Aninha do Triunfo: “Quero fazer um mandato ativo, participativo e construtivo para à população simãodiense”

6 de junho de 2021 - 17:14, por Marcos Peris

Portal Lagarto Notícias

A Entrevista no Lagarto Notícias dessa semana é com a vereadora do PSB, Ana Maria Oliveira Santos, conhecida por Aninha do Triunfo. A parlamentar abre o ciclo de entrevistas do LN em comemoração aos 131 anos de Emancipação Política de Simão Dias.

Portal Lagarto Notícias – Quem é Ana Maria Oliveira Santos, conhecida por Aninha do Triunfo? Conte-nos um pouco de sua história de vida.

Aninha do Triunfo – Uma sergipana, simãodiense de  35 anos, filha do sr. Manoel Santos (Manoel de Zéze Paulo), homem simples e humilde, e de dona Ana Oliveira Santos (Donana costureira e bordadeira), mulher forte destemida e que acredita que o impossível e só questão de opinião. Sou a caçula dos 9 filhos que meus pais sempre com muita humildade, exemplo, sabedoria e religiosidade nos criou. Simãodiensse com muito orgulho,  nascida e criada na comunidade Aroeira onde lá meus pais tinham sua renda proveniente da agricultura familiar e ainda minha mãe muito guerreira fazia beijus, cocadas, costurava e bordava para pessoas humildes e até da alta sociedade das cidades circunvizinhas. Eu  uma garota muito autêntica e sonhadora com a independência financeira, era ousada, mesmo que  meus pais não aceitavam eu pegava produtos a prestação para revender desde os 10 anos.

No ano de 2008 meus pais objetivando melhores condições de saúde para minha mãe (asmática) e para minha vó Chiquinha (cadeirante),  mudamos para o povoado Triunfo, aqui lembro do meu irmão Rafael que contribuiu para a realização desse sonho da minha mãe em ajudar na comprar da casa, logo no ano seguinte, 2009, eu com apenas 14 anos vim em um relacionamento uma liberdade tão desejada, que não tinha na casa dos meus pais, irmãos muito ciumentos e pais muito protetores (risos), eu não entendia o quanto eles mim amavam e queriam o melhor para mim, me cercando de cuidados e limites.  Então eu com minha crença   fui morar com o Cleber Jackson, hoje pai dos meus maravilhosos, abençoados e valorosos filhos, o José  Jackson com 17 anos e o David Emanoel  com 10 anos.

Então achei eu que o fato de morar com alguém mim daria tudo que não tinha na casa dos meus pais, ou seja,  liberdade e independência financeira, mas não foi bem assim, pelo contrário. São diversos detalhes que não dar para descrever tudo isso aqui, mas só sei de uma coisa que foi através de muitas lágrimas derramada, noites em claro, muito peso nesses braços, muitas estradas percorridas a pé, muito sol e muita chuva sobre mim que consegui entender que só os meus estudos e é claro com meu próprio giro que eu realmente poderia alcançar minha tão sonhada  liberdade e independência  financeira.

Ressalto aqui a comunidade da Cova da India, Poço Verde, a comunidade ao qual é testemunha de muitas das  minhas lutas, entre a oportunidade de ser uma faz de tudo no supermercado em Simão Dias, manicure, doméstica, vendedora de  ovos, de geladinho, colaboradora  no plantio de palmas, na limpeza da roça, merendeira, servente, sacoleira de diversos produtos, educadora popular e professora regular!

Foi só em 2005 que voltei aos estudos, ensino médio normal, eu já carregava comigo o meu primogênito com 2 aninhos, foram anos de muita luta e desafios, mas eu tinha uma força que nem eu mesma entendia da onde vinha, de 2006 a 2009 trabalhei em um projeto de alfabetização chamado Mova Brasil – Instituto Paulo Freire. Foi também no ano de 2006 que pude colocar em prática mais um sonho através do meu irmão Rafael, que era ter meu próprio negócio e fixo, a ‘Aninha Variedades’, porque até aí, nas horas extras eu ainda saia vendendo minhas ‘bugigangas’ de casa em casa. Em  2008 tive a melhor das minhas experiências educacionais onde tive o privilégio de ser contratada e trabalhar na Escola Martiniano José de Souza no povoado Aroeira, escola onde conclui meu ensino fundamental menor e ainda substituir minha querida professora Helena, foi de uma enorme responsabilidade e satisfação. Em meu segundo filho nasceu e nasceu com ele a realização de possuir minha casa própria.  Até o ano de 2015 trabalhei em escolas municipais simãodienses  e pocoverdenses. Só em 15.08.2015 que celebrei com minha família e amigos a minha tão sonhada formatura em licenciatura em Pedagogia, costumo dizer que, sei e sinto que Deus é maravilhoso em minha vida, eu não sou de planejar, porém sei o quanto é necessário, mas ele cuida de tudo! Lembro que no ano de 2015 eu sentia uma necessidade imensa dentro de me em fazer algo social, não sabia como começar, então surgiu a necessidade da organização do evento para a igreja de São Judas Tadeu, depois o evento para o amigo Zé Raimundo e aí foi surgindo mais e mais e as ações se tornaram rotineiras e assim um amigo fez o convite a me filiar a um partido, inicialmente não quis, mas acabei aceitando. Posteriormente fui convencida a participar do pleito eleitoral em 2016 faltando apenas 2 dias para convenção, eu acabei entrado sabendo que a vitória seria algo impossível, mas eu sabia que iria lutar e dar o meu melhor e assim fui escolhida por 321 amigos de confiança. Em 2020 mais uma vez participei do pleno eleitoral, período muito difícil em vários aspectos, mas, 629 amigos depositaram sua confiança democraticamente em mim, foi lindo, muito lindo. Quando eu paro para pensar na grandiosidade de todos esses amigos chego a mim emocionar, infelizmente não consegui me eleger, e agora por apenas 8 votos, fiquei sendo a primeira suplente, talvez deveria ter mim dedicado mais, penso.  Com o convite do prefeito ao vereador Claudiano Soares para assumir a pasta de Administração, Planejamento e Orçamento eu tive a oportunidade de estar vereadora na minha querida e amada cidade, inicialmente com muito medo, receio, mas a coragem de que nunca me fez desisti de nada, aceitei, sou uma sonhadora e eterna aprendiz em busca de fazer e servi o melhor possível para nossa gente.

PLN – Como tem sido o trabalho nesses cinco meses de mandato parlamentar em Simão Dias?

AT – Cinco  meses de muitas descobertas, aprendizado! Tem sido tudo muito novo, horas assustador, horas desafiador, horas gratificante… Mas acima de tudo, venho aprendendo muito! Confesso que estou nessa fase de adaptação dos inúmeros papeis que as vezes nos é exigido, a uma cultura política local que nos limita a determinadas tarefas ou até exige outra tantas que não nos cabe! Resistindo  a determinadas práticas que não condizem com meus princípios, e assim sigo tentando e lutando para fazer o bem pela coletividade e não pela individualidade.

PNL – Quais são as suas principais preocupações do mandato em relação à população simãodiense?

AT – Em ser um mandato ativo, participativo e construtivo com todos aqueles que mim procuram, quero fazer o meu melhor. É claro que sei quê infelizmente não consigo abranger a todos e a tudo! Ainda estou mim adaptando e aprendendo o funcionar de todo sistema, quero sair e deixar sentido ao tempo que passei no legislativo da minha amada cidade!

PLN – A senhora faz parte da base de sustentação ao prefeito Cristiano Viana na Câmara, qual a relação entre os poderes legislativo e executivo, atualmente?

AT -Acredito que uma relação saudável  entre o legislativo e executivo é um ponto de extrema importância  para o gerir da gestão, pois a união, o diálogo, e as discussões desempenhar formas harmoniosa e comprometida com o bem coletivo. É natural que tenham opiniões e formas diferentes de ser e de se posicionar, isso que faz nossa escolhas e decisões mais fortes.

PLN – Aninha do Triunfo obteve 629 votos nas eleições de 2020 e ficou na suplência, porém assumiu a titularidade com o licenciamento do vereador Pequeno Soares. Como se deu esse processo de sua ascensão ao poder legislativo?

AT – Inicialmente, quando recebi a proposta fiquei apreensiva, pensei até em não aceitar, devido a responsabilidade, pois, não só estaria mais na expectativa  só de atender aos que confiaram em mim, mas também aos que confiam no excelente trabalho desempenhado por Pequeno Soares. Mas, foi com a confiança do povo, com o diálogo com as pessoas que confio, e a força da gestão e do próprio Pequeno Soares, e a demonstrações de confiança em mim, de todos eles, foi o que me motivou a aceitar.

PLN – A campanha do ano passado era o que a senhora esperava?

AT – Acredito que é muito difícil ter uma certeza do resultado ou como ocorrerá todo pleito! Então não planejei, na verdade nem mim preparei, achei que não iria concorrer, no início da campanha ainda estava a mim recuperar de uma cirurgia e o meu corpo não estava 100%, sem falar da época pandêmica que vivenciamos, tempo incertos e atípico. Então o resultado foi muito lindo, sou muito grata a todos que DEMOCRATICAMENTE confiaram esses 629 votos de confiança, Deus também mim  abençoou com uma equipe maravilhosa que foi importantíssima, mas ainda acho que eu poderia ter mim dedicado mais na minha campanha. Tudo é aprendizado, né isso! 

PLN – Com a experiência adquirida nesse início de mandato, Aninha do Triunfo já se sente preparada para disputar um novo mandato em 2024?

AT- Bom… acredito que é muito cedo para falar em 2024, vamos construir o agora e pensar que no futuro tudo pode acontecer! É claro que a experiência será outra! Tudo nas Mãos de Deus!!

PLN – Qual a avaliação a senhora faz do trabalho da prefeitura municipal mediante à pandemia do Novo Coronavírus?

AT- Vejo e acredito que tem sido comprometida, sempre em busca de caminhos e melhores soluções! A vacinação tem ocorrido de forma eficaz e responsável. Acredito que neste momento  precisamos é de mais responsabilidade da população em entender que os cuidados parte de cada um de nós.

PLN – Embora seja ainda cedo para fazer esse tipo de avaliação, mas como a senhora avalia a gestão do prefeito Cristiano Viana?

AT – Tem sido uma gestão muito atuante e comprometida com toda sua gente. Vejo que mesmo em  um momento atípico, de um governo federal descrente, sempre temos notícias e ações positivas a nível municipal, a educação está ativa novamente, tentando recuperar um ano de inatividade, isso é esperança, isso é resistência e sem dúvida isso é mérito da nossa gestão! Vacinas a todo vapor!   Trabalhos sociais a todo vapor! Concurso já! Isso é  trabalho, dedicação para toda nossa gente!

PLN – A senhora é aliada do deputado Luciano Pimentel, como descreveria a aliança com o parlamentar em prol de melhorias para Simão Dias, em especial o seu povoado Triunfo?

AT – O deputado estadual Luciano Pimentel é um homem de muita responsabilidade, é muito presente em nossa cidade e é comprometido com nossa gente, inclusive já fez diversas indicações na Assembleia Legislativa cobrando das autoridades soluções para alguns problemas, inclusive na minha página do instagram tem postada algumas delas. Nos próximos meses a nossa cidade receberá doações por emenda parlamentar dele e ele se comprometeu comigo e toda minha comunidade que no ano de 2022 ele destinará emendas para a compra de uma ambulância para ficar disponível aqui e atender todas as comunidades vizinhas. Então nossa parceria é coletiva e acredito que isso tem fortalecido nossas alianças para grandes futuras realizações para melhoria de vida da nossa gente.

PLN – Qual mensagem a vereadora Aninha deixa para à população de Simão Dias nesses 131 anos de Emancipação Política do município?

AT – Minha queria Simão Dias! Terra querida! Que carrega no nome a força de uma representação de coragem, do grande Vaqueiro Simão Dias! Me orgulho em dizer que faço parte de uma cidade que foi berço de grandes nomes políticos do nosso estado Sergipano! Me orgulho de ser terra de uma cultura popular rica e artística! Tão cheia de receptividade e aconchego, terra tão amada que celebra seu aniversário no dia que é símbolo do amor, Dia dos Namorados !

Queria poder celebrar como sempre houve nas nossas tradições, festa de aniversário da cidade que era tradição  de união! Mas hoje, o momento nos exige ainda mais união!

A força da união que nos separa e nos aproxima não em corpos, mas em consciências da preservação  de nossa saúde!

Por isso, acredito que essa é nossa resistência, diante da tristeza que vem nos acompanhando, nossa resistência é ser feliz com o que podemos no momento! Ter esperança é o nosso maior ato de resistência!

Fiquem em casa! Usem máscara! Cuide- se  e assim cuidará do seu próximo! Minha gratidão pela a oportunidade de ter sido escolhida para ser entrevistada ao Portal Lagarto Noticias.

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070