Ralbert de Almeida: “A pesquisa é um meio indutivo que ajuda os eleitores em sua tomada de decisão”

5 de setembro de 2021 - 17:08, por Marcos Peris

Portal Lagarto Notícias

A entrevista dessa semana no Lagarto Notícias é com estatístico e Diretor do EIPE Pesquisa, Ralbert de Almeida Menezes.

Portal Lagarto Notícias – A 13 meses das eleições, os institutos de pesquisa já iniciaram a divulgação de números relativos ao pleito vindouro. Como o senhor analisa esse movimento?

RA: Primeiramente, fico feliz pelo espaço e pela parceria de muitos anos com o Lagarto Notícias, um ambiente de excelentes pessoas e profissionais, sempre levando as informações com muito respeito e dedicação ao público. Em relação a pergunta…, Isso mostra a preocupação da classe política com a sua estratégia de campanha, pois, a mesma a cada eleição, encontra um eleitorado descrente e desconexo, com os assuntos ligados à política. Portanto, para aqueles que pleiteiam um cargo político nessas eleições de 2022, é importante a realização de monitoramento dos índices de intenção de voto…, mais ainda, do perfil de eleitor que o mesmo quer atingir, sobretudo através das variáveis socioeconômicos “Sexo, Faixa Etária, Nível de Escolaridade e Renda”.

PLN – O Exclusivo já iniciou a fazer levantamentos para 2022?

RA: Sim. Fico feliz, por ter iniciado os levantamentos, sempre visando a melhor estratégia para os nossos contratantes.

PLN – Em 2018, os institutos de pesquisa tiveram erros graves quando da divulgação dos números num comparativo com o resultado final, por qual motivo ocorreu essa disparidade?

RA: Infelizmente, é um fato que acontece frequentemente neste país…, pessoas clandestinas, realizando e conduzindo serviços sem a devida habilitação profissional. Este é um objetivo central de discursões entre nós, Estatísticos, juntamente com o Conselho Regional de Estatística – CONRE 5° Região, o qual tem em sua circunscrição, a Região Nordeste, para impedir e punir, todos aqueles que praticam o exercício irregular da profissão. Voltando à pergunta…, 95% dos institutos de pesquisas do Estado de Sergipe, não possuem um Estatístico responsável em seus levantamentos, apenas solicitando o seu serviço, no momento da “assinatura da pesquisa”, para que a mesma seja validada e publicada no TSE, pois, é um dos principais requisitos para a publicação de uma pesquisa no período eleitoral. Em face às questões ligadas aos erros e distorções dos resultados, vale ressaltar que uma boa e confiável pesquisa, precisa atender a todos os pressupostos técnicos estatísticos, mas, se o eleitorado daquela região ou localidade que está sendo conduzido o levantamento não contribuir com as informações corretas, JAMAIS, a pesquisa conseguirá refletir aquele momento. “Como sempre digo…, a pesquisa refletirá o hoje…, amanhã e o futuro a Deus pertence.”

PLN – Já no ano passado novos erros foram registrados, como o estatístico avalia essa situação?

RA: Vou me utilizar de um ditado popular…”cada macaco no seu galho”. No entanto, dentre os pontos que vem sendo discutidos junto ao CONRE 5° Região visando as próximas eleições, existe um em particular que diz respeito da necessidade de alocar um Perito Estatístico ao TSE, para que o mesmo possa atuar nos pedidos de impugnações de pesquisas, pois, sem dúvida de que as pesquisas eleitorais precisam preencher todos os requisitos legais para a sua condução e publicação, mas, o judiciário também precisa atuar em conjunto com um profissional de Estatística, para que o auxiliem tecnicamente em suas tomadas de decisões em face aos processos.

PLN – Como foi a participação do Instituto Exclusivo nas eleições de 2020?

RA: Feliz, positiva, gratificante e satisfatória. O reflexo ficou estampado em todos aqueles que se juntaram e acreditaram em nossos serviços, mesmo obtendo êxito ou não em suas campanhas, pois, a verdade das informações tem que prevalecer sempre.

PLN – A partir de janeiro do próximo ano as pesquisas precisam ser registradas, o registro garante mais lisura no processo ou não?

RA: Em partes, pois, ressalto novamente…, “não adianta executar o serviço sem a devida técnica, avulso… e depois, solicitar um Estatístico para simplesmente assinar a pesquisa para torná-la apta para o registro”. O TSE não dispõe de mecanismos para a fiscalização, ficando a cargo dos partidos políticos a fiscalização das pesquisas.

PLN – Teve alguma pesquisa realizada pelo Exclusivo, em 2020, que o resultado foi preciso?

RA: Não existe um resultado preciso na estatística. O intervalo de confiança e o cálculo amostral bem executado, são nossos aliados na busca do sucesso.

PLN – Na sua concepção, para 2022, a tendência será de renovação política no país ou a velha política deverá ressurgir?

RA: O sentimento atual do país é de incertezas…na minha opinião…vou me utilizar de uma metáfora, agora utilizando testes estatísticos tomando-se como hipótese, as variáveis serem quantitativas…rsrs, ”Velha e Nova Política se correlacionam, acredito que numa escala entre 0 a 1, as mesmas possuem uma forte ou perfeita correlação de grau 1, rsrs…, ou seja, na minha opinião, uma forma depende da outra.

PLN – Pelo novo Código Eleitoral fica proibido a divulgação de pesquisa na véspera e no dia da eleição, essa medida será benéfica ao processo sucessório?

RA: Ainda não observei com calma as informações que concernem às pesquisas eleitorais, mas, diante do pouco de informação que tenho sobre o novo Código que ainda está para ser aprovado tanto na Câmara quanto no Senado, sou a favor da proibição da divulgação de pesquisas tanto na véspera quanto no dia, pois, não se sabe como se deu o processo de levantamento dos dados, tão pouco o seu tratamento, para que estes sejam divulgados, sendo passível de informações distorcidas, visando a indução do eleitorado.

PLN – Além de pesquisa eleitoral, o Instituto Exclusivo também tem realizado levantamentos em outras áreas?

RA: Sim. A instituição foca em pesquisa e estudo de um modo geral, não se restringindo apenas às pesquisas eleitorais. A instituição realiza trabalhos de consultoria e análises estatística de dados, visando proporcionar para aqueles que contratam os nossos serviços, um norte para suas tomadas de decisões gerenciais em todos os âmbitos, seja na iniciativa privada quanto pública.

PLN – Qual a diferença entre pesquisa qualitativa e quantitativa?

RA: De uma forma mais simples e geral, uma tem por objetivo compreender fenômenos acerca de atributos e comportamentos, através da coleta de dados narrativos e a outra visa a coleta de dados numéricos visando a sua tomada de decisão.

PLN – Muitas pessoas afirmam que uma pesquisa pode decidir uma eleição, essa afirmação é verdadeira ou não?

RA: Sem dúvida verdadeira. Imagine a situação atual do eleitorado, descrente e desconfiado com o modo que a maioria dos políticos operam…, se em uma determinada localidade possuir uma grande parcela de eleitores indecisos…, sem dúvida, a pesquisa será um meio indutivo que ajudará os mesmos em sua tomada de decisão. Aí caberá ao judiciário, a verificação da veracidade das informações destas pesquisas, pois, o que mais tem são pessoas e profissionais que se aliam em busca perpetuarem informações falsas e errôneas.

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070