Rivaldo Júnior: “Na minha profissão posso apresentar os caminhos de como ser sempre honesto em tudo que fizermos”

22 de agosto de 2021 - 17:35, por Marcos Peris

Portal Lagarto Notícias

A entrevista da semana no Lagarto Notícias é com o contador e auditor de controle interno, Rivaldo Júnior.

Portal Lagarto Notícias – Como tem sido a atuação da Ativos Contabilidade no mercado contábil lagartense?

Rivaldo Júnior – Buscamos trabalhar para cumprir a missão da nossa empresa, que é contribuir com o crescimento das organizações proporcionando soluções completas e eficazes na área contábil, com esse foco, muito bem alinhado com meu sócio Ivan Matos, tem nos ajudado a sempre ter uma atenção maior para com os clientes, permitindo-os que consigam através das informações que temos, tomar decisões acertadas em suas empresas.

PLN – Quais foram os maiores desafios e gratificações nesse período, da fundação até hoje?

RJ – Nosso maior desafio sempre é convencer os clientes a trabalhar entregando todos os dados para que possamos fazer a contabilidade, além de sempre que o cliente chega, nós buscamos mostrar a ele que não é verdade a ideia de que quem mais consome lucro são somente os tributos, mas sim, mostrar desde o primeiro momento que o ideal é fazer uma boa gestão e isso perpassa pela qualidade da compra e da venda, sejam de produtos ou de serviços, lembrando que ao assumir a condição de empresário no Brasil, já precisamos carregar em mente que temos o desafio das altas cargas tributárias e dessas não dá pra fugir.

PLN – Para o senhor, o que significa ser um profissional da contabilidade?

RJ – Uma realização profissional e pessoal, pois consigo através da profissão cumprir minha missão como cristão de sempre apresentar às pessoas o caminho correto. Na minha profissão posso apresentar os caminhos de como ser sempre honesto em tudo que fizermos.

PLN – Com relação à pandemia, a empresa sofreu prejuízos ou a crise não causou danos a Ativos Contabilidade?

RJ – Os reflexos para escritórios de contabilidade aconteceram conforme os impactos dos seus clientes, sempre depende de como seus clientes sofreram, porém podemos dizer que sob as bênçãos de Deus nós conseguimos passar pelas piores fases da pandemia sem que sofrêssemos o impacto.

PLN – Como o senhor analisa o mercado no pós-pandemia?

RJ – Acredito que ainda teremos situações desagradáveis na economia, porém, cada cidadão brasileiro tem dentro de si um jeito para sobreviver a todas as intempéries, já vivemos vários momentos difíceis na economia brasileira, porém, a criatividade é o ponto chave para driblar esses momentos, criar e inovar é sempre necessário.

PLN – Por ser da área, qual o perfil para ser um (a) bom (a) profissional da contabilidade?

RJ – Inclusive como professor, sempre aconselho aos alunos que eles necessitam aprender tudo o que lhe é proposto no ambiente acadêmico, porém, deverá buscar mais informações além dos conteúdos apresentados, tornando-se assim um profissional mais atento e mais completo, entender de gestão de negócios e aprofundar-se na área que mais o chamar a atenção, será sempre o melhor caminho para o sucesso, além da disponibilidade em aprender e se entregar às oportunidades de estágio que possam surgir.

PLN – O senhor poderia descrever qual a importância da contabilidade para uma empresa?

RJ – Quando o empresário experimenta tomar a decisão embasado em demonstrações contábeis, em que ele mesmo contribui para a qualidade daqueles relatórios, ali, ele encontra a grandiosa importância da contabilidade.

PLN – No tocante a empresa, além da contabilidade formal, quais recursos gerenciais necessita para gestão e controle de suas atividades?

RJ – Sistemas Informatizados são extremamente necessários para que se tenha uma gestão competente e haja o controle maior de todas as suas atividades. Existem diversos sistemas no mercado, porém, sistemas que integrem, estoque com o financeiro e por sua vez essas informações possam ser integradas com o contábil, são sempre as melhores opções de ERP (Enterprise Resource Planning) do Mercado. A sigla ERP quando traduzida significa sistema de gestão integrado. A resistência aos sistemas com certeza leva as pessoas à desorganização e por sua vez com processos desajustados, ficará bem difícil de fazer uma gestão com excelência e não tomar prejuízos ou perdas ao longo do caminho.

PLN – Para aquele (a) que deseja ingressar na área, qual dica Rivaldo Júnior daria para essas pessoas?

RJ – Não ter preguiça. Principalmente os mais jovens que estão na faixa etária dos 20 anos, tem dentro de si grande pressa em crescer rápido e ganhar mais, claro, consequência do mundo moderno que impulsiona a isso, porém, não somente essa faixa etária mas todos que entram na nossa profissão precisam ter em si a consciência de crescer paulatinamente vivendo cada momento necessário para construir bases sólidas de conhecimento profissional e pessoal.

PLN – Como o senhor recebeu a informação da publicação da revista ISTOÉ referente a Ativos Contabilidade?

RJ – Com surpresa! Afinal ser referência NÃO significa ser melhor que os meus colegas de profissão, mas aponta que estamos sendo lembrado por pessoas que responderam as pesquisas de opinião e que nem sempre são clientes, mesmo assim veem que estamos lutando para entregar bons serviços aos clientes e consequentemente a sociedade como um todo.

PLN – O senhor atuou um bom tempo também na área de educação, ainda atua, ou só se dedica atualmente a área contábil?

RJ – Não deixei o mundo acadêmico, pois gosto de estudar e acima de tudo amo sala de aula, por isso estou na última etapa do Mestrado Profissional em Contabilidade pela FUCAPE/ES, pois a troca de informações no ambiente acadêmico é o que mais me fez crescer profissionalmente, compartilhar saberes me preenche tanto profissional, como pessoalmente, pois gosto de servir. Ser Educador é um ato nobre de servir pois você se disponibiliza a estudar para compartilhar e ajudar outras pessoas a construir os seus saberes. Assim que terminar o mestrado com certeza estarei com disponibilidade maior para sala de aula.

PLN – Qual mensagem o profissional Rivaldo Júnior deixa para à população de Lagarto e região?

RJ – Aprendamos a cada dia a melhorar a nossa visão sobre finanças e obrigações tributárias e contábil, pois a necessidade de conhecer o mínimo necessário dessas áreas nos liberta de sermos vítimas de pessoas com caráter deturpado e que muitas vezes são usurpadoras das coisas alheias. Saber informações dessa área lhe ajudará inclusive a não perder dinheiro facilmente, sejam por consequências de erros financeiros, seja por erros no pagamento ou no não pagamento de tributos e consequentemente em não ter feito uma boa gestão patrimonial que é o foco da Contabilidade.

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070