Abrão Conceição: “Sempre tive o reconhecimento e aprovação do povo nas urnas”

6 de junho de 2020 - 15:50, por Marcos Peris

Portal Lagarto Notícias

A entrevista desta semana é com o professor e advogado, Abrão Conceição. O diálogo com o também político simãodiense abre a série de entrevistas especiais voltadas às comemorações dos 130 anos de Emancipação Política de Simão Dias, comemorado no próximo dia 12 de junho.

Portal Lagarto Notícias – Qual a trajetória de vida pessoal do professor e advogado Abrão Conceição?

Abrão Conceição – Família simples e humilde. Lutei pelos estudos e formei em Letras Português/Espanhol e Direito. Atualmente sou professor e advogado, servidor público. Iniciei a vida profissional enquanto estagiário do Banco do Nordeste. Fui professor do Colégio “Pierre Freitas”, da Escola Municipal “Laura Silva” (Pov. Aroeira), Escola Estadual “Manoel Sobrinho” (Pov. Feirinha), do CREJA “Marcos Ferreira” (Supletivo). Estive Diretor de Recursos Humanos da Prefeitura Municipal. Fui Coordenador  Pedagógico e Diretor Regional de Educação (DRE02). Também desempenhei a função de Coordenador da Assessoria Jurídica da Secretaria de Estado da Educação. Atualmente desempenho minhas funções de servidor público no CREJA “Marcos Ferreira” (Supletivo). Também sou Conselheiro de Direitos da Criança e do Adolescente, idealizei e fundei o Projeto RECA juntamente com o saudoso Prof. Orlando Carvalho.

PLN- Há quanto tempo o senhor milita na política simãodiense?

AC- Iniciei minha militância política quando da campanha de 1996 como um dos Coordenadores da Ala Jovem. Ou seja, há 24 anos exerço militância na política simãodiense.

PLN – O senhor já tentou chagar à Câmara Municipal por cinco oportunidades, mas sempre ficou na suplência, na sua concepção o que há de errado que o impede de conquistar o mandato?

AC – Não visualizo como um erro. Entretanto, enfrentamos a legislação eleitoral que quando das coligações muitas vezes obtivemos resultados positivos mas em virtude dos cálculos de legenda acabei sendo prejudicado, apesar de ter obtido nas três últimas eleições uma votação superior a alguns daqueles que se elegeram. Vale ressaltar que sempre tive o reconhecimento e aprovação do povo nas urnas.

PLN – Em 2017, Abrão Conceição assumiu o mandato parlamentar em lugar do vereador Flávio Matos. Como se deu esse processo?

AC – Fui convocado pela Câmara Municipal em virtude de o vereador Flávio ter sido contemplado pelo prefeito Marival Santana para assumir a Secretaria de Inclusão Social. Assim assumiria o mandato por todo o ano de 2018. Entretanto, o parlamentar passou menos tempo que o previsto na pasta do executivo, retornando a Câmara em julho daquele ano. Porém, tive a oportunidade de terminar o ano no legislativo graças ao vereador João Pinto que se licenciou e assim pude concluir os trabalhos legislativos naquele ano. Ressalte-se que com a maior produção legislativa da história da Câmara Municipal considerando a proporcionalidade de tempo que desempenhei o mandato.

PLN – Após chegar ao legislativo, qual foi a sua impressão e quais projetos desenvolveu na Casa de Leis?

AC – Foi uma experiência rica e gratificante. Pude colocar em prática algo que há 22 anos sonhava, apesar de algumas frustrações, principalmente quanto a correspondência do executivo em por em prática as leis ora aprovadas. Apresentei 23 Projetos de Lei, 23 indicações, 10 moções, 12 requerimentos e 05 decretos legislativos. Além de duas audiências públicas, sessões especiais para as mulheres e para os professores. 

Ressalto projetos importantes: Atendimento bancário em até 30 minutos; contratação de mão de obra jovem pelo poder público estimulando o primeiro emprego; penalização a pessoas físicas e jurídicas quanto ao Trabalho Infantil; gratuidade dos Agentes de Trânsito, Guardas Municipais e Conselheiros Tutelares em eventos de entretenimento; prioridade nos eventos para vendedores ambulantes do município (80%); proibição da suspensão dos serviços de energia e água durante a pandemia do COVID19; proibição de comerciantes de outras cidades na Feira Livre duante a pandemia; autoriza recrutar estudantes da rede pública como estagiários da Prefeitura Municipal; dentre outros.

PLN – Como o senhor vê o trabalho da atual administração em Simão Dias?

AC – Tivemos dois momentos. O primeiro mandato com uma atuação mais próspera e sintonizada com a população que o conduziu a reeleição e ampliação do agrupamento político. O segundo, visualizo como menos sintonizada com a população voltando-se prioritariamente para continuidade e conclusão de obras, não que estas não sejam importantes, mas percebi um distanciamento do papel político da administração, tendo como primeiro reflexo os resultados eleitorais de 2018. Apesar disso, reconheço que Simão Dias avançou. Não há o que desqualificar, mas sim, avaliar que Simão Dias PODE MAIS.

PLN – Depois de passar por PCdoB e PSD, por qual motivo escolheu o PSL?

AC – Levei em consideração a conjuntura política atual e a necessidade de garantir independência na tomada de decisões, bem como pavimentar uma possível eleição de vereador ou até mesmo de participar de chapa majoritária nas Eleições 2020, o que não visualizei nas agremiações que fui filiado. Ademais encontrei no Deputado Rodrigo Valadares uma liderança que sintoniza com meus anseios de mudança e progresso na história política de Simão Dias. Temos dialogado bastante sobre o atual cenário e temos certeza que o PSL de Simão Dias fará a diferença neste pleito. Mantive e manterei minhas convicções político ideológicas independente do “P”, sou pelos trabalhadores e por um poder público que foque os mais carentes. Assim sempre foi, assim sempre será.

PLN – Sendo um partido novo no município, o senhor acha que o PSL local tem chances de competir com os outros partidos tradicionais da cidade?

AC – O PSL é um partido novo e carregado de lideranças jovens, progressistas, sintonizado com o povo e acima de tudo prima pela democracia e pelo respeito às lideranças. Temos um quadro de pré-candidatos a vereador preparado. Isso é o fundamental para se tornar uma referência no cenário atual. Por isso, acredito e defendo candidatura majoritária considerando que a população busca alternativas neste momento de sucessão que inaugurará um novo ciclo na política simaodiense. Isso me faz acreditar que o PSL está pronto para todo e qualquer desafio nas eleições 2020 e será vitorioso.

PLN – Para 2020, o senhor acredita que pode conquistar em definitivo uma vaga na Câmara de Simão Dias?

AC – Certamente. Estou preparado e como já disse. O nosso partido tem um excelente quadro de pré-candidatos e faremos um número considerável de vereadores que surpreenderá aqueles que apostam o contrário. Ademais estou a disposição para todo e qualquer desafio que o PSL me apresente neste pleito.

PLN – Hoje, Simão Dias tem quatro segmentos políticos, do prefeito Marival, da família Valadares, do governador Belivaldo Chagas e do deputado Rodrigo Valadares. No seu ponto de vista, qual desses grupos governará o município a partir de 2021?

AC – Tenho acreditado e apostado no PSL. Rodrigo Valadares tem demonstrado sua vontade política com prioridade em Simão Dias. Além da herança política de seu pai, Pedrinho Valadares, está semanalmente em nosso município vivendo a realidade e juntamente conosco definindo nossas estratégias e projetos. Tradição sozinha não ganha eleição. Precisa ouvir o povo, sintonizar o caminho com as lideranças; respeitar aqueles que fazem o grupo. O PSL tem buscado potencializar a pré-candidatura a prefeito de Fábio Valadares ampliando as possibilidades de uma política de aliança com outras agremiações se possível e necessário, levando a mensagem a população de uma alternativa que além da tradição de seu pai, tem na jovialidade e no empreendedorismo potenciais que o credenciam; além disso Fábio tem nome limpo, formação, conhecimento, experiência administrativa, honestidade e não carrega vícios políticos que ainda presenciamos em nosso cenário.

PLN – O senhor acredita numa composição entre Belivaldo e Marival em Simão Dias para o pleito municipal?

AC – Tudo na política é possível. Estamos num quadro incerto e indefinido. Os dois líderes tem experiência suficiente para discernir os seus caminhos. Acredito que se predominar o interesse pelo povo e pela realização de bens e serviços públicos estarão juntos. Caso predomine o interesse partidário estarão separados.

PLN – Abordando acerca da pandemia do Novo Coronavírus, o senhor acredita que o fim da mesma está próxima? Quais as consequências pós-pandemia?

AC – Acredito que a partir de agosto tenhamos sinais concretos da retomada das atividades. Claro que com algumas restrições. Aposto e defendo que o comércio precisa ser reativado ainda em junho, estabelecendo-se regras severas com uma fiscalização de verdade. Precisamos começar a pensar e agir com foco nas pessoas mas também nas empresas e na economia, claro que com restrições. As consequências são imensuráveis. Impactos fortes no emprego e renda, bem como consequências nas mazelas sociais.

PLN – Em 2020, Simão Dias completa 130 anos de emancipação política, qual sua avaliação do município perante o atual cenário sergipano? 

AC – Simão Dias é a princesa de Sergipe. Daqui temos vários nomes na história política estadual. Também uma vasta e destacável produção cultural. Um povo ordeiro, trabalhador e que sustenta a emancipação política do município. Uma economia que já se desenvolveu e precisa prosperar ainda mais. Em população e economia estamos entre as dez maiores. Dentre todas as áreas destaco a necessidade de investimentos ainda maiores na educação e na saúde. Precisamos ações governamentais que foquem efetivamente o emprego e renda, afinal emancipação perpassa pela soberania de um povo e esta efetivamente é vinculada a economia.

PLN – Qual a mensagem que Abrão Conceição deixa para o povo simãodiense?

AC – Que a esperança de uma sociedade mais justa permaneça e se eternize em nossos corações e mentes. Que acreditemos na cidadania do dia a dia e que 2020 teremos a oportunidade de escolher nossos representantes, de definirmos o nosso futuro; que façamos as melhores escolhas e norteados no potencial e perfil dos candidatos para os cargos que se propõem. Que as famílias priorizem a educação e a religiosidade de seus filhos. Que continuemos acreditando que sempre podemos mais e que precisamos acima de tudo de Deus.

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070