Hospital Universitário capacita servidores em BLS e Primeiros Socorros

7 de dezembro de 2018 - 15:50, por Marcos Peris

O Hospital Universitário de Lagarto (HUL-UFS) promoveu ao longo destas duas semanas os cursos de Suporte Básico de Vida, conhecido por BLS (Basic Life Support, em inglês) e de Primeiros Socorros, voltados para 180 dos seus profissionais da área de Enfermagem. A capacitação tem por base os protocolos de suporte, necessidades assistenciais e educação permanente do corpo funcional da instituição hospitalar.

Simulação ocorreu no Centro de Simulações e Práticas

O treinamento ocorreu no auditório do Centro de Saúde Integral (Simulações e Práticas), localizado no Campus UFS Lagarto. O curso de BLS foi oferecido para seis turmas de 30 profissionais cada, com carga horária de 8 horas. E o de Primeiros Socorros para duas turmas de 90 profissionais cada, com carga horária de 4 horas. Além do aperfeiçoamento técnico, os cursos também poderão ser utilizados para fins de pontuação em progressões funcionais no HUL.

“Esses cursos foram estrategicamente escolhidos visto que o Hospital Universitário de Lagarto faz parte da Rede de Urgência e Emergência do Estado de Sergipe”, ressalta o professor Manoel Cerqueira Neto, gerente de Atenção à Saúde do HUL. “Sendo referência, portanto, para esse tipo de atendimento”.

Cursos foram direcionados a 180 profissionais de enfermagem da unidade hospitalar

Professor Manoel lembra que hoje o HUL não atende apenas a região de saúde de Lagarto, mas todo o Estado. E que dessa forma os cursos de Primeiros Socorros e BLS ofertados agregam valor ao conhecimento dos profissionais, qualificando assim o melhor cuidado em favor dos usuários. “Some-se a isso o fato de sermos um hospital-escola, e esse conhecimento adquirido também será passado aos alunos/internos, estagiários e residentes que convivem no dia a dia com esses profissionais”, acrescenta.

Para Luana Dantas, responsável pela Divisão de Enfermagem do HUL, “as capacitações são de extrema importância para o aperfeiçoamento teórico e prático dos profissionais, melhorando a qualidade da assistência e oferecendo maior segurança aos pacientes nos cuidados prestados”.

As capacitações foram realizadas pelo Núcleo de Ensino em Saúde e Emergência de Sergipe (NESES), envolvendo conhecimento teórico e prático, inclusive com utilização de encenações e de simuladores que representam atendimentos e treinam os profissionais para atuar nas práticas assistenciais no ambiente hospitalar.

Fonte: HUL

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070