Simone de D. Raimunda: “Desde do momento que assumi, tenho pautado em uma gestão humanizada”

10 de maio de 2020 - 18:04, por Alexandre Fontes

Portal Lagarto Notícias

Na edição deste final de semana, o Jornal Correio de Sergipe entrevistou a prefeita de Riachão do Dantas, Simone Andrade, conhecida como Simone de D. Raimunda (PC do B).

Nessa entrevista, Simone de Dona Raimunda fala sobre política, sobre o que vem fazendo no combate a pandemia do novo coronavírus e, claro, aproveita para celebrar os 150 anos de emancipação política, mesmo que sem que haja festa pública, justamente por conta da pandemia.

Correio de Sergipe – A prefeita Simone Andrade, conhecida como Simone de D. Raimunda, assumiu a gestão de Riachão do Dantas em setembro de 2019, portanto temos um período relativamente pequeno de sua gestão. Mas, mesmo nesse curto espaço de tempo, quais os desafios enfrentados pela gestora para administrar o município?

Simone Andrade – Enfrentamos grandes desafios, que ainda continuam. Entre esses desafios, as imensas dívidas deixadas por gestões passadas, que inviabilizam o planejamento financeiro; o alto índice de desemprego entre a população, além de falta de infraestrutura no município.

C.S – E, também levando em consideração o curto espaço de tempo de sua administração, quais os avanços que podem ser pontuados na atual gestão?

S.A. – Desde do momento que assumi, tenho me pautado em uma gestão humanizada com diversas ações, proporcionando qualidade de vida e desenvolvimento socioeconômico. Em áreas como a Saúde temos o exemplo do Projeto Saúde Perto de Você. Mas os avanços nessa área tão importante  foram realizados através da contratação de equipes de saúde, plantonistas, pediatra, psicólogos, psiquiatra, psicopedagogo, cardiologista; reabertura de Unidades Básicas de Saúde com atendimento odontológico, medicamentos entregues em dias e sem falta; coleta de exames laboratoriais descentralizada e a sede do Conselho Municipal de Saúde com secretaria executiva. Um dos destaques desses avanços foi à redução em 80% da fila de espera para a realização de cirurgia de catarata. Vale ressaltar que, atualmente, já são seis equipes do Programa de Saúde da Família, completas, atendendo a população riachãoense.

C.S. – Uma outra área que tem uma enorme importância em qualquer gestão é a educação. Como você avalia o que já pode ser feito nesse setor?

Na Educação, a valorização do magistério púbico municipal, com a atualização do reajuste do ano vigente, assim como saldos remanescentes de anos anteriores, mas também temos a formação continuada para os professores e a distribuição de cartilhas para Educação Infantil. Mas tudo isso é feito com foco na aplicação de políticas públicas com foco no desenvolvimento do comercio local, para incentivar a geração de emprego e renda.

C.S. – Falando em emprego e renda, a economia de Riachão do Dantas tem como base a agropecuária. Quais as ações desenvolvidas pela Prefeitura Municipal para incentivar a economia agrícola?

S.A. – Durante esse curto tempo, a Prefeitura Municipal de Riachão do Dantas estruturou a Secretaria Municipal de Agricultura com técnicos para prestar assessoria aos pequenos produtores rurais e viabilizando o Projeto de Políticas Públicas voltadas para agropecuária local. As ações realizadas para esse quesito trouxeram muitos benefícios à cidade, tais como: incentivo e implantação da Cooperativa de Catadores de Resíduos Sólidos e a realização do I Simpósio Agropecuário e do Festival do Abacaxi. Estamos implementando o Projeto Capineira, com distribuição de mudas aos produtores de leite e de corte do capim desenvolvido pela Embrapa, assim como a silagem do abacaxi e da manaíba. Vale ressaltar que na nossa gestão foram firmadas parceiras com a Secretaria de Estado da Agricultura, SENAR, Sebrae e Embrapa. Pela primeira vez no município os agricultores estão fornecendo alimentos para merenda escolar, como preconiza o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) para agricultura familiar.

C.S – No final de 2019, os municípios brasileiros foram contemplados com recurso da cessão onerosa com a venda do Pré-Sal. Onde esses investimentos estão sendo aplicados no caso do município de Riachão do Dantas?

S.A. – Com os recursos oriundos da cessão onerosa, a gestão municipal adquiriu quatro novos veículos, dentre eles, uma ambulância, iniciando o processo de renovação da frota. Também a atual administração está investindo na infraestrutura do município, a exemplo da reforma e readequação dos Mercados e de praça do Povoado Tanque Novo, além de pavimentação em diversas comunidades rurais que estão em processo de licitação.

C.S. – Praticamente, como os recursos próprios são escassos, Riachão vive a mesma situação que enfrentam a maioria das cidades brasileiras. Quais as estratégias utilizadas pela prefeita Simone de D. Raimunda para executar obras em Riachão do Dantas?

S.A. – O Município não dispõe de muitos recursos para investimento, mas com muitos esforços, estamos realizando obras de pequeno porte, como a recuperação de pavimentação, na sede e nos povoados, a construção pequenas pontes, a melhoria nos espaços físicos das unidades escolares e Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e reformas de órgãos públicos municipais, garantindo, além da preservação de vias e de unidades do poder público, a ocupação e renda para as pessoas que trabalham nessas frentes.

C.S – A prefeita Simone assumiu o Poder Executivo com minoria na Câmara Municipal. E esse tipo de situação não é confortável para nenhum gestor, de maneira geral. Agora, após esses meses da sua administração, qual a relação com o Poder Legislativo?

S.A. – Hoje, com o diálogo, construímos uma base aliada com a maioria dos vereadores na Câmara Municipal, isso porque o interesse da população está acima de questões políticas. Mas, infelizmente, alguns tentam levar para o lado pessoal, mas não vamos aqui polemizar. O que me cabe é trabalhar pela população e pedir que os nossos vereadores também analisem a situação dessa mesma forma;

C.S. – A imprensa sergipana divulgou amplamente a mudança de partido da prefeita, que se filiou ao PSD, partido, inclusive, do governador Belivaldo Chagas. Qual o motivo da mudança de agremiação política?

S.A. – Desde de 2015 estava filiada ao PC do B, partido que disputei duas eleições, em 2016 e na suplementar em 2019, quando fui eleita democraticamente prefeita de Riachão do Dantas. Em virtude da cláusula de barreira, optei por sair, mas deixando no partido bons amigos e aliados que sou eternamente grata. Vale dizer que entre esses bons amigos que construí no PCdoB, está prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, que disse que saía do partido pela mesma razão que a nossa: a cláusula de barreira. No período de filiação, recebi convites para ingressar em diversos partidos, aos quais agradeço, mas em virtude da afinidade política, aceitei o convite do governador Belivaldo e dos deputados Fábio Mitidieri e Maísa Mitidieri, e assim me filiei ao Partido Democrático Brasileiro (PSD).

C.S – Desde do mês de março o Brasil tem travado luta contra o novo Coronavírus. E nenhuma cidade está tranquila com essa situação, uma vez que mesmo naquelas em que ainda não foram detectadas pessoas contaminadas, ainda assim a apreensão da população é grande. No caso de seu município, quais as medidas que Prefeitura de Riachão do Dantas vem tomando no enfrentamento a Covid-19?

S.A. – A Prefeitura de Riachão do Dantas, através da Secretaria Municipal de Saúde, está desenvolvendo diversas ações como medidas preventivas no combate ao Covid-19, dentre elas a instalação de lavatórios portáteis disponibilizados nas nossas feiras-livres, a fiscalização do cumprimento do decreto Municipal e estadual por parte da vigilância sanitária, as orientações dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE) junto a população,  além disso foi construído um plano de contingência que vem sendo aplicado no município. O nosso município já vem se adequando, para a situação de casos confirmados de coronavírus, por isso, preparamos uma sala de isolamento no Hospital Municipal. A administração já disponibilizou Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para oferecer mais condições de trabalho aos profissionais de Saúde. E neste sábado, foi realizada a Barreira Sanitária nas três entradas da cidade e higienização dos espaços públicos.

C.S – Agora vamos falar de uma notícia boa. É que neste dia 09 de maio, Riachão do Dantas completa 150 anos de Emancipação Política. Qual a programação de aniversário preparada para celebrar o aniversário do município.

S.A. – Desde do final de 2019 criamos uma comissão para planejar as festividades de 150 anos com programação artística cultural para bem celebrarmos essa data histórica para o nosso povo. Ao iniciar a pandemia, que atinge todo o mundo decidimos cancelar, pois o momento que estamos vivenciando requer promoção e prevenção para ações de enfrentamentos ao Coronavírus, preservando a vida dos cidadãos.

C.S. – Qual a mensagem que a gestora municipal de Riachão do Dantas gostaria de deixar aos nossos leitores?

S.A. – Gostaria de agradecer a oportunidade dada pelos riachãoenses para que nós possamos estar contribuindo com o desenvolvimento do nosso querido município, que é rico culturalmente, de agropecuária forte e de um povo aguerrido. Aproveito e peço a todos que cumpram as medidas protetivas para combatermos o avanço do coronavírus. Por fim, quero parabenizar os riachãoenses que, com a sua luta, engradecem a nossa história.

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070