Cléverton Oliveira: “Capela tem uma gestão municipal bem consolidada”

7 de março de 2021 - 17:41, por Marcos Peris

Portal Lagarto Notícias

A entrevista dessa semana no Lagarto Notícias é com o secretário de Saúde de Capela, Cléverton Oliveira, ex-secretário de Saúde do município de Lagarto.

Portal Lagarto Notícias – Qual a trajetória de vida do cidadão Cléverton Oliveira?

Cléverton Oliveira – A minha trajetória se deu quando aos 14 anos saí de Lagarto para estudar o ensino médio no Colégio Agrícola, ao finalizar voltei por um curto período para Lagarto e surgiu a oportunidade de passar um tempo estudando em Salvador, consecutivamente mudando para morar em São Paulo por alguns anos, estudando e trabalhando, e surgiu a oportunidade de estudar um período na Europa, entre a Itália e a Suíça, se estendendo por alguns anos na cidade de Nairobi na África, trabalhando numa escola italiana, para filhos de italianos que moravam lá. Em seguida voltei para Itália por pouco mais de um ano e retornando para o Brasil, inicialmente para São Paulo e em alguns meses indo morar em Belém no Pará, até meados de 2009, vindo inicialmente para Sergipe passar alguns meses e fui ficando até os dias de hoje. Nesses períodos sempre buscando e priorizando a vida profissional nas áreas privadas e públicas. Bem como em graduações e especializações nas áreas que sempre atuei e atuo até os dias de hoje.

PLN – Como o senhor descreveria a sua passagem pela Secretaria de Saúde de Lagarto na segunda gestão do ex-prefeito Valmir Monteiro?

CO – Voltando a Lagarto no ano de 2009, meses depois, fui convidado pelo ex-prefeito Valmir Monteiro para compor a sua gestão. Já atuava na administração pública há mais de uma década quando morei em Belém. Sendo que, lá foram passagens no executivo e legislativo estadual, nas áreas do Gabinete do Governador, Casa Civil, Ação Social e Saúde. Em Lagarto iniciei como assessor técnico das secretarias de Administração e Planejamento, em seguida fui convidado para assumir a secretaria de chefia de gabinete do prefeito, posteriormente a secretaria de Comunicação e por quase dois anos a secretaria de Educação. Isso na primeira gestão do ex-prefeito Valmir Monteiro. Já na sua segunda gestão fui designado para ser secretário Adjunto da Saúde e depois de alguns meses com o secretário tendo entregado o cargo, o ex prefeito Valmir me convidou para assumir a pasta. Desde o início foi um grande desafio. Porém, juntamente com toda equipe, consolidamos um trabalho, com projetos, programas e ações que promoveram humanização e as soluções de inúmeros problemas que encontramos ao assumir a secretaria de Saúde. Trouxemos o usuário a fazer parte conosco da gestão e ir em busca das soluções apresentadas. Por isso, sem nenhuma vaidade, pois todos que me conhecem sabem que não vivo disso, sabem o que era a saúde pública em Lagarto até final de dezembro de 2016 e como deixamos consolidada positivamente, e principalmente humanizada ao sair em março de 2019.

PLN – Assim que deixou a gestão em Lagarto, em qual setor o senhor desenvolveu suas atividades?

CO – Quando saí da secretaria de Saúde em março de 2019, fui convidado a trabalhar na assessoria do deputado estadual Ibrain Monteiro na Assembleia Legislativa e no início de 2020, fui convidado a trabalhar na Secretaria de Estado da Saúde na área hospitalar. Que para mim foi mais que satisfatória, por já ter atuado em Belém nessa área e também no período que estive na  Fundação Hospitalar de Saúde por mais de quatro anos, quando fui coordenador administrativo e operacional no Hospital Regional de Lagarto. Nesse tempo, também fui convidado a assessorar a prefeita de Riachão do Dantas, Simone Andrade, uma gestora e amiga que tenho uma enorme admiração e respeito. Para minha surpresa, em agosto de 2020, por indicação técnica, fui convidado para assumir a secretaria de Saúde do município de Carmópolis, sendo um grande desafio pela situação que encontrava-se o município, passando por uma interdição judicial. Mas que, com o apoio e confiança do prefeito, José Augusto, que assumia a gestão, e fez um excelente trabalho em poucos meses, juntamente com toda equipe da secretaria da Saúde, conseguimos atender e melhorar os processos de saúde para os nossos usuários, promovendo uma saúde digna e também humanizada.

PLN – O senhor é o atual secretário de Saúde de Capela, como surgiu o convite para trabalhar na gestão da prefeita Silvany Mamlak?

CO – Então! Se cogitava nos bastidores da gestão que eu estava em Carmópolis, que continuaria na secretaria. Porém, em nenhum momento houve a conversa oficial pós eleições. Foi quando numa quinta-feira, quatro dias após as eleições recebi o convite da prefeita de Capela, Silvany Mamlak para conversarmos na segunda-feira seguinte. Conversamos, expomos nossas formas de trabalho e logo em seguida se concretizou a minha ida para o município de Capela.

PLN – Nesses mais de 50 dias à frente da gestão de saúde em Capela, o que o senhor destacaria de positivo na área?

CO –  Capela tem uma gestão municipal bem consolidada. Temos uma prefeita atuante, que vai ao encontro da necessidade da população, que trabalha com compromisso, transparência e humanização. E mesmo com toda dificuldade que a maioria das prefeituras atravessam nos tempos de hoje, procura fazer o melhor. E nós como secretários e secretárias municipais sempre estamos harmoniosos e comprometidos também a dar o melhor, juntamente com os nossos colaboradores em proporcionar o melhor à nossa população. Nesse contexto, encontramos os serviços de saúde bem consolidada e o nosso trabalho está sendo dar continuidade e procurar a cada dia melhorar com novas ações. projetos e programas.

PLN – No tocante à pandemia do Novo Coronavírus, qual tem sido o papel da prefeitura no enfrentamento à doença?

CO – A prefeitura de Capela, através da prefeita Silvany Mamlak fez e continua fazendo, de forma exemplar o enfrentamento, monitoramento, conscientização e ações de prevenção e proteção a população em geral. Sejam através das testagens, nos aconselhamentos, nas parcerias de estudos científicos junto a Universidade Federal de Sergipe. Passei por alguns setores ou cidades durante a pandemia, e pude constatar em Capela, uma cidade que não tem preconceito com a doença, que busca todos os meios de prevenção e proteção com transparência e responsabilidade.

PLN – A vacinação no município de Capela segue o ritimo exigido pelos órgãos responsáveis?

CO – Em relação a vacinação contra o Coronavírus estamos seguindo à risca o que foi preconizado juntamente ao plano nacional, estadual e ao nosso municipal. Sem esquecer as atualizações que são determinadas pela Secretaria de Estado da Saúde. Além disso, a nossa prefeita autorizou a parceria junto a Universidade de Sergipe, o estudo técnico científico para a testagem pós vacinação.

PLN – Como tem sido o comportamento da população capelense frente à pandemia?

CO – Como falei anteriormente, foi trabalhado e continuamos trabalhando, com muita clareza e transparência os riscos que o vírus trás, as formas de prevenção e proteção que todos tem que ter individualmente e nos seus ambientes que estão inseridos. Claro que existem aqueles que ainda são teimosos. Porém, a maioria da população tem esclarecimentos e procuram nossos serviços sempre, sejam para atendimentos para diagnósticos, bem como para esclarecimentos e dúvidas.

PLN – Na sua concepção essa crise vivida em virtude da Covid-19 será douradoura ou terá fim ainda em 2021 com a vacina?

CO – Acreditamos que, com a imunização em massa todos esses transtornos acerca da pandemia diminuirão. Nos preocupa o fato do vírus aqui no Brasil e já no nosso estado ter tomado novas formas de variantes. Mas também nos dá conforto que profissionais da área da saúde, através da ciência, já estão trabalhando acerca de contorna-las. Também é preocupante nessas última semanas o aumento de casos e os agravantes. Principalmente no grande número de pacientes graves internados na rede hospitalar, seja pública que privada. Rezamos e estamos fazendo a nossa parte, da melhor forma possível que consigamos vencer essa pandemia, e, enquanto ainda não formos imunizados, continuarmos e intensificarmos as formas de prevenção e proteção ao vírus.

PLN – Como membro da equipe da prefeitura, como a gestão pretende se comportar no pós-pandemia?

CO – Algo que eu admiro na nossa gestora em Capela, por mais que atravessemos momentos difíceis, como todos os outros municípios, é a esperança e a coragem que ela tem em proporcionar e levar o melhor para população, e que, todos nós também que estamos na gestão, com o apoio dela, não medimos esforços. Os desafios estão sendo enormes, mas não podemos fraquejar. Acredito que, essa provação que todos nós estamos passando, é para fortalecimento, pois não podemos parar diante das dificuldades. O pós-pandemia também será um grande desafio. Mas tenho a certeza, em Deus, que teremos sabedoria e mais determinação, para juntos reconstruirmos o que foi interrompido com a pandemia e a construção e consolidação de novos mecanismos em prol dos nossos cidadãos e cidadãs.

PLN – Qual mensagem de esperança o secretário Cléverton Oliveira deixaria para à população?

CO – Que não percamos a Esperança e a Fé. Que não nos deixemos abater por todos esses momentos difíceis que estamos vivendo atualmente.

Acredito que, as dificuldades, como também todos os finais, são oportunidades para que possamos recomeçar e nos renovarmos, na certeza que enquanto estivermos em pé e vivos, sempre pensando no bem coletivo, teremos capacidade de lutar e conquistar as melhorias que almejamos. Afinal, aprendi no decorrer da vida, que o segredo é nunca desistir.

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070