Cristiano Viana: “Todos os nossos esforços são para salvar vidas”

13 de junho de 2021 - 17:52, por Marcos Peris

Portal Lagarto Notícias

O entrevistado do Lagarto Notícias, na série de entrevistas em comemoração aos 131 anos de Emancipação Política de Simão Dias, é o prefeito do município, Cristiano Viana (PSB).

PLN – Como o senhor avalia esses seis meses à frente da Prefeitura de Simão Dias?

CV – Meses de dificuldades, aprendizagens, reflexões, mas com grandes planejamentos para colocar nosso plano de governo aos poucos em ação. Em menos de dois meses de governo perdi meu segundo irmão para a Covid-19 e psicologicamente sofri alguns abalos, mas continuo caminhando no ritmo da fé para cumprir com minha missão junto ao povo de Simão Dias.

PLN – Já é possível identificar qual é a maior necessidade do município?

CV – Há tempos que identifiquei e agora só fiz confirmar: É preciso cuidar das pessoas. Temos diversas necessidades nas diversas áreas, mas precisamos dar celeridade as vacinações, ampliar os serviços no Centro de Triagem de Síndromes Gripais, cuidar da economia do município lutando para que essa pandemia termine e que a partir de 2022 possamos efetivar outras políticas essenciais para o desenvolvimento de nossa cidade.

PLN – Ao longo desse período inicial, quais foram as principais ações do prefeito Cristiano Viana em prol da população?

CV – Criamos o Centro de Triagem de Síndrome gripais, investimos na recuperação das estradas vicinais e da iluminação pública, manutenção e perfuração de poços artesianos, descentralizamos a farmácia básica para o Povoado Curral dos Bois, distribuímos kit’s de merenda escolar, bem como, cestas básicas para as famílias vulneráveis. Estamos reorganizando o trânsito, diminuindo as despesas com os contratos, pagando os salários dos servidores em dia e organizando o concurso público que será lançado em breve. Vamos ampliar ainda os serviços da farmácia básica, estamos destravando obras e em breve colheremos frutos das emendas parlamentares destinadas para Simão Dias por diversos deputados e senadores.

PLN –Quais as áreas do município, o senhor entende que precisa de mais atenção durante os 4 anos de gestão?

CV – Todas às áreas merecem nossa atenção, mas nos próximos anos teremos que investir cada vez mais na pasta da Saúde, por isso, juntamente com meu vice-prefeito, Renaldo Prata, decidi por investir na aquisição da máquina de raio-x e ultrassonografia, na ampliação da compra de medicamentos, na contratação de mais médicos e outros serviços também serão ampliados como: fisioterapia, equoterapia, do programa melhor em casa, Centro de Especialidades, CAPS, dentre outros. Vamos também adquirir novas ambulâncias e outros veículos para dar suporte as equipes de servidores públicos.

PLN – O seu grupo político faz oposição ao Governo do Estado, o senhor pretende solicitar investimentos para o município ao governador Belivaldo Chagas?

CV – Já solicitei diversas obras e tenho feito outros pedidos ao Governo do Estado. Para administrar Simão Dias não pode existir grupo de oposição ou situação, mas sim, daqueles que querem servir ao povo que é o verdadeiro dono do poder.

PLN – Como Cristiano Viana pretende atuar para conseguir trazer recursos de outras esferas de governo para Simão Dias?

CV – Sim! Estive em Brasília e percorri diversos gabinetes em busca de recursos para Simão Dias. Temos diversos amigos e autoridades comprometidas com o desenvolvimento de nossa terra e em breve anunciarei todos os recursos conquistados, mas posso adiantar que já conseguir cerca de 3 milhões de reais para diversas áreas e objetos.

PLN – Qual avaliação Cristiano Viana faz no tocante a atuação do quadro de secretários?

CV – Nossos secretários municipais são comprometidos com o nosso governo e tem demonstrado celeridade e força de vontade para dar ritmo ao nosso governo. Tenho cobrado diariamente que as metas sejam cumpridas e que a população seja atendida de forma humanizada.

PLN – O seu agrupamento elegeu apenas três vereadores para o parlamento, mas mesmo assim conseguiu fazer o presidente da Câmara, como tem sido a relação dos poderes executivo e legislativo?

CV –  Nossa relação é de respeito mútuo. Apesar de contar com o apoio direto de apenas sete vereadores que dão sustentação ao nosso governo, tenho ótimo diálogo com todos os parlamentares e busco atendê-los e ouvir os diversos pleitos para poder direcionar as políticas públicas.

PLN – O país passa por uma pandemia do Novo Coronavírus e dentro desse contexto como tem sido o trabalho da administração no enfrentamento à doença?

CV – Todos os nossos esforços são para salvar vidas. Vivemos dias de incertezas, mas como gestor tenho que enfrentar essa pandemia analisando os dados diariamente e investindo em atendimento médico, compra de oxigênio, medicamentos e buscando sempre dar celeridade as vacinas que são enviadas pelo Governo Federal. Iremos vencer essa pandemia juntos e vamos evitar perder mais amigos.

PLN – Como tem sido o trabalho para retomar as aulas nas escolas municipais de forma segura?

CV – Estamos trabalhando de forma remota. Nossos professores e todo corpo escolar tem buscado atender a demanda dos nossos alunos e decidimos que só retornaremos para as aulas presenciais em comum acordo com todos e de forma totalmente prevenida para evitar a ampliação do contágio. Temos responsabilidade e não abriremos mão de nenhuma vida dos simãodienses.

PLN – Com o avanço da vacinação em Simão Dias, o senhor acredita que a vida possa voltar ao normal ainda em 2021?

CV – Espero que já nesse segundo semestre os casos de contágio possam diminuir. Nosso planejamento é que com a vacinação em massa – que depende do Governo Federal – os simãodienses poderão retornar as aulas, aos seus trabalhos, lazer e outros logo em breve. Sou otimista que 2022 poderemos voltar a abraçar nossos amigos e irmãos de Simão Dias.

PLN – Qual mensagem de confiança o senhor deixa para à população nos 131 anos de emancipação política de Simão Dias?

CV – Que o nosso Pai Eterno nos permita sair dessa pandemia nos próximos meses e que possamos recuperar nossa autoestima, trabalhando, estudando, vivendo ao lado de nossa família, construindo sonhos e lutando pelos ideais do nosso povo. Simão Dias é formado por gente brava e que não desiste e em 2022 poderemos comemorar nossa história de luta e tradição.

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070