Clever Farias: “Escolhi Sergipe para viver e trabalhar em prol da melhoria da segurança e vida dos cidadãos sergipanos”

28 de março de 2021 - 17:02, por Marcos Peris

Portal Lagarto Notícias

A entrevista dessa semana no Lagarto Notícias é com o delegado de Polícia Civil de Simão Dias, Clever Farias de Oliveira Filho.

Portal Lagarto Notícias – Conte-nos um pouco da história de vida do delegado Clever Farias de Oliveira Filho.

Clever Farias – Nasci no município de Areia-PB no dia 15/10/1981 e vim residir em Sergipe com um ano de idade. Meu pai, Clever Farias, é natural de Estância-SE e se formou em Engenharia Agronômica na Universidade Federal da Paraíba, Campus Rural, com sede no município de Areia-PB, onde casou com minha mãe, Maria de Lourdes.

No ano de 1982, fomos residir no município de Frei Paulo-SE, onde meu pai iniciou o trabalho na antiga EMATER-SE, hoje Emdagro, onde se aposentou.

No ano de 1985, meu pai foi transferido para Riachão do Dantas, onde passei minha infância com muita alegria, sendo que estudava em Lagarto, no “Grêmio Escolar Pequeno Príncipe”.

Eu guardo os municípios de Riachão e Lagarto em meu coração, pois foi onde cresci, fiz amizades e gravei os valores de humildade…

PLN – Como surgiu o interesse em seguir carreira na área da Segurança Pública?

CF – Ingressei no curso de Direito na Unit de Aracaju no ano 2000, quando abriu o concurso para o cargo de Agente de Polícia, nível médio na época, onde fui aprovado e comecei a trabalhar em 2001.

Ainda estava no início do curso de Direito e fiz o concurso para ter uma renda, contudo me apaixonei pela carreira policial e almejei a carreira de Delegado, onde fui aprovado em 2006 e empossado em 2009.

PLN – O senhor foi aprovado no concurso da PRF em outro estado, mas optou por ficar em Sergipe. Por qual motivo?

CF – Fui aprovado no concurso da PRF em 2005 e convocado para a academia de formação em Fortaleza, contudo optei por ficar em Alagoas no cargo do TRE para ficar mais próximo da família e aguardar a nomeação para o cargo de Delegado de Polícia, que era a realização de meu sonho.

PLN –  Quais a cidades de Sergipe que já trabalhou como Delegado?

CF – Iniciei em Poço Redondo, seguidos de Pacatuba, Brejo Grande, Ilha das Flores, Carira, Salgado, Itabaiana, Lagarto, Tobias Barreto, Riachão do Dantas e Simão Dias.

Em 2015 fui lotado na Delegacia Regional de Lagarto e em 2016 fui o único Delegado do Brasil selecionado a trabalhar na segurança aproximada do revezamento da tocha olímpica e depois também atuei nos jogos olímpicos do Rio de Janeiro.

PLN –  Como tem sido o trabalho desenvolvido por  Clever Farias à frente da Delegacia de Simão Dias?

CF – Tem quatro anos que estou trabalhando na Delegacia de Simão Dias, período esse em que melhoramos a taxa de elucidação das autorias dos crimes, com resultado morte, para 91%, sendo uma das mais eficientes do país, e batemos recordes na recuperação de aparelhos celulares, sendo 46 aparelhos no ano de 2020 e em 2021 já recuperamos 29 aparelhos.

Também inovamos na assistência psicológica à população de Simão Dias, através da Delegacia de Simão Dias, por meio do convênio firmado com a Universidade UNIAGES.

PLN –  Qual a atuação da PC no enfrentamento a roubo de moto em Simão Dias?

CF – Tivemos 23 roubos de motos registrados no ano de 2020 em Simão Dias com a recuperação de 10 motocicletas e desarticulação de uma organização criminosa com a prisão de sete criminosos que residiam em Maruim, em sua maioria, e eram especializados no roubo, adulteração e comercialização dos ciclomotores com notas falsas de leilão.

Após essa atuação, estamos com níveis controlados de roubos de motocicletas em nosso município, destacando também a atuação da Polícia Militar local que atua em conjunto com a Polícia Civil.

PLN –  Recentemente, o senhor foi recebido pelo prefeito Cristiano Viana, qual tipo de parceria poderia ser fechada entre a gestão municipal e a Polícia Civil?

CF – Formalizamos um acordo de cooperação entre a nova gestão da prefeitura de Simão Dias e a SSP, para o fornecimento de servidor de serviços gerais, limpeza, manutenção, em casos emergenciais, e alimentação para os policiais civis.

PLN –  Como descreveria a passagem pela  Delegacia de Riachão do Dantas?

CF – Do mês de outubro de 2019 a julho de 2020, além de Simão Dias, também assumi a titularidade da Delegacia de Riachão do Dantas. Foi um momento de grande realização pessoal contribuir com a melhoria de segurança do município, onde passei minha infância e sempre guardarei no meu coração aquela cidade e aquele povo.

Conseguimos desarticular uma organização criminosa que roubou uma camionete Hilux e realizou diversos roubos na região do Povoado Volta, zona rural de Riachão, conhecida como “Região da Laranja”. Após essa ação policial, a população local ficou mais tranquila e confiante em nosso trabalho.

PLN –  A Alese, através do deputado Samuel Barreto, aprovou um Título de Cidadão Sergipano para Clever Farias, qual o sentimento em ser lembrado e homenageado pelo poder legislativo?

CF – Fiquei extremamente grato pela minha indicação, realizada pelo deputado Cap. Samuel, ao Título de Cidadania Sergipana e aprovado por unanimidade pela ALESE no dia 11/02/21.

Nasci no estado da Paraíba, mas escolhi Sergipe para viver e trabalhar em prol da melhoria da segurança e vida dos cidadãos sergipanos, com 15 anos dedicados à atividade policial em nosso amado Estado e, agora também, minha terra natal, conferida pelos representantes do povo sergipano.

PLN- Qual mensagem o delegado Clever Farias deixa para à população simãodiense?

CF – Peço sempre a Deus que me conceda humildade, sabedoria, equilíbrio, empatia, comprometimento com a população que precise de nossos serviços, sempre buscando melhorar o atendimento a todos os cidadãos. Falo para minha equipe que devemos tratar a população da mesma forma que gostaríamos de ser tratados, caso precisássemos ser atendidos em algum serviço público. Nossa missão é servir ao próximo.

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070