Alex Sandro Nascimento: “Não há dúvidas que estamos formando muito mais do que precisamos”

20 de março de 2019 - 17:03, por Alexandre Fontes

Portal Lagarto Notícias

A entrevista do Portal Lagarto Notícias é com o advogado Alex Sandro Nascimento Conceição, presidente em exercício da OAB Regional Lagarto e Centro-Sul. Na nossa conversa ele pontou os desafios e as ideias que poderão ser colocadas em prática na sua gestão.

Presidente em exercício da OAB Lagarto

Presidente em exercício da OAB Lagarto

Portal Lagarto Notícias – Quem é o advogado Alex Sandro Nascimento Conceição?

Alex Sandro – É um advogado militante, de balcão, ou seja, que defende uma causa ou busca transformar a sociedade através da ação e não da especulação, que conhece os Fóruns, os Cartórios e os Tribunais, suas rotinas, trâmites, embaraços e percalços. Além disso, vivo intensamente experiências específicas com cada um de meus clientes. Eu vivo a profissão. Eu não troco a advocacia por nada no mundo. A profissão que a gente ama é sempre a melhor coisa que existe no mundo. Ser advogado é ser ético, ser advogado é ser combativo, ser advogado é ser estudioso, ser advogado é ser devotado à causa dos seres humanos em defesa do patrimônio, da liberdade.

PLN- Quando surgiu a vontade de curso Direito e se tornar advogado?

AS – A vontade de fazer o Curso de Direito surgiu no ano de 2000. E assim no 10º período do Curso, ingressamos através de concurso público no Tribunal de Justiça de Sergipe em 2005 e no ano de 2010, pedimos exoneração do TJSE e ingressamos no quadro da Ordem em 28/02/2010. Advogar para mim é, essencialmente, vibrar. Não há advocacia sem vibração, sem alma, sem força, sem crença, sem acreditar naquilo que você está defendendo. Advocacia não é para ter ganho. Advogado pode ganhar dinheiro, mas esta não pode ser a primeira preocupação do advogado. A primeira preocupação do advogado é ter honra e orgulho de dizer eu sou advogado, estou em juízo postulando o direito de alguém. Nós somos a voz dos que não têm voz.

PLN – Quais os desafios da advocacia nos dias atuais?

AS – Defesa das Prerrogativas da Advocacia, Honorários dignos (combatendo ao aviltamento de honorários advocatícios), e garantir o acesso da advocacia nos cartórios dos fóruns, gabinetes de todos os juízes e em todos os órgãos públicos necessários ao exercício da advocacia.

PLN – O senhor é professor universitário. Desde quando atua na docência e qual a experiência adquirida?

AS – Sim. Somos professor universitário desde agosto de 2006. A experiência adquirida nesses anos todos foi e continua sendo fantástica, ou seja, em cada aula, em minha vida, eu sempre aprendi com meus alunos.

PLN- Como Conselheiro Seccional da OAB/SE como o senhor avalia a gestão do presidente da OAB, Inácio Kraus?

AS – Avalio da melhor maneira possível, visto que, umas das primeiras medidas da gestão de Dr. Inácio Kraus, foi a diminuição do valor das anuidades, beneficiando toda a classe nesse momento conturbado que passa nosso país, criação de curso de pós-graduação para o interior, além de inaugurar na Comarca de Riachão do Dantas, Aquidabã, Salas da OAB, com toda a estrutura e conforto para atender a advocacia sergipana.  Além de ser um presidente atuante, acessível e atencioso a todos os ditames da advocacia.

PLN- O senhor acredita que estão se formando muitos bacharéis em Direito ou tem espaço para todos?

AS- O Brasil possui assombrosos 1.241 cursos superiores de Direito. Com esse número, o país se consagra como a nação com mais cursos de Direito do mundo todo. Não há dúvidas que estamos formando muito mais do que precisamos e o mercado só absorverá os melhores.

PLN-Com saída de Eduardo Maia da OAB Regional Lagarto o senhor na condição de vice-presidente assumiu a presidência. Quais as mudanças que pretende fazer na Regional Lagarto e Centro-Sul?

AS – Sim. Não é mudança e sim continuarmos como o que estava sendo feito, e que se diga de passagem de forma fantástica, para uma gestão onde a prioridade número 1 será a advogada e o advogado e sem esquecer que a OAB sempre foi protagonista das causas sociais e estará sempre alerta e presente.

PLN- Quais os desafios à frente da OAB Lagarto?

AS- Os desafios são desafiadores porque pretendemos trazer para a sede de nossa Regional além dos serviços odontológicos já existente, a implementação dos serviços de psicologia, fonologia, RPG, Pilates e Academia de Ginástica. Ampliação da rede de conveniados que já atende a nossa Regional, com convênios nas áreas de saúde.  Não poderia de esquecer o combate a capitação de clientes uma pratica temerária que ocorre em nossa cidade.

PLN – Qual a mensagem que o presidente em exercício da OAB Lagarto, Alex Sandro Nascimento Conceição, deixa para os leitores do Portal Lagarto Notícias?

AS – Que a OAB está ao lado da sociedade, ela é a voz da sociedade, ela é a voz até daqueles a quem a sociedade nega a voz, porque o acusado de crimes bárbaros tem o advogado que é seu defensor, que faz a garantia dos direitos constitucionais deles, e faz isso muitas vezes com a incompreensão da sociedade, que ao olhar dirá que esse indivíduo não merece defesa. Mas e se esse indivíduo, que aquele homem, que aquela mulher, disse que não merece defesa, fosse alguém próximo a esse cidadão? A voz do cidadão em juízo dizendo basta a qualquer tipo de opressão. É dessa forma que a gente espera que a sociedade veja a OAB

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070