Gestores e funcionários do HUL elaboram identidade institucional para 2019/2020

20 de dezembro de 2018 - 16:50, por Marcos Peris

Um balanço de 2018 e discussão da identidade institucional do HUL para os próximos dois anos. Esse o propósito da edição do projeto “Encontro Marcado’ com o professor Valter Santana, superintendente do Hospital Universitário de Lagarto (HUL-UFS), que aconteceu esta semana na unidade hospitalar reunindo gestores e funcionários numa discussão colaborativa sobre os pilares que nortearão o HUL no próximo biênio.

Ação objetivou a troca de ideias

O projeto ‘Encontro Marcado’ é uma iniciativa de integração de gestores e colaboradores do HUL, com troca de ideias, necessidades e contribuições compartilhadas em ambiente descontraído e informal. Através de aplicativo utilizado, todos os participantes tiveram a oportunidade de interagir e se posicionar em tempo real respondendo questões sobre a história, o potencial e o futuro do HUL. E sobre a identidade organizacional do hospital (Missão, Visão e Valores), como linha norteadora do processo de avanço e qualificação a ser objetivado e colocado em prática.

Durante a apresentação, o superintendente do hospital chamou a atenção para a importância do envolvimento de cada colaborador do HUL na construção do que denominou de “destino” da unidade hospitalar para os próximos dois anos. “O que estamos fazendo aqui não tem sentido se não tiver o engajamento e participação efetiva de cada um; vocês são muito importantes nessa construção”, enfatizou. “Somente assim teremos condições de avançar com as melhorias, mudanças e adequações que se fazem necessárias”, disse.

Gestores e funcionários interagiram através de um aplicativo

Ao discorrer sobre a história do hospital, Valter Santana lembrou da criação do Campus UFS Lagarto em 2009; do processo de federalização, com a passagem do HUL do âmbito do estado para a UFS, em 2014; da inserção da Ebserh em 2015 nesse processo; e, finalmente, do início da gestão plena da Ebserh à frente do hospital, ocorrida há um ano, em 22 de dezembro de 2017.

“A história tem que ser lavada em consideração para que o sucesso seja ampliado e erros não sejam novamente cometidos”, observou. “Se a gente tiver um Norte, a gente vence o mar agitado para alcançar o que queremos ver materializado e construído lá na frente”, ressaltou.

Identidade institucional

A identidade institucional (Missão, Visão e Valores) deve nortear o crescimento e avanço da instituição, representando parte fundamental do planejamento estratégico. A “Missão” é a finalidade e razão de ser do órgão, estando ligada diretamente aos seus objetivos institucionais, aos motivos pelos quais foi criada, devendo responder o que a instituição se propõe a fazer, e para quem.

A “Visão” é o “para onde vamos?”, sendo a idealização de um futuro desejado. Deve ser expressa de forma sucinta e inspiradora, sensibilizando as pessoas que atuam na instituição. Indica o que a instituição gostaria de se tornar e como gostaria de ser reconhecida, almejando uma posição significativamente superior à atual.

Já os “Valores” são um conjunto de sentimentos que estruturam a cultura e a prática da instituição, representando um conjunto de crenças essenciais ou princípios morais que informam aos gestores e colaboradores como devem reger os seus comportamentos no órgão, devendo ser enunciados de forma simples e direta.

Fonte: HUL

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070