Professor Abraão: “Cristiano Viana tem sido um prefeito do diálogo”

27 de junho de 2021 - 17:19, por Marcos Peris

Portal Lagarto Notícias

O quarto entrevistado da série de entrevistas do Lagarto Notícias voltada aos 131 anos de Emancipação Política de Simão Dias é o vereador do PSL do município, Professor Abraão da Conceição.

PLN – Nesses seis meses de mandato parlamentar, qual o sentimento do Professor Abraão da Conceição em relação ao trabalho na Câmara de Vereadores?

PA – Tem sido uma experiência inovadora e gratificante em virtude de ser o 1º secretário da mesa diretora. Tenho junto com a presidenta Irailde buscado um trabalho que fortaleça o papel do legislativo tratando a todos com respeito e fazendo valer o Regimento Interno e a Lei Orgânica. Os desafios são grandes. Sonho com a atualização desses dispositivos mencionados e com o Orçamento Impositivo. Pretendo de forma democrática e dialógica junto com a presidenta e com o Prefeito de Simão Dias avançar nessas legislações.

PLN – Quais proposituras o senhor já apresentou na Casa de Leis em benefício da população simãodiense?

PA- Neste primeiro semestre de mandato tivemos os seguintes projetos de lei, dentre outros:
• Lei que torna o Projeto RECA política pública de nosso município;
• Autoriza o Executivo Municipal recrutar estudantes da Rede Publica de Ensino Municipal e Estadual como estagiários;
• Impede que condenados por violência doméstica e familiar contra mulher assumam cargos públicos ou em empresas prestadoras de serviços pelo poder publico
• Cria o Conselho Municipal de Política desportiva do município de Simão Dias e dá outras providências. (demanda de nosso mandato junto ao Executivo)
As seguintes Indicações, dentre outras:
• Solicita a reformulação do Estatuto dos Servidores Públicos do município de Simão Dias
• Solicita informações sobre a possibilidade de se incluir Professores como prioritários na lista de vacinação para COVID-19.
• Solicitando que encaminhe Projeto de Lei a esta Casa autorizando o Executivo Municipal a comprar vacinas com eficácia comprovada contra o Novo Coronavírus (COVID-19).
• Solicita insalubridade para funcionários da limpeza pública.
• Solicita ao prefeito o cumprimento da lei Nº757/2018 que regulamenta o exercício dos mototaxistas.
• Solicita que disponibilize um profissional de saúde mental (psicólogo) para atendimento clínico no conselho tutelar.
• Solicita que realize a organização e fiscalização das cooperativas
• Solicita correção salarial e reajuste do Piso dos Professores

PLN – Ao longo desse período, o senhor já identificou as principais demandas do município de Simão Dias?

PA – Já sim. Temos uma demanda alta e crescente na área da saúde. Infelizmente as vagas disponibilizadas pelo SUS são desproporcionais a necessidade da população. De tal forma os recursos da saúde precisam ser otimizados para que possamos ofertar as especialidades demandadas pelo nosso povo. O trânsito de Simão Dias precisa avançar tanto na organização quanto na efetiva fiscalização. O Piso dos Professores precisa ser implementado e a correção salarial dos demais servidores municipais. As estradas vicinais da zona rural necessitam de uma política de recuperação planejada e que vá além de patrolar, adotando um serviço que anualmente defina quais serão recuperadas e no prazo de 4 anos tenhamos as estradas efetivamente trafegáveis. Dentre outras demandas, aqui destacando estas.

PLN – Como tem sido a convivência política e administrativa entre o seu mandato e o poder executivo local?

PA- Excelente. Cristiano Viana tem sido um prefeito do diálogo. Não votei, mas sempre nutri admiração e amizade, e tenho convicção da reciprocidade. Tenho buscado dar sustentação sempre que possível e necessário porque entendo que devemos colaborar com o desenvolvimento de Simão Dias e a política de atrapalhar já fracassou por duas vezes em ambos os agrupamentos majoritários de nossa cidade. Quando necessário já divergir, discordei, e até me posicionei de forma contrária. O importante é a harmonia e a autonomia dos poderes. Enquanto for considerado e respeitado politicamente estarei dando sustentação aos projetos que beneficiem o povo.

PLN – O senhor é o primeiro secretário da Câmara, como ocorreu esse processo de escolha?

PA – A eleição da Câmara simbolizou a autonomia do poder legislativo. Democraticamente os agrupamentos buscaram construir suas chapas para a disputa. Não fui convidado para compor a chapa vencida. Em conversa com a vereadora Irailde, entendendo sua história de 7 mandatos de vereadora sem nunca ter ocupado a presidência, bem como oportuniza-la esse momento, daí coloquei-me a disposição dela para construirmos uma chapa que representasse a maioria daquela Casa. E assim foi. De forma respeitosa e harmônica, sem diminuir o mérito de ninguém, disputamos e vencemos com o apoio de vereadores das outras agremiações partidárias (PSB, PSC, AVANTE). Claro que contamos com o apoio do Prefeito Cristiano Viana que de forma inteligente compreendeu o momento, recuou e acertou. Política se faz com soma e respeito.

PLN – Qual avaliação o vereador Professor Abraão faz da gestão do prefeito Cristiano Viana em Simão Dias?

PA – Uma administração que está começando. Que tem buscado servir ao povo com acertos e erros. Como todas que começaram e que precisam aprimorar e avançar. É muito cedo para uma avaliação mais precisa. Não dá pra comparar com outras administrações que tiveram tempo suficiente para se organizar e para fazer. Acredito que Cristiano Viana fará uma grande administração. Só depende dele! Força, garra, determinação e trabalho. Pontuo tão somente a necessidade de centralizar mais a gestão em seu Gabinete. Ele tem o coração bom, homem de bem e precisa tão somente trazer ainda mais para ele as maiores decisões e encaminhamentos.

PLN – Qual o posicionamento do vereador Professor Abraão perante à pandemia da Covid-19, a vacinação e enfrentamento realizado pelo poder público?

PA – A pandemia tem sido um verdadeiro labirinto para os gestores públicos visto que temos uma política nacional de saúde fraca e irresponsável. Estados e Municípios estão sofrendo com isso e por consequência a nossa população. Simão dias tem avançado e precisa ainda mais. Maior rigor na fiscalização e agora fazer cumprir a lei nº 933\2021 que institui penalidades (multas) para pessoas físicas e jurídicas que descumprirem o instituído pelas autoridades legais e sanitárias através dos decretos. Uma medida difícil e desafiadora, mas acertada pelo Prefeito Cristiano Viana. O momento não é de se fazer política, mas sim de cuidar da saúde e das vidas dos simão-dienses, afinal aqui já são 80 óbitos. Não dá mais para esperar pela conscientização, é preciso punir.

PLN – No tocante a 2022, o senhor já definiu os apoios para as eleições ou deverá se posicionar apenas no próximo ano?

PA – Quanto ao apoio para as eleições 2022 ainda não há definições. Ainda em construção e diálogo. Em fase de amadurecimento. Tudo pode acontecer. Breve estarei definindo. Irei ouvir TODOS e escolher o caminho que fortaleça nosso projeto em Simão Dias.

PLN- O senhor pretende continuar filiado ao PSL ou pretende mudar sigla assim que legislação eleitoral permitir?

PA – Quanto a permanência no PSL estou aguardando definições no âmbito nacional e estadual. Ainda é cedo para uma definição. Há possibilidades: de permanecer ou de sair. As conjunturas definirão.

PLN – Qual mensagem o vereador Professor Abraão deixa para população simãodiense nesses 131 anos de Emancipação Política do município?

PA – Deixo para o nosso povo o sentimento de paz, compaixão, alteridade e amor. Somos bons e trabalhadores, uma população firme\inteligente e que a cada dia prova isso em suas decisões. Rogo a Deus chuvas de bênçãos em todos nós e de forma especial a intercessão de nossa Padroeira Senhora Santana. Que todos busquem os cuidados individuais no enfrentamento ao COVID19 para que logo estejamos juntos, unidos e abraçados em prol a cada dia de uma Simão Dias mais próspera e feliz. Que o bom Deus abençoe e ilumine nosso povo, nossos Vereadores e nosso Prefeito Municipal.

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070