Cerimônia da esmola em Luang Prabang em Laos

28 de abril de 2020 - 13:11, por Wilton Fonseca

Este é um momento para cuidarmos um do outro, para estarmos com a família e aquietarmos a mente. Para viajar, nem sempre precisamos sair de casa. Inspirado no projeto Viaje Sem Sair de Casa, da The Traveller a Home life vai trazer para que você possa se conectar com o mundo e fazer uma reflexão diária, reunimos conteúdos superbacanas para você aproveitar com a família.

Fotografia Bruno Perousse / Hemis / Gtres

Wat Xieng Thong, 1560 – O seu nome significa “Mosteiro da Cidade Dourada, ou da Árvore de Ouro” e, para muitos, é o templo mais belo de Luang Prabang. Construído na segunda metade do século XVI e famoso pelos seus mosaicos de vidro e painéis dourados, foi no passado o local da coroação dos reis do Laos.

Vamos conhecer um pouco da gastronomia da arquitetura e da cultura de varias partes do mundo – tudo o que você precisa pra curtir um pedacinho do mundo na sua própria casa e conhecer outros lugares. Boa viagem!

Foto: TourHQ

Em momentos de reflexão eu começo com esse exemplo que me deixou emocionado em conhecer, a Cerimônia da esmola, fica na cidade de Luang Prabang no norte do Laos, parte da indochina a cidade foi castigada na Guerra do Vietnam, mas o clima no pequeno país em nada lembra tristeza ou desolação. Sorrisos e olhares refletem, como em outros países do Sudeste Asiático, ensinamentos sobre aceitação, persistência e valores essenciais. A oferenda aos monges é um dos seus rituais mais conhecidos e funciona com um exemplo de generosidade.

Todas as manhãs, assim que o primeiro raio de sol desponta lá as 6 da manhã, centenas de monges budistas deixam os templos e dão início a uma silenciosa procissão pela pequena Luang Prabang, às margens do Rio Mekong, no norte do Laos.

A cerimônia do ‘takbat’, a oferta diária de esmolas aos monges. Você verá centenas de monges andando pela rua em uma linha reta, vestindo mantos de açafrão brilhantes, coletando arroz dos habitantes locais.

Em momentos que estamos resinificando nossos valores a cultura dos monges nos mostra a simplicidade e humildade, mas vale a pena destacar que a população também tem que ser lembrada, eles acordam bem cedo fazem o típico arroz local e legumes e se posicionam como reverência a eles e em extremo silêncio, eles caminham um atrás do outro recolhendo as esmolas e agradecendo com um sorriso sincero e verdadeiro.

A vida nos mostra que um olhar um sorriso pode expressar um acalanto no coração, eles não pedem as pessoas estão ali por cultivar o valor de ajudar de dar sem esperar nada em troca, e eles cultivam a fé, acreditar que amanhã vai ter novamente comida e pessoas trocando energias e acolhendo um ao outro.

Então não precisa mostrar nem divulgar ajude de qualquer forma se não pode com algo material, ajude se doando com gesto de acolhimento, ligue, abrace dedique um pouco do seu tempo para o próximo assim tenho certeza que você ira se sentir melhor!

O Laos é um dos países mais pobres do sudeste asiático. Dizem que é o que foi a Tailândia 50 anos atrás. Em Luang Prabang, principalmente no centro, você não vai notar isso, mas é só sair um pouco de lá para perceber que a população vive em situação bem longe da mínima, mas isso em nada muda a vontade de ajudar e de manter uma tradição, hoje estão vendo os valores se inverter, as pessoas estão ajudando mesmo quando não tem o mínimo para si próprio.

Foto: Tortoon Thodsapol/Shutetrstock

A moeda oficial do país é o kip e um real equivale a 2600 kips. Logo ao chegar na saída do aeroporto, existe uma casa de câmbio para trocar seu dinheiro pelo kip. Não existem moedas, por isso se a conversão não der certinho, você perde alguns trocados. Do lado da casa de câmbio, está a banca do táxi para sair do aeroporto. Você ou pode combinar com o seu hotel.

Gastronomia o restaurante mais cultural de la fica na Sakkarine Road, que é a avenida principal do lugar.

Gastronomia o restaurante

O Tamarind é o restaurante mais típico de comida lao em Luang Prabang. Não deixe de comer lá o famoso jeow, que são molhinhos para comer junto com o sticky rice, com a mão. O Tamarind oferece também vários pacotes interessantes, incluindo refeições tradicionais do país e outras mais incomuns e exóticas. Eles oferecem um curso de culinária, se você estiver interessado, além de visitas aos mercados. O restaurante ainda tem alguns produtos a venda, como cumbuquinhas para o sticky rice, temperos e o famoso whisky de arroz, laolao. Endereço: At Ban Vat Sene, Luang Prabang. Horários: Segunda a sábado, das 11 às 22 horas.

Foto: Auroraeco

As cavernas Pak Ou, também conhecidas como cavernas de Buda, ficam a 25km de barco do centro da cidade, onde o rio Mekong encontra o Nam Ou. São duas cavernas: a Tham Ting e Tham Theung, a 15 metros acima da água. Quando pelegrinos percorreram o percurso até a caverna, eles deixaram uma estátua de Buda lá. Com os anos, mais estátuas foram deixadas no lugar e hoje existem milhares de imagens de Buda por ali. Se prepare para chegar na caverna mais ao alto: são cerca de 10 minutos de boa subida e o lugar não tem iluminação. Os passeios para o lugar custam cerca de 40.000 kips por pessoa e leva 2 horas para chegar e 1:30 para a volta.

O Ock Pop Tok, que significa Leste encontra o Oeste, é uma empresa social focada em tecidos, artesanato e design. Lá, você pode passar por workshops e seminários, onde você pode acabar criando seu próprio tecido. O lugar oferece ainda aulas de ioga e noites de filmes.

Ock Pop Tok

A empresa tem vários programas para a comunidade, como treinar artesãos de áreas remotas e financiar a educação de homens e mulheres de Luang Prabang. Endereço: 125/10 Ban Saylom Luang Prabang (a principal, existe ainda uma boutique e um centro de artes). A rua principal do centro histórico, Sisavangvong Road que depois vira a Sakkaline Road é ótima para encontrar produtos locais e interessantes.

Luang Prabang

Luang Prabang

Cidade no Laos

DescriçãoLuang Prabang, a antiga capital da província de Luang Prabang no norte do Laos, fica num vale, na confluência dos rios Mekong e Nam Khan.

Habitada há milhares de anos, foi a capital real do país até 1975. É conhecida por seus muitos templos budistas, como o dourado Wat Xieng Thong, do século 16, e o Wat Mai, que já foi a residência do líder do budismo laosiano.

Elevação: 305 m

Tempo: 19 °C, vento N a 5 km/h, umidade de 100%

Hora local: segunda-feira, 06:51

Província: Luang Prabang

Vizinhanças: Xieng Thong, Visoun, Pakham, Khili, Phon Heuang, Wat That, Historic District, Xieng Mouane, Vat Nong

Por Wilton Fonseca


Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070