimizar seu dia, fornecer um enriquecimento de uma refeição, praticidade, melhoria de desempenho, ação termogênica, tem várias indicações de uso. Mas também podem fazer mal, principalmente os estimulantes, todos devem ser tomados com cautela e de preferência após a ida ao nutricionista esportivo, o profissional especialista no tema.

De um modo geral, os alimentos suprem as necessidades básicas de um indivíduo, os suplementos vêm para suprir uma demanda no qual o exercício físico gera. A melhoria estética, performance, comodidade são fatores que fazem com que seu uso seja benéfico. Suplementos não são obrigatórios, muito menos mágicos. A alimentação sempre foi e sempre será a base, a ferramenta fundamental para qualquer que seja seu objetivo.

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070