Prof. Robson Santana: “A AGES sempre se preocupa com o engajamento com a comunidade”

27 de julho de 2019 - 22:16, por Alexandre Fontes

Portal Lagarto Notícias

O nosso entrevistado é o professor Robson José Santos Santana, diretor de Unidade da Faculdade AGES de Lagarto. Formado em Administração, diretor de Negócios da Rede de Ensino AGES, presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA), professor no colegiado de Administração do UniAGES, Coordenador do Comitê de Avaliação de Desempenho.

Portal Lagarto Notícias- Qual a análise que o senhor faz nesses primeiros anos da Faculdade Ages no município de Lagarto?

Prof. Robson Santana – A presença da Faculdade AGES no munícipio de Lagarto é extremamente positiva.  Começamos com 5 cursos, acrescentamos direito e, em breve, teremos mais três, que já foram avaliados pelo Ministério da Educação e aguardam apenas detalhes finais.  O objetivo é aumentar ainda mais esse portfólio de cursos. Os estudantes assimilaram bem a proposta da instituição. O fato de termos muitos alunos de Lagarto estudando em Paripiranga também facilitou, pois já conhecem o nosso projeto e sabem da nossa seriedade. Para o povo lagartense, acredito que deva ser motivo de orgulho, pois, foi a primeira e, atualmente, é a única AGES no Estado de Sergipe. A força econômica e, principalmente, cultural do munícipio chama muita a atenção.

PLN- O que o senhor acredita que mudou na região de Lagarto após a implantação da Ages no município?

RS- Mesmo antes da implantação do Campus da Faculdade AGES, acredito que a instituição já tinha uma grande contribuição não só no município de Lagarto, mas no Estado de Sergipe. Basta identificarmos a quantidade de enfermeiros, advogados, administradores, professores e outros profissionais que foram formados em Paripiranga. Ainda temos muito a contribuir com o munícipio, mas os eventos realizados, projetos de extensão desenvolvidos e parcerias realizadas já mostram o quanto nos preocupamos com a comunidade. Para qualquer lugar que vá, a AGES sempre se preocupa com o engajamento com a comunidade. É preciso conhecer as potencialidades e fragilidades da região para que possamos promover ações que transformem a vida das pessoas.

PLN- Quais os desafios da instituição nos dias atuais, nos referimos, ao Campus de Lagarto?

RS- Expandir a AGES para o Brasil e para mundo. Lagarto faz parte dessa história e contribuirá muito, principalmente no Estado de Sergipe. Queremos levar uma educação de qualidade para todos e, para isso, precisar ampliar a nossa oferta de cursos, investir em pós-graduação e estar atentos à novas oportunidades.

PLN- Quais os cursos que a Faculdade Ages oferece no Campus de Lagarto?

RS – Atualmente são ofertados os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Ciências Biológicas, Direito, Engenharia Civil, Enfermagem e Pedagogia. Em breve, outros virão.

PLN- O magnífico reitor, Prof. José Wilson, tem uma visão futurista. Como essa forma de pensar e agir do reitor tem colaborado no desenvolvimento intelectual da região?

É motivo de muito orgulho saber que o professor Wilson nasceu em nossa região. Ele acreditou no interior quando todo mundo só queria ir para os grandes centros. Sem dúvida, é um dos maiores empreendedores que conheço, possui uma mentalidade muito criativa e inovadora. Aprendemos muito com ele todos os dias. É uma pessoa que se preocupa com projeto. A todo momento tenta criar algo que possa beneficiar a comunidade acadêmica e a região onde está inserido. Os detalhes da infraestrutura, o método de ensino, os eventos culturais, os projetos de extensão e outras ações são frutos da sua mentalidade e de todos que compõem a equipe da AGES.

PLN- No seu ponto, atualmente o acesso à universidade está mais acessível do que há alguns anos?

RS- O último Censo da Educação Superior mostrou que tivemos um aumento aproximado de 3 milhões de matrículas em cursos de graduação, porém, nos últimos anos, por conta da redução no número de vagas no FIES, o crescimento não foi tão forte. Mesmo assim, ainda consideramos que o Ensino Superior está mais acessível comparando com alguns anos atrás. Hoje, você tem o ENEM, pode concorrer a uma bolsa do Prouni, FIES, programas de organizações privadas e até programas próprios das instituições. Quando houve a redução das vagas no programa de financiamento do governo, por exemplo, a AGES criou um programa que valoriza aquelas pessoas que tinham um projeto de vida, mas que não tinham condições de pagar o valor integral da mensalidade. Começou como ProVIDA e hoje é chamado de FiAGES. Nesse programa, em alguns cursos, o aluno pode estudar pagando um pouco mais de R$ 93,00 e prorrogar o restante da mensalidade para depois da sua formatura. Precisamos creditar nas pessoas que querem estudar

PLN – Qual a mensagem que deixa para os leitores do Portal Lagarto Notícias?

RS- Em nome da AGES, gostaria de agradecer a toda comunidade de Lagarto por sempre ter nos acolhido tão bem. Ainda temos muito a fazer, mas tenham certeza que a nossa instituição sempre fará um trabalho sério que garanta a formação de um profissional que consiga transformar a sua própria realidade e das pessoas que estão ao seu redor.

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070