Conexão – Portugal

9 de julho de 2020 - 10:09, por Wilton Fonseca

Localizado ao sudoeste da Europa, Portugal faz fronteira tanto com a Espanha quanto com o oceano Atlântico. O nome do país deriva-se da sua segunda maior cidade: a cidade do Porto. Continuando com a jornada do Conexão pelo mundo, a nossa live desta vez fará você viajar a Portugal sem sair do conforto do seu lar.

Conversamos com o Alex, ex-funcionário público aposentado no Brasil e que se mudou para o país lusitano há dois anos e meio após a sua aposentadoria.

Segundo ele, as praias praticamente permaneceram abertas no país, porém era necessário evitar qualquer tipo de aglomeração.  “Você até poderia ir a praia se desejasse, mas isso deveria ser feito em sua cidade, você não poderia morar em uma cidade de ir à praia em outra”. Ele afirmou durante a live que os Portugueses não possuem dificuldades em ficar em casa e obedeceram as regras de isolamento social, diferentemente de muitos brasileiros aqui em nosso País, que desrespeitam as regras de isolamento.

Você sabia que Portugal possui aproximadamente 608 zonas balneares que vão desde praias costeiras a praias fluviais? O país tem praias pra dar e vender! A Europa é conhecida pelo seu frio, porém as suas praias não deixam a desejar para outras de outros lugares praianos do mundo.

As praias portuguesas são muito diferentes das praias brasileiras. A maior diferença entre elas são as águas… Geladas! A temperatura média delas chega a ser aproximadamente 15° mesmo no verão e, quem tá acostumado com o calor do Brasil, certamente vai estranhar e muito as águas geladas de Portugal!

A beleza das praias com certeza vai compensar o frio que algumas pessoas podem sentir: as águas por lá são límpidas e transparentes. Mas calma, nem tudo está perdido, as Algarve possui as águas mais quentes do País (ou menos frias se você preferir dizer assim!) e a temperatura média por lá gira em torno de 20° no verão.

Alex foi entrevistado em 25 de abril. Em Portugal, a data marca a Revolução dos Cravos, que foi o apogeu do movimento que derrubou o regime salazarista em Portugal no ano de 1974. Com a queda do regime, liberdades democráticas foram estabelecidas promovendo transformações sociais no país.

O país começou a notificar os primeiros casos de contaminação pelo novo coronavírus em meados de março, de acordo com as informações de Alex e segundo ele, nessa mesma época, as primeiras informações oficiais sobre a enfermidade começaram a se espalhar pelo país. “Em 13 de março fecharam as escolas, meu filho está na terceira série do ensino infantil ele não foi mais as aulas depois dessa data” conta ele. Após o fechamento das unidades de ensino, decretou-se o lockdonw no país e centros comerciais também foram fechados.

Em Cascais, cidade em que Alex reside e que se localiza próximo de Lisboa, capital de Portugal, o turismo local sofreu uma queda de 40% devido ao Coronavírus. A grande maioria das cidades portuguesas necessitam da atividade turística e de todo o trade turístico em si pois, são eles que movem a economia das cidades.

Marcelo Rebelo, presidente de Portugal e a ministra da saúde do país, Marta Temido, foram certeiros ao tomar decisões importantes para ajudar a evitar a disseminação do vírus em Portugal, que não sofreu tanto quanto outros da Europa com a chegada da Covid-19.

Além de ser uma das nações mais globalizadas, pacíficas e bem desenvolvidas do mundo, Portugal possui um dos melhores sistemas de saúde do planeta. O sistema de saúde local atende sem distinção tanto portugueses quanto imigrantes de outros países, um diferencial de Portugal já que outras cidades do continente europeu passaram a evitar o atendimento a estrangeiros.

Alex se despede do nosso bate papo falando que sente muita saudade dos familiares e amigos que deixou no Brasil e ainda da uma dica aos brasileiros que desejam ir ao país lusitano, “pra quem quer vir se programe bem antes de vir pra não passar aperto, porque sair do país não é fácil”, e conclui.

Por Wilton Fonseca

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070