Parque das Palmeiras promove Campeonato Nacional de Vaquejada entre os dias 21 a 25 de novembro

14 de novembro de 2018 - 08:26, por Marcos Peris

O próximo encontro do esporte genuinamente brasileiro e que é tradição centenária no Norte e Nordeste do país já tem endereço certo. O Parque das Palmeiras, em Lagarto, será a casa dos vaqueiros de 21 a 25 de novembro, durante o 16° Potro do Futuro e Campeonato Nacional de Vaquejada, realizados pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM).

A festa promete emoção e muito conforto com uma estrutura de encher os olhos. Conhecido como a Disneylândia do cavalo, o Parque das Palmeiras é considerado hoje uma das melhores casas para eventos equestres do Brasil. Cada canto deste gigantesco complexo é comandado por Geraldo Majella, um homem visionário e sonhador e que não mede esforços para oferecer o melhor em tudo o que faz. Ele cuida de todos os detalhes do Parque e também do Haras Fábio José, onde cria cavalos Quarto de Milha para linhagem de Vaquejada.

Vaquejada em Lagarto

Vaquejada em Lagarto

Esta será a segunda vez que o local recebe um evento oficial da ABQM. Em 2017, a beleza do Parque das Palmeiras encantou quem passou por lá. Para 2018, Majella preparou uma novidade que deve agradar o público. Neste ano os visitantes poderão contar com um tour pelos anexos do Parque: capela, monumento do Cristo, espaço de eventos FJ Ringo, entre outros. O passeio será através do “Ligeirinho”, um meio de transporte idealizado para trazer mais diversão e comodidade aos visitantes. “Nos sentimos lisonjeados em representarmos, pelo segundo ano consecutivo, o Nordeste brasileiro, através deste esporte tão tradicional e cultural que é a nossa Vaquejada. Estamos na organização final para recebermos todos com muito conforto no Parque das Palmeiras”, comentou Majella.

Se não bastasse a estrutura fantástica do Parque, a equipe está preparando algumas melhorias que vão deixar o local ainda mais funcional e bonito, oferecendo muita comodidade aos competidores, criadores e a toda a família da Vaquejada. Thiago Lima, responsável pela administração do espaço, diz que a expectativa é que a disputa cresça este ano e supere a edição anterior. “Esperamos um crescimento em 2018, fechando com cerca de 1.000 senhas (inscrições), em 2017 foram 870 no total. No ano passado foi tudo muito organizado, cumprimos o cronograma terminando as provas no final da tarde do domingo. Estamos trabalhando nos últimos detalhes com uma equipe grande na organização para que este ano seja ainda melhor”, completou Thiago.

Parque das Palmeiras, em Lagarto

Parque das Palmeiras, em Lagarto

O Potro do Futuro e Nacional de Vaquejada encerra o calendário oficial de esportes da ABQM. Neste ano serão distribuídos R$ 300 mil em prêmios entre os participantes. As inscrições antecipadas com desconto podem ser feitas através do site da ABQM (www.abqm.com.br), de 30 de outubro a 16 de novembro. Também será possível se inscrever durante o evento, mas a ficha terá um acréscimo no valor cobrado.

As equipes dos departamentos de esporte, stud book e comunicação estarão presentes para atendimento, transferência, pagamento, entre outros serviços. Segundo Henrique Campana, coordenador de esportes, os preparativos estão a todo o vapor e o público vai encontrar um evento extremamente organizado, com uma boa programação e as provas encerrando no horário.

Para coroar essa grande festa acontece ainda a estreia da Copa Nordeste de Três Tambores. Durante a derrubada do boi na Vaquejada o cavalo também dá show na virada do tambor. “Serão seis etapas no total, disputadas entre novembro de 2018 até outubro do ano que vem. A final acontece em novembro de 2019, através da Copa dos Campeões Nordeste de Três Tambores. A nova prova terá premiação garantida de R$ 20 mil”, finalizou Henrique.

A programação inclui ainda dois grandes remates com cavalos Quarto de Milha. No dia 23 de novembro, às 19 horas, acontece a segunda edição do Leilão Lendas da Raça, que reúne o melhor da linhagem de velocidade com a seleção de três grandes criatórios, Haras Show, Rancho Promissão e Fazenda Caruana. Já no dia 24, também às 19 horas, o Leilão Ana Dantas Ranch, que completa 15 edições em 2018, traz uma seleção de filhos de Roxão, que é um dos garanhões mais consagrados da modalidade. Os dois pregões serão realizados no recinto de eventos FJ Ringo, anexo ao Parque das Palmeiras, e transmitidos ao vivo aqui pelo Lance Rural.

O evento promete reunir os vaqueiros do Brasil na festa do valeu boi. Renato Gadelha, competidor na categoria amador vai viajar de Natal (RN) até Lagarto (SE) para participar. Renato tem o esporte no sangue e disputa Vaquejada desde os vinte anos de idade. O pai e o avó já participavam e ele faz questão de seguir a tradição. O atleta está otimista com os animais que vão entrar em pista, a égua Exibida Tears HLC e o cavalo Salvador Apolo Junio. “A expectativa para essa prova é muito boa, estou preparado e os animais estão muito bem. É um sonho de todo vaqueiro competir naquela pista, o Parque das Palmeiras está de parabéns pela estrutura. Essa disputa é muito importante para quem pretende ter reconhecimento nacional, tendo uma visibilidade muito grande durante a competição, pois todos os amantes de Vaquejada estarão com os olhos voltados para esse evento”, ressaltou o competidor.

Atenção, vaqueiro! Já deu pra ver que essa festa promete, então anote aí, de 21 a 25 de novembro, no Parque das Palmeiras em Lagarto (SE), acontece o 16° Potro do Futuro e Campeonato Nacional de Vaquejada da ABQM. Participe desta cultura e tradição nordestina que já tem mais de cem anos de história. (Canal Rural)

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070