Em 2020, HUL-UFS realiza 3.600 atendimentos Covid e investe 42,8 milhões em custeio e novos equipamentos

14 de janeiro de 2021 - 08:55, por Marcos Peris

Atípico e desafiador, 2020 foi um ano voltado sobretudo ao enfrentamento da infecção pela COVID-19 por parte do Hospital Universitário de Lagarto (HUL-UFS/Ebserh). Referência para Coronavírus no estado de Sergipe, até 31 de dezembro foram prestados 3.600 atendimentos e realizados 960 internamentos, estando a unidade hospitalar na quarta colocação em volume de atendimentos dentre os 40 hospitais universitários da Rede Ebserh no país.

Quanto aos atendimentos de porta no Pronto Socorro do hospital, foram prestados 25.162 atendimentos e realizados 3.254 internamentos ao longo do ano passado. Também em 2020, o HUL investiu quase 37 milhões de reais em recursos de custeio, viabilizando a aquisição de insumos hospitalares, e mais de 5,8 milhões de reais na aquisição de equipamentos como sistema de digitalização de Raio X, Raio X móvel digital, simuladores de treinamento clínico em urgência e emergência, microscópio cirúrgico e colposcópio, torre de endoscopia e videobroncoscópio, além de foco cirúrgico, aparelho de anestesia, autoclave e colchões pneumáticos. Investimentos viabilizados através de recursos SUS (contratualização) e do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (REHUF).

Para as batalhas diárias de enfrentamento à COVID-19, a unidade hospitalar teve que se reinventar adequando o seu funcionamento e criando frentes de atendimento específicas como a Unidade de Doenças Respiratórias (UDR) e um Hospital de Campanha, único no estado totalmente voltado para terapia intensiva (UTI). Como também, convocando dezenas de profissionais aprovados em processo eletivo emergencial realizado pela Ebserh para compor equipes multidisciplinares comprometidas e determinadas a salvar vidas.

Ações de capacitação

Por ser uma doença pouco conhecida, foi necessário investir fortemente em ações de capacitação, chegando a 940 o número de profissionais treinados, envolvendo colaboradores da própria unidade hospitalar e de instituições parceiras como Secretaria de Estado da Saúde, Conselho Regional de Medicina, Secretaria de Saúde de Lagarto, Hospital Nossa Senhora da Conceição e Residência Multiprofissional HU-UFS, além de 121 alunos dos cursos de saúde da UFS Lagarto.

“Um trabalho de muita importância para a população e de elevada notoriedade ao capacitar diversos profissionais em saúde de todo o estado de Sergipe”, pontua o professor Fernando Every, gerente de Ensino e Pesquisa do HUL. “Envolvendo treinamento prático com simuladores e equipamentos de última geração, permitindo dar segurança à equipe de saúde e aperfeiçoar o cuidado aos pacientes”, destaca. As capacitações continuam enquanto a pandemia perdurar. Todos os novos colaboradores contratados no HUL pela Ebserh são treinados antes de iniciarem suas atividades assistenciais.

O HUL também contou com a participação de 29 estudantes dos cursos de medicina, fisioterapia, farmácia e enfermagem admitidos através da ação “O Brasil Conta Comigo”, programa ministerial de reforço ao atendimento à população vítima da infecção pela COVID-19. Como também, com a parceria do Município de Lagarto, através da sua secretaria de saúde. E do governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde.

“O ano de 2020 foi desafiador. A emergência de saúde pública derivada do surto da COVID-19 tornou o clima tenso e instável. As equipes administrativas, de atenção à saúde e de ensino e pesquisa foram provocadas e deram o seu melhor. Conseguimos atender à demanda da população sergipana, apoiando as iniciativas governamentais”, observa Luiz Marcos de Oliveira Silva, gerente Administrativo do HUL.

Estratégias e fluxos de atendimento

Uma das primeiras providências do HUL para o enfrentamento à pandemia foi a criação em meados de março do Plano de Contingência para Coronavírus, que sistematizou fluxos de atendimento e medidas de prevenção e controle para uma assistência segura e resolutiva. Outra iniciativa foi a criação do Comitê Gestor de Crise (CGC), para definir alinhamentos e estratégias de atuação.

“Com a colaboração de todos os profissionais do hospital e alicerçados em uma consistente base administrativo-assistencial e de ensino, juntos fizemos a engrenagem do combate à COVID-19 girar e o HUL, apesar de pequeno no porte vem se mostrando um gigante no enfrentamento ao Novo Coronavírus”, ressalta dr. Érico de Pinho, gerente de Atenção à Saúde da unidade hospitalar.

Depois de adequar sua estrutura assistencial, administrativa e de ensino, em 1º de abril o HUL criou a Unidade de Doenças Respiratórias (UDR). E no início de junho colocou em funcionamento o Hospital de Campanha, que teve a sua estrutura de leitos de UTI e de equipes transferida agora no início de dezembro para dentro da unidade hospitalar.

Comprometimento e dedicação

Mesmo diante dos desafios, riscos e incertezas da pandemia, a entrega e comprometimento dos profissionais têm sido ainda maiores no oferecimento diuturno de atendimento, conforto e esperança aos pacientes. “Um inimigo desconhecido que veio para causar pavor, tristeza, dor, mas que apesar de tudo nos trouxe força e coragem para lutarmos e nos unirmos na busca da manutenção do nosso bem maior: a vida”, destaca Saulo Ramos Silva, fisioterapeuta do HUL.

Profissionais que abdicam das suas próprias rotinas de vida para dedicar cuidado, acolher e salvar vidas, e que se emocionam a cada alta, a cada superação por parte dos pacientes. “Cada agradecimento é combustível para que a gente possa continuar, porque a gente vê toda a luta, todo o sofrimento, toda a carga emocional que se exige”, enfatiza André Will, maqueiro do HUL.

Colaboradores em múltiplos cargos, funções e especialidades que mesmo enfrentando longos plantões e jornadas de trabalho sabem se reinventar na busca dos melhores caminhos para preservar a saúde e a vida. “O sentimento, quando finalizo o plantão e vejo a melhora de muitos pacientes é de que tudo fez sentido: o esforço, o cansaço, minha profissão”, observa Danielle Alves, psicóloga de referência da Unidade de Doenças Respiratórias do HUL. “É de que valeu a pena!”, diz.

“Todo o mérito desse trabalho não está na construção e envolvimento de um, mas sim de todos! Não se faz nada sozinho, mas juntos!”, enfatiza o superintendente do Hospital Universitário de Lagarto, professor Manoel Cerqueira Neto, ao chamar a atenção para as iniciativas assistenciais e de ensino que foram colocadas em práticas em 2020 através dos seus colaboradores. “Dessa forma temos nos fortalecido para ajudar a sociedade e o estado no objetivo que é proporcionar um atendimento resolutivo neste momento em que a população sergipana mais necessita”, finaliza o gestor.

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070