PADRE SANDRO E O TEMPO DE SAUDAR A AMIZADE

22 de agosto de 2019 - 23:16, por Claudefranklin Monteiro

De acordo com os cantores e compositores Milton Nascimento e Fernando Brant: “A hora do encontro é também despedida. A plataforma desta estação é a vida”.

Amados irmãos e irmãs, se as despedidas não existissem, também não existiriam as saudades. Sim, assim mesmo, no plural. Quando o assunto é a história do clero na Paróquia Nossa Senhora da Piedade, sobretudo nos últimos anos, despedidas e saudades têm sido uma constante.

Foi-se o tempo em que nossos sacerdotes não tinham o tempo preciso para chegar e muito menos para sair, nos deixando órfãos espiritualmente. Os mais longevos foram Monsenhor João Batista de Carvalho Daltro (1874-1910), 36 anos, e Dom Mário Rino Sivieri (1976-1997), 21 anos. Ambos tiveram o tempo suficiente para realizarem seus trabalhos e criarem vínculos e raízes profundas na sociedade e na vida cultural lagartense. Monsenhor Daltro se identificou tanto com nossa terra e com nossa gente, que pediu para ser sepultado aqui, no Santuário Nossa Senhora da Piedade. Dom Mário, cumprida a sua missão como bispo de Propriá optou por retornar a Lagarto e morar na Fazenda São Miguel, onde a comunidade lhe construiu uma casa.

E assim é a vida de um sacerdote. Ele vai para onde o Espírito Santo sopra, ainda que, humanamente, pensemos que as decisões sejam apenas humanas, mas não são. Quando os padres deixaram seus lares e famílias, assumiram o compromisso de evangelizar de acordo com as circunstâncias, demandas e necessidades da Igreja, sob a bênçãos de Deus. Como diria Padre Zezinho: “(…) se me mandas / Ao povo em teu nome / Em teu nome, ao teu povo/ Ó meu Senhor, eu vou”.

Como já devem ter notado a palavra tempo é a tônica desta noite. Mas, também, gratidão e amizade. Chegou o tempo de Padre Elesandro Mendonça Souza, Padre Sandro, nosso amado vigário, nos deixar. E olhe que não faz tanto tempo que ele chegou. Sim, não completaram nem três anos de caminhada e já sentimos chorosos, a sua partida. É bem verdade que a distância será apenas os limites paroquiais entre a Piedade e a Santa Luzia do Alto da Boa Vista. Ali, bem pertinho de nós e de nossos corações, que aprenderam, em tão pouco tempo, a amá-lo.

Padre Sandro, não temos dúvida que a sua passagem pela Paróquia Nossa Senhora da Piedade foi uma escola para o Senhor, de igual modo sua amizade fraterna, amável e sincera com nosso Pároco Padre Valmir Soares, que como nós, o acolheu como um irmão e a suas lágrimas na perda de seu avô, seu irmão e no tratamento de seu genitor. Para além do colo de Maria, foi acolhido em nossos ombros e não se fez de rogado em achegar-se aos nossos braços e nos abraços encontrar arrego e forças para seguir seu caminho e maturar a sua vocação e missão.

Padre Sandro no II Show dos Padres que Cantam e Encantam – 2019

E não faltaram, certamente, momentos de muita alegria, bom humor e entusiasmo, sejam nas festas religiosas, encontros, missas dominicais para crianças, casamentos, reuniões, quermesses e momentos de descontração, convivendo da intimidade de nossos lares, fazendo-se um conosco, sem reservas e sem sentimento de autopreservação: autêntico e verdadeiro.

Ficarão em nossas memórias seus inesquecíveis chavões: “Oh, glória!”, “Meu Jesus!”, “Misericórdia!”; ou ainda: “abafe o caso”. O coral da boa vontade que o diga. Seu jeito moleque (no melhor dos sentidos, é claro) nos cativou a todos, seu canto e encanto, suas palavras e seus gestos de solidariedade e de compaixão, também.

Certamente, Santa Luzia e São Benedito os guiarão em sua nova seara pastoral. Humilde e obediente, o Senhor encerra esta noite mais uma etapa de sua jovem vida sacerdotal, que se anuncia promissora e vitoriosa, sabendo atrair para o Cristo o maior número de pessoas possível, com seu carisma e sua ternura, seu talento para a música e seu jeito todo particular de nos dirigir palavras de afeto e de concórdia.

Sem mais perda de tempo, pois nos resta bem pouco tempo para lhe dizer algumas coisas que nem o tempo pode apagar: muito obrigado, Padre! Volte sempre! Essa casa é a sua casa também. Nós te amamos!

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070