Aumento de urgências no HUL gera tempo maior de espera para pacientes de baixa complexidade

16 de janeiro de 2020 - 08:32, por Marcos Peris

Devido ao aumento significativo neste início de ano do número de atendimentos a pacientes de maior gravidade – que requerem internamente um cuidado e atenção mais prolongados -, o Hospital Universitário de Lagarto (HUL-UFS) informa que o tempo de espera para atendimento de pacientes não urgentes e que necessitam de atendimento clínico tem se verificado maior em alguns dias da semana. Para as demais clínicas de atendimento – Pediátrica, Ortopédica e Cirúrgica -, o atendimento vem acontecendo com regularidade no período.

O chamado eixo-crítico da unidade hospitalar, que compreende as Alas Vermelha e Amarela, voltado para o acolhimento a pacientes classificados como urgentes, emergentes e muito urgentes, recorrentemente tem atingido e até ultrapassado a sua capacidade máxima de atendimento, tratando sobretudo usuários de idade mais avançada e pacientes com patologias crônicas.

Outro setor também impactado pelo aumento da demanda é a Observação do Pronto Socorro do hospital, voltado para pacientes de menor gravidade, o que termina superlotando esse espaço físico da unidade hospitalar e contribuindo também para o aumento do tempo de espera por atendimento.

Atendimentos

Somente nos últimos cinco dias, o HUL acolheu e prestou 752 atendimentos. Desse total, 23% dos usuários foram direcionados para o eixo-crítico do hospital, sendo os demais classificados como não urgentes ou pouco urgentes, segundo o protocolo de acolhimento e risco adotado pela unidade hospitalar. No mesmo período, internou 56 pacientes nas clínicas Médica, Pediátrica, Ortopédica, Cirúrgica e Urológica.

Para evitar uma espera ou desconforto maior até a prestação do atendimento, a unidade hospitalar observa que os pacientes sem maior gravidade ou não urgentes também poderão ter como referência UPAs ou UBSs que estejam ofertando serviços em seus respectivos municípios ou localidades.

De acordo com o protocolo assistencial de Acolhimento com Classificação de Risco (ACCR) adotado pelo HUL e preconizado pelo Ministério da Saúde – o protocolo Manchester -, a prioridade está relacionada à gravidade de cada caso. Quem mais precisa, os casos mais urgentes são atendidos primeiro. Os casos mais leves ou menos graves são atendidos em seguida. O ACCR utiliza um sistema de cores para organizar o atendimento e acolher a todos os usuários que procuram a unidade hospitalar.

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