Geraldo Macêdo: “Cristiano é um líder da nova geração, prefere o diálogo”

18 de abril de 2021 - 17:16, por Marcos Peris

Portal Lagarto Notícias

A entrevista no Lagarto Notícias dessa semana é com o vereador e líder do prefeito na Câmara de Simão Dias, Geraldo Macêdo do PSB.

Portal Lagarto Notícias – Quais foram as suas principais preocupações nos primeiros 100 dias do seu mandato em Simão Dias?

Geraldo Macêdo – Observando o atual cenário, tive a preocupação de cuidar das pessoas, dar atenção aos pedidos dos simãodienses que me procuraram, principalmente referente a saúde e alimentação, tentei solucionar o que estava ao meu alcance. Ouvi muitos relatos de amigos e amigas que visitaram o meu gabinete, que me ligaram ou mandaram mensagens. Observei que muitas das vezes, as pessoas só querem um minuto de atenção, querem ser ouvidos, desabafarem. Nesse sentido, tenho me preocupado bastante.

PLN – Dentro da ótica legislativa, quais ações o senhor poderia destacar já apresentadas em prol da população?

GM – Tenho 15 indicações aprovadas por unanimidade, protocolei pedidos de pavimentação em paralelepípedos para o Pau de Colher, Coração de Maria e Estrada do Açude ao lado do Estádio Estadual de Simão Dias, solicitei a perfuração de um poço artesiano no Paracatu do Meio, rede de esgoto no povoado Deserto, Conjuntos José Neves da Costa e Rivalda Silva Matos, melhoria no atendimento odontológico no município, extensão de rede de abastecimento de água na Aroeira, recuperação da estrada do Pirajá ao Jenipapo, regularização da coleta de lixo na comunidade do Cumbe I, entre outras. Tenho ouvido muito os cidadãos e cidadãs, tanto na câmara, quanto na rádio. Estou adequando um Projeto de Lei que será reapresentado em favor da causa animal.

PLN – Qual será a sua área prioritária de atuação no parlamento municipal?

GM – Tenho me esforçado para contribuir na área da saúde, assistência social, esporte, cultura e lazer. Mas, tenho logrado êxitos em algumas pautas referentes a saúde animal e recursos hídricos. O trabalho no parlamento municipal é muito amplo, as pessoas nos procuram para contribuirmos com várias demandas em prol das comunidades.

PLN – Em seu ponto de vista, quais os grandes problemas do município? De que forma seria possível solucioná-los?

GM -São vários os problemas, principalmente no que diz respeito aos impactos da pandemia, hoje muitas famílias estão necessitando do básico, sem condições de colocar alimento na mesa, observei que há uma necessidade urgente de uma política alimentar, para dar ao menos dignidade a essa gente. É necessário também, pensarmos em cursos profissionalizantes, para prepararmos a sociedade para o novo normal. Há um grande esforço para melhorar o atendimento na saúde, humanizando e cuidando melhor das pessoas. Buscarmos alternativas para geração de emprego e renda, necessitamos também de uma política habitacional, pois o déficit é enorme, há mais de 08 anos não temos a distribuição de moradias dignas para o povo.

PLN – Com 100 dias de mandato, já é possível fazer uma leitura da sua representação perante à população?

GM -Sim. Tenho me adaptado bem a nova função, as pessoas estão observando minha maneira de agir no legislativo. Não mudei minhas convicções. Tenho autonomia, mesmo líder do prefeito, para pautar os assuntos de acordo com o que penso, tenho liberdade para opinar, consegui um bom diálogo com os demais edis, mesmo eles oposicionistas. Conquistei a confiança de todos pela sinceridade nas discussões, respeito as opiniões contrárias, mesmo não compactuando às vezes, mas notei que foi uma adaptação positiva até aqui. Buscarei sempre o diálogo.

PLN – Em seu primeiro mandato como vereador de Simão Dias, o senhor foi escolhido para ser o líder do prefeito na Câmara Municipal, como ocorreu o processo para escolha do seu nome para a função?

GM – Temos bons nomes no partido, representantes históricos a exemplo do vereador Rogério, a chegada de Pequeno ao grupo agregou muito, criamos estratégias e vencemos um pleito difícil, a ascenção de Aninha do Triunfo e a minha vitória nas urnas. Pois bem, o líder natural seria Rogério, mas membros titulares da Mesa Diretora, não podem assumir essa função. Pequeno foi convidado para ser secretário municipal e Aninha, assim como eu, recém-chegados no legislativo. Foram analisados, o poder de persuasão, o discurso político e a experiência de outras campanhas eleitorais na região. Mas, compartilho com Aninha e Rogério essa função, sempre busco orientações, estamos em sintonia.

PLN – Como tem sido a relação administrativa entre os Poderes Executivo e Legislativo?

GM – Harmoniosa. Cristiano é um líder da nova geração, prefere o diálogo. Nossa presidenta Irailde, também é muito atenciosa com os pares e assuntos mais delicados para uma discussão. Temos um ótimo entendimento, respeitamos a independência dos poderes, sempre dialogamos para encontrarmos os melhores caminhos.

PLN – O seu agrupamento, através do PSB, elegeu três vereadores, e mesmo assim conseguiu eleger à Mesa Diretora, como o vereador Geraldo Macedo analisa essa façanha política?

GM – Tínhamos Rogério como o nosso candidato a presidente da câmara, pela sua história e honestidade dentro do PSB. Eu, recém-chegado não quis ser um impasse nessa escolha, contribui para fazermos maioria e ajudarmos Cristiano a administrar. Pequeno também, foi muito solícito, não colocou empecilhos. Então, pedimos para Rogério pavimentar sua candidatura, dando todo o suporte ao mesmo. Rogério inicialmente conseguiu dialogar com os vereadores Delson e Nelsinho, depois Abraão. Tínhamos 06 votos, o que já era uma grande vitória, mas precisávamos de mais um, aí apareceu a vereadora Irailde Souza e fechamos questão em torno do seu nome. Quero aqui, reconhecer a atitude republicana do vereador Rogério, que entendendo a importância de ganharmos a presidência, recuou das suas pretensões naquele momento.

PLN – Qual avaliação o vereador Geraldo Macedo faz dos 100 dias de gestão do prefeito Cristiano Viana no município?

GM – Diante do que encontramos, tenho uma avaliação positiva. O gestor anterior vendeu muita ilusão para o povo, conseguiu passar uma imagem de progresso que não existe. Encontramos parte da frota de veículos sucateada, um descontrole no combate a Covid, a assistência social totalmente abandonada, farmácia básica sem medicamentos, desorganização na feira livre, sem um metro de fio no setor de iluminação pública, dentre tantos outros problemas. Cristiano se preocupou inicialmente em pagar em dias e até de forma antecipada aos servidores, criou uma agenda positiva para perfuração, ativação ou reativação de poços artesianos, conseguiu sair de alguns aluguéis e gastos supérfluos, tem economizado. Agora, tem iniciado de verdade a sua gestão, implantando um ritmo de ações que atendam de maneira eficaz a população. Eu acredito muito no sucesso da administração Cristiano e Renaldo.

PLN – Como avalia o trabalho da prefeitura no tocante enfrentamento à pandemia da Covid-19?

GM – Positivo. Diminuímos significativamente o número de casos ativos, aumentaram a capacidade de atendimento dando prioridade a abertura de um centro de triagem exclusivo para casos suspeitos, com atendimento diário das 8h às 16h, reorganizaram os espaços na feira livre. A antecipação de sábado para sexta da feira livre, mesmo evidenciando algumas críticas de feirantes e marchantes, tem contribuído para a diminuição de casos no município. Então, reconheço o trabalho eficaz das vigilâncias sanitária e epidemiológica, além dos esforços da secretaria de saúde e seus colaboradores.

PLN – Voltando ao pleito de 2020, qual sua avaliação sobre o resultado das urnas em Simão Dias, principalmente para à Câmara de Vereadores?

GM – Pelo que trabalhamos, construímos e ouvimos nas ruas antes, durante e após o pleito, foi um resultado muito positivo. Em especial, falando da minha vitória nas urnas, que contou com uma série de fatores: a minha família, que foi peça importantíssima, a rádio que levou o meu nome aos quatro cantos do município, aos amigos e amigas que se somaram na caminhada. E a renovação nos quadros foi uma resposta da própria sociedade que almeja poderes mais participativos, independentes e que busquem resultados em prol da coletividade.

PLN – No próximo ano acontece as eleições estaduais, o vereador Geraldo Macedo já definiu posicionamentos para o pleito?

GM – Sim. Apesar dos bons amigos que construí na política a nível de estado, estou líder do prefeito Cristiano no legislativo, Cristiano é o nosso líder no município e estarei junto com ele, seguindo as orientações do grupo.

PLN – Qual mensagem o senhor deixa para à população simãodiene?

GM – Gratidão. Não tenho outra palavra. Desejar dias ainda melhores, que todos consigam se cuidar, cuidar dos seus e proteger o nosso município nestes tempos de pandemia. Que possamos nutrir a esperança em dias de paz, amor, harmonia e união. Seremos sempre fortes, se pensarmos sempre coletivamente. Abraços.

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070