Conexão – China

6 de julho de 2020 - 10:50, por Wilton Fonseca

A China é o país mais populoso do mundo e o maior da Ásia Oriental. O país é governado por uma república socialista, liderada pelo Partido Comunista Chinês (PCC) desde 1949. Desde que as reformas econômicas foram introduzidas no país em 1978, ele tornou-se uma das economias de maior crescimento constante do mundo, sendo o maior exportador e o terceiro maior importador de mercadorias de todo o planeta.

Cintia Diniz

É importante lembrar que além de tudo isso a China também possui o maior o maior exército do mundo em número de soldados e que no país  todos nós sentimos essa segurança no dia a dia.

Dessa vez o Conexão te leva para a cidade de Shenzhen, num papo bem descontraído com a Cintia Diniz que é professora de ballet e mora na cidade há um ano e meio. Cintia conta que sentiu dificuldade com a língua ao chegar ao país, o mandarim, pois os chineses não possuem a cultura de se esforçarem para entender quem vem de fora.

Ela ainda afirma que após eles te entenderem são bastante acolhedores. Vencida essa barreira de comunicação ela esbarrou em outras, como por exemplo, a questão de organização das casas e uma que a surpreendeu muito: a questão da higiene. Segundo Cintia, as mulheres chinesas (elas não se depilam com frequência, esse costume não faz parte do mundo oriental), e ela sentiu uma resistência das alunas para se depilarem para a estética da dança, as casas dos chineses são bastante desorganizadas (imaginem a bagunça que deve ser morar numa casa pequena e com tudo fora de lugar!).

Segundo a Lonely Planet, maior editora de guias de viagem do mundo, a cidade de Shenzhen é considerada uma das melhores do globo terrestre para se visitar em 2019/2020. O local investe fortemente em arquitetura, museus, mercados tecnológicos, bares e restaurantes luxuosos. Com tantos investimentos, a cidade que é uma das mais agitadas do mundo acaba por atrair olhares de todos os cantos do planeta.

Algo curioso sobre o país é que certamente você já deve ter ouvido falar que “a China possui melancias quadradas”, certo? O que muita gente não sabe é que as melancias no país podem ir muito além da forma quadrada, podendo também possuir a forma de pirâmide e até de coração, que sempre faz muito sucesso no dia dos namorados.

As melancias em formato especiais são colocadas ainda pequenas em caixas de vidro com a forma que deseja que elas tomem e a medida que elas vão crescendo tomam a forma da caixa que estão acopladas. E não pense que por ter forma diferente o sabor é mais gostoso: as melancias modificadas praticamente tem apenas a finalidade decorativa porque nesse processo de mudar de forma elas perdem o sabor doce e ficam com o gosto mais parecido com o de um pepino. Ah, uma melancia dessas pode custar aproximadamente 15 mil ienes (algo em torno de 350 reais). Você pagaria tão caro pra comer um pepino em formato de melancia? Não é só a forma que pode ser alterada, as cores também. Na China existem melancias vermelhas, amarelas, roxas e até azuis.

Shenzhen possui o maior mercado de produtos eletrônicos da China e possivelmente um dos maiores do mundo. Segundo informações do TripAdvisor, Existem mais de 20 shoppings localizados na área de Huaqiangbei, bairro ao norte de Shenzhen, que figura como o Vale do Silício chinês.

A nossa entrevistada nos contou que embora o custo de vida em Shenzhen não seja caro os aluguéis possuem um valor exageradamente alto. Segundo ela, o aluguel de um quarto pode custar até 10 mil reais e os preços elevados se dão pelo fato de que o governo prefere que as pessoas morem em cidades afastadas e não há nenhum interesse em diminuir os aluguéis por este motivo. Com o valor do aluguel alto nas cidades cada vez mais as pessoas migrarão para o interior.

Há alguns anos, a China começou a mudar o slogan que a projetou para o mundo para quebrar esse rótulo de que produtos feitos pelo país não possuem uma boa qualidade. O tradicional “made in China”, que traduzido seria “produzido na China”, frase que sempre esteve estampada em produtos fabricados pelo país foi trocada por “designed in china” traduzido seria “projetado na China”. A alteração foi necessária para que a aceitação dos produtos chineses no mercado seja vista com bons olhos.

Cintia se despediu falando que “como em qualquer lugar do mundo os chineses possuem dificuldades e desafios em seu país, mas possuem muita coisa boa a oferecer ao mundo também” e encerra.

Por Wilton Fonseca

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070