Lagarto recebe Encontro Sergipano de Humanização na Assistência à Saúde

19 de setembro de 2018 - 15:40, por Marcos Peris

O HumanizArte: I Encontro Sergipano de Humanização na Assistência à Saúde – 30 anos de SUS foi iniciado nesta quarta-feira, 19, em Lagarto com abertura solene realizada no Centro de Simulações e Práticas, localizado no Campus UFS Lagarto, numa iniciativa do Hospital Universitário de Lagarto em parceria com a Residência Multiprofissional em Saúde da unidade hospitalar e apoio da UFS. O encontro segue até amanhã e é voltado para estudantes de cursos de graduação na área de saúde, professores e profissionais da saúde.

Registro do primeiro dia do Humanizarte

Através de palestras e mesas redondas, o HumanizArte está discutindo temáticas como ética, direitos e humanização no contexto hospitalar; medicina e arte; humanização na atenção primária; e a arte como ferramenta na saúde mental. Haverá também apresentação de trabalhos científicos, exposição, oficinas e apresentação de grupos de humanização.

Na mesa de abertura do evento, presença do gerente de Atenção à Saúde do HUL, professor Manoel de Cerqueira Neto; da diretora do Campus UFS Lagarto, professora Adriana Andrade; da presidente do HumanizArte, enfermeira assistencial Érika Gonçalves; e da vice-presidente do HumanizArte, professora Anny Giselly Milhome.

“O processo de humanização é algo intrínseco a todos nós e precisa ser expresso no dia a dia das rotinas, das atividades assistenciais”, destacou o professor Manoel de Cerqueira Neto. “Sobretudo quando estamos no âmbito hospitalar, com pessoas fragilizadas necessitando de um olhar acolhedor e empático”, disse.

Integrantes do HUL e UFS Lagarto abriram o evento

Para a diretora geral do Campus UFS Lagarto, Adriana Andrade, o evento “demostra a preocupação e o envolvimento de todos, do HUL, da UFS, inclusive utilizando a arte, pela importância da humanização, que faz toda a diferença no processo de acolhimento”, observou.

“A gente precisa ouvir o outro para colocar a ideia dele em prática, associado ao que temos a oferecer”, ressaltou por sua vez Érika Gonçalves. “O poder de um bom dia, de um abraço renova, estimula, envolve; o objetivo desse evento é sensibilizar”, informou.

“Esse evento surge com a proposta de resgatar a sensibilidade na rotina dos nossos trabalhos, das nossas atividades, alinhando ao conhecimento e à técnica a arte, que resgata a criatividade, a sensibilidade e a empatia”, enfatizou Anny Giselly Milhome. “Fico feliz de estar participando dessa mesa porque estou ao lado de pessoas que pensam e buscam ir mais além”, ponderou.

Nos dois dias do encontro as atividades estão sendo iniciadas às 8 e se estendendo até às 18 horas. Haverá emissão de certificado para cada participante, e premiação para os melhores trabalhos científicos.

As áreas temáticas para fins de classificação de resumos serão: Eixo 1: Humanização na Assistência Hospitalar à Saúde; Eixo 2: Humanização na Atenção Básica de Saúde: Eixo 3: Humanização na Atuação Multiprofissional em Saúde; e Eixo 4: Humanização como Cultura Institucional em Saúde.

 

Programação (quinta-feira):

08:00 – Palestra: A Arte Como Ferramenta na Saúde Mental com a Adriana

Gomes, terapeuta ocupacional;

09:00 – Mesa Redonda: Humanização que se vê: ações e práticas bem-sucedidas

com a Residência Multiprofissional em Saúde (HUL/Ebserh/UFS);

10:00 – Intervalo

10:15 – Mesa Redonda: Humanização na Atenção Primária – Residentes de Saúde

da Família/Lagarto com residentes do Programa de Saúde da

Família/UFS/Lagarto; Grupo Consultório de Rua; e médico Edney Vasconcelos

(HUSE);

11:30 – Palestra: Medicina e Arte com o professor e médico infectologista Thiago

Mendes (representante da Residência Médica HUL/Ebserh/UFS) e com o médico

Edney Vasconcelos (HUSE);

12:30 – Almoço;

13:30 – Oficinas: O palhaço que existe em cada um (professora Raphaela

Hernandes, terapeuta ocupacional UFS/Lagarto); Grupos de trabalho e Dinâmica

de grupo (Residência Multiprofissional HU/HUL); Ginástica Laboral (Residência

Multiprofissional – Fisioterapia HU/HUL); e Paredes brancas e corações

coloridos: quando a arte invade o hospital (psicóloga Lívia Mendes);

15:30 – Apresentação do Grupo Talt e Prodida com a professora Lavínia Teixeira;

16:00 – Cerimônia de encerramento, entrega de certificados e premiação dos trabalhos

científicos;

17:00 – Aulão Aberto de Yoga – Projeto de Extensão (Professora Anny Giselly).

 

Fonte: HUL

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070