Thadeu Roriz: “Chegou o momento de contribuirmos com a odontologia para promover a harmonia, união e valorização da classe profissional”

8 de agosto de 2021 - 10:42, por Marcos Peris

Portal Lagarto Notícias

A entrevista da semana no Lagarto Notícias é com o Dr. Thadeu Roriz, Cirurgião-Dentista e pré-candidato à Presidência do Conselho Regional de Odontologia de Sergipe (CRO).

Portal Lagarto Notícias – Qual a trajetória de vida do profissional Thadeu Roriz?

Thadeu Roriz – Concluí o nível médio no Colégio Arquidiocesano Coração de Jesus em 1993, formei em Odontologia na turma de 1998.2 da Universidade Federal de Sergipe, em 1999 entrei na residência em Odontologia Hospitalar do Hospital das Clínicas da USP-SP, entrei no Mestrado em 2001 e no Doutorado em 2006. Tenho especialização em Odontologia para Pacientes Especiais, Periodontia, Habilitação em Odontologia Hospitalar, Laserterapia Sedação Inalatória com Óxido Nitroso. Tive experiência na gestão do ensino como coordenador de curso de graduação, assim como também na gestão em hospital público da Fundação Hospitalar de Saúde como superintendente. Atualmente atuo em consultório particular, no serviço público lotado no Hospital de Urgência de Sergipe, no Hospital Regional de Itabaiana e leciono nas pós-graduações da Associação Brasileira de Odontologia de Sergipe . Em 2018 lançamos o livro “PHD Odontologia”, motivo de muita alegria.

PLN – Como surgiu o interesse pela carreira na área de Odontologia?

TR – Minha irmã Sandra Roriz é Cirurgiã-Dentista e desde pequeno o contato com a odontologia era bem próximo. Digamos que foi minha inspiração na escolha da profissão. Também pensava em ser professor, até que minha mãe Thereza Roriz me orientou mostrando a possibilidade de ensinar na área da odontologia.

PLN – Há quanto tempo o senhor desenvolve a sua profissão?

TR – Estou formado há 21 anos, se somar a vivência da odontologia durante a universidade, tenho 25 anos respirando a odontologia no dia a dia.

PLN – Qual a sua avaliação para o setor de Odontologia atualmente no estado de Sergipe?

TR – A odontologia é uma área fascinante, aliás cuidar de pessoas, independente da área sempre fascina. Dentro da odontologia temos várias áreas diferentes que podem contemplar os variados gostos individuais de atuação. Apesar do crescente número de formação de profissionais no país, a odontologia ainda está entre as áreas interessantes diante do mercado. Em Sergipe, o diferencial da empregabilidade nos serviços públicos tem mostrado certa rotatividade de possibilidades, porém com processos seletivos simplificados com tempo determinado e sem estabilidade. São necessárias ações efetivas das entidades odontológicas competentes para estimular a execução de concursos definitivos nas prefeituras e estado. Em âmbito de consultórios particulares é necessário combater os convênios que não oferecem dignidade nos pagamentos dos honorários profissionais, além de fomentar incentivos aos profissionais autônomos, especialmente nos primeiros 5 anos de profissão, para isso é fundamental a união da classe odontológica.

PLN – A pandemia do Novo Coronavírus atrapalhou o desenvolvimento das atividades ou não ocorreu perdas no período?

TR – A Pandemia trouxe consigo a concepção de um novo mundo. Não tivemos tempo de assimilar direito ainda o estrago que a Pandemia fez e ainda fará por mais algum tempo. Os profissionais da odontologia foram literalmente desprezados na Pandemia. Inicialmente porque não foi considerada área essencial. Como uma área que influencia diretamente a condição sistêmica do paciente pode não ser essencial? Faltou bom senso, ciência, incentivo financeiro, emocional, traquejo, humanização e experiência para lidar com os profissionais no início da Pandemia. As taxas cobradas para os profissionais autônomos não foram flexibilizada a contento, o apoio financeiro bancário não chegou de fato, em fim vimos colegas sofrerem muito na Pandemia. Ressalto aqui que o cirurgião-dentista já estava familiarizado com itens de biossegurança para prevenir diversas doenças infectocontagiosas como tuberculose, HIV, Hepatites, etc. Assistimos fiscalizações efetivas com apoio policial para investigar se os profissionais estavam trabalhando no início da Pandemia. Além disso não houve uma atuação junto ao Procon para fiscalizar os preços abusivos dos produtos de biossegurança.

PLN – O Conselho Regional de Odontologia de Sergipe deverá realizar eleição em outubro, como será o processo de escolha do novo presidente?

TR – A eleição é para eleger a chapa vencedora com dez colegas Cirurgiões-Dentistas, sendo cinco conselheiros efetivos e cinco suplentes. Após escolha da chapa, os novos conselheiros se reúnem e fazem nova votação para escolherem os cargos específicos de cada um. Obviamente que, quando montamos uma chapa, essa votação se concretiza naturalmente com os objetivos e propostas apresentados na campanha.

PLN – A eleição será presencial ou online, e quando será realizada? E qual data de posse dos eleitos?

TR – A eleição será ONLINE nos dias 01 e 02 de outubro. Os colegas devem se atentar para estar em dia com as obrigações junto ao Conselho até o dia 28/08 para que no dia 01/09 o órgão publique os profissionais que terão direito ao voto. O exercício de mandato dos novos eleitos é à partir de janeiro de 2021.

PLN – O senhor será candidato a presidente do CRO, qual o motivo da candidatura?

TR – Primeiramente somos dez colegas que compõem a chapa e mais dez que a subscrevem engajados para obter êxito nas eleições nos dias 01 e 02 de outubro. Saindo vitoriosos nessa primeira empreitada, disponibilizarei meu nome como opção para Presidente para apreciação dos colegas. Naturalmente nossa chapa já possui articulação de propostas com um planejamento para que tudo aconteça conforme estamos propondo, mas oficialmente é assim que funciona a resolução do conselho sobre a eleição.
Respiramos odontologia e tudo que construímos foi com e pela odontologia. Sabemos as dificuldades encontradas nos consultórios, clínicas, temos experiência na ponta de atuação no setor público de baixa, média e alta complexidade, no ensino, na gestão do ensino e da assistência. Portanto, acreditamos que chegou o momento de contribuirmos com a odontologia para promover a Harmonia, União e Valorização da classe profissional.

PLN – Qual será o discurso a ser utilizado para convencer os membros do CRO a votar na chapa de Thadeu Roriz e colegas?

TR – Levaremos propostas novas, transparentes, objetivas e viáveis. É difícil concorrer com quem está com a máquina na mão, com quem tem todos os contatos dos colegas e em um clique envia mensagens de WhatsApp, Email e SMS, além de promover eventos oficiais que naturalmente publicam nas redes sociais, mas nos preparamos para esse obstáculo e estamos em campo há meses para compensar essa disparidade de oportunidades de acesso aos colegas. Conseguimos fazer com que nossa chapa e nossas propostas chegassem até nossos colegas Cirurgiões-Dentistas, Auxiliares, Técnicos e todos envolvidos na odontologia. Nós estamos vivendo o presente, o futuro depende do entendimento e opção de votos de cada colega nosso, a democracia é isso, apresentamos nossos potenciais, nossos componentes e nossas propostas de forma ética, numa campanha limpa, honesta e de ideias.

PLN- Dentre as propostas apresentadas uma remete em levar qualidade de assistência à saúde para as crianças e fortalecer a odontologia e suas especialidades. Como seria essa proposta na prática?

TR – A primeira proposta remete a ação conjunta com o Conselho Federal para articular um projeto de inserção da equipe odontológica nas escolas, investindo em ações preventivas e motivacionais mais efetivas. Para fortalecermos uma classe primeiro precisamos unir seus componentes. Não conseguiremos unir sem levar a harmonia e aquela sensação de ter orgulho de ser profissional da odontologia. Com esse sentimento e com ações na diversas esferas da sociedade através de ações planejadas, coordenadas e programadas das comissões de cada especialidade, colheremos os frutos de uma odontologia mais forte e valorizada.

PLN – Qual a formação da sua chapa para à presidência do Conselho Regional de Odontologia?

TR – Thadeu Roriz, Paulo Almeida, Ana Paula, Paulo Nand, João Lima, Michelle Góes, Auremir Rocha, Graziane Couto, Mairaíra Leão e Wilson Déda.

PLN – Como Thadeu Roriz avalia a atual direção do CRO?

TR – O lema de nossa chapa é Odontologia em Harmonia. Qualquer resposta minha poderia comprometer nosso lema.

PLN – Qual mensagem o profissional Thadeu Roriz deixa os membros da Odontologia em Sergipe?

TR – A mensagem de que a renovação é importante para qualquer instituição e que a democracia é soberana, portanto analisem as chapas concorrentes e votem na que achar que fará o melhor para a odontologia sergipana.

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070