Renaldo Prata: “Vice tem função e que pode ser o elo de ligação forte entre o poder público e o povo”

19 de janeiro de 2021 - 18:45, por Marcos Peris

Portal Lagarto Notícias

A entrevista dessa semana no Lagarto Notícias é com o secretário de Saúde e vice-prefeito de Simão Dias, Renaldo Prata (PV).

PLN – Qual a trajetória de vida de Renaldo Prata, eleito vice-prefeito de Simão Dias nas eleições 2020?

RP – Simãodiense, 33 anos, filho de Valtinho (Caminhoneiro) e Meire (Dona de casa), e irmão de Fábio, tenho como referência meus professores, graças a eles conclui meus estudos, entrei em uma faculdade, me graduei em Odontologia, fiz especialização, mestrado, morei no exterior, fiz pesquisa em parceria com universidades em diversos lugares do mundo, trabalhei desde cedo e mantenho um projeto social em minha cidade chamado @projetovalterpassos, que é meu maior orgulho. Mas minha maior realização é ter formado minha família, eles são minha força e coragem, Raisel minha esposa, e meus filhos Eduarda, Francisco e Valentina, minhas vidas.

PLN – Considerando que o vice-prefeito é o braço direito do prefeito e que seu papel é somar esforços, qual será o papel de Renaldo Prata na gestão?

RP – Entrei na vida pública por acreditar que podemos potencializar ações, otimizar resultados e transformar vidas. Prefeito e vice geralmente são adversários na mesma chapa, mas eu Cristiano somos amigos, parceiros e irmãos, compartilhamos da mesma vontade de servir. Por acreditar em um projeto, que junto com nossos amigos, defendemos. Ele confiou e me oportunizou cuidar da saúde de nossa gente, sendo Secretário de Saúde municipal. Além de economizar – não receberei salário da secretaria – , mostramos que o vice tem função e que pode ser o elo de ligação forte entre o poder público e o povo.

PLN – Em seu ponto de vista, o que precisa melhorar emergencialmente em Simão Dias?

RP – Emergencialmente, precisamos cuidar do povo. Nesses 15 dias de gestão, nos reunimos diariamente e mantemos uma interação entre todas as secretarias. A força da união, nos conduzirá a resultados significativos a todos nós.

PLN – Quais projetos o senhor pretende propor para desenvolver o município, especialmente na área da saúde?

RP – Já desenvolvo um projeto de saúde, médico, odontológico, nutricional e psicológico, que atende milhares de crianças carentes. Minha formação também me permite exercer tal cargo, e Cristiano confirmou que faremos, juntos, a diferença. Nós, equipe comprometida com nossa saúde, já iniciamos um processo de mudança, organização e limpeza dos postos, conferência e controle de materiais, distribuição das equipes de saúde, vamos descentralizar a farmácia básica, informatizar todo sistema de saúde, para melhor e maior conforto da população, principalmente do interior, criação de um sistema de marcação de consultas, exames e cirurgias centralizado, criação de uma policlínica, evitando que nossa gente se desloque para outras cidades, institucionalizar o serviço de saúde e principalmente humanizar nosso sistema.

PLN – Em quanto tempo o senhor espera colher os frutos de sua gestão à frente da saúde municipal?

RP – Os desafios são enormes, a diferença já começou a ser sentida, mas temos o planejamento e a confiança de termos todos esses serviços implantados em um ano de gestão. Isso é fruto de uma equipe participativa, que pensa em servir a nossa população.

PLN – O Brasil vive uma crise da pandemia do Novo Coronavírus, na sua avaliação como a gestão pode agir perante o problema?

RP – Pode e já estamos agindo. Revisamos os decretos antigos e refizemos um completo, aplicado e revisto no âmbito jurídico, além de um plano de contingência e normatização dos espaços públicos. Descentralizamos e organizamos a feira livre da cidade, realizamos o procedimento de sanitarização dos ambientes, barreiras sanitárias e distribuição de milhares de máscaras para comunidades carentes. Criamos o centro de triagem de síndromes gripais, com uma equipe funcionando todos os dias da semana.

PLN – E para alavancar o comércio local, o que poderia ser feito?

RP – Essa gestão tem o compromisso de desenvolver nosso comércio. Recentemente reunimos os comerciantes para dialogarmos sobre as ações do coronavírus, mas ao mesmo tempo informar sobre uma capacitação para que nossos empreendedores possam participar das licitações, fortalecendo e aquecendo a economia, gerando mais empregos. Inclusive com uma proposta de segurança em parceria com a CDL de nossa cidade que em breve divulgaremos.

PLN – Entrando na esfera política, explique como se chegou ao seu nome para vice. Houve resistências dentro do PV ou foi consensual?

RP – Uma longa história, porém o mais importante é que o presidente Municipal de meu partido, Danilo Alcântara, o presidente Municipal do PSB Rogério Nunes, todos os nossos candidatos a vereadores, a família Valadares, e meus amigos irmãos, Cristiano Viana e Pequeno Soares, confiaram em mim e de forma democrática, participativa e consensual, aprovaram meu nome de forma unânime. Hoje escrevemos uma história, entre prefeito e vice, aqui somos parceiros e irmãos, algo que nunca aconteceu. Agora é hora de fazer jus, e dedicar todo esforço a nosso povo.

PLN – Como foi o precesso eleitoral e o desafio de disputar o poder executivo contra as máquinas públicas do município e do estado?

RP – Muito difícil, não foram fáceis as humilhações. Mas garanto uma coisa, sentir o calor humano, a vontade de mudar, de mostrar que quem manda é o POVO, nos fortalecia. Nós temos a maior riqueza do mundo Deus é o POVO. Mas agora é hora de descer do palanque, mostrar serviço, fazer parcerias, buscar apoio do Governo, que tenho certeza que trabalhará conosco para transformarmos vidas, e esse é o verdadeiro papel do poder público, quem ganha é nossa cidade.

PLN – Qual mensagem o vice-prefeito Renaldo Prata deixa para os simãodienses?

RP – Agradecer a Deus e a confiança do POVO. Vocês são nossa força e vontade de seguir. Essa gestão é participativa, e junto com vocês seremos referência. Que essa oportunidade seja peça fundamental para nos tornarmos pessoas melhores. Daremos o melhor de mim. Muito obrigado por tudo e por tanto. Viva Simão Dias, minha terra amada.

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070