Dr. Valter Santana: “O campus de Lagarto é um modelo de integração na formação em saúde”

19 de setembro de 2021 - 17:01, por Marcos Peris

Portal Lagarto Notícias

A entrevista da semana no Lagarto Notícias é com o reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Valter Joviniano de Santana Filho.

Portal Lagarto Notícias – O senhor assumiu a reitoria da UFS em março, desde então quais desafios tem enfrentando à frente da instituição federal?

Valter Joviniano de Santana Filho: O mundo ainda enfrenta uma pandemia e temos um grande desafio de iniciar um trabalho na Universidade Federal de Sergipe (UFS) com a responsabilidade de manter o funcionamento regular da instituição no tocante a continuidade das ações da graduação, pesquisa e extensão nesse ambiente rodeado de incertezas e tensão causado pela pandemia.

Para além das questões da pandemia, a UFS, nos últimos anos, cresceu sua estrutura física e ampliou o quantitativo dos cursos de graduação e pós-graduação, além de ter ampliado sua inserção em diversos municípios do estado de Sergipe. Desde que iniciamos a gestão, buscamos, também, consolidar e aperfeiçoar sistema de gestão da universidade com rotinas mais modernas que visam aumentar a eficiência na gestão.

Ademais, estamos consolidando a estrutura de governança e complience da instituição instituindo práticas e regramentos que fortalecem a imagem da instituição perante a sociedade. Esse conjunto de ações favorecem a superação dos desafios que a instituição enfrenta. Com maior eficiência na gestão pudemos, de imediato, ampliar o apoio institucional as ações de pesquisa e extensão além de fortalecer a graduação.

PLN – Quais ações efetivas, mesmo em tempo de pandemia, o senhor implantou na UFS?

VS: Nossa gestão já iniciou a elaboração do Plano de desenvolvimento Institucional (PDI) e Projeto pedagógico institucional (PPI) com a participação de todas as pró-reitorias e superintendências para o planejamento administrativo e acadêmico com definição metas e indicadores para o período 2021 a 2025.  É uma proposta de modernização da gestão e fortalecimento da atuação da UFS na construção de políticas públicas voltadas ao bem-estar social com o desenvolvimento econômico. Do ponto de vista administrativo, podemos destacar como ações iniciais a consolidação da estrutura de governança, transparência e complience da UFS instituindo práticas e regramentos que fortalecem a imagem da instituição perante a sociedade e órgãos de controle.

Estamos nos empenhando na ampliação no número de bolsas para participação de discentes nos projetos de extensão e pesquisa de interesse institucional, tais como a estruturação do atendimento multiprofissional no CER IV em pareceria com a Secretaria de Estado da Saúde.

Outra prioridade é a abertura para agendas de aproximação da UFS com gestores municipais e estadual e o setor produtivo, para proposta de editais de desenvolvimento tecnológico, a exemplo o investimento direto em edital em parceria com Sergipetc e  Acelerase para fomento a criação de startups onde foram selecionadas 17 propostas de alunos da UFS que poderão no futuro próximo induzir a formação de novas empresas no estado.

Para graduação, ampliamos o fomento a ações de apoio pedagógico, propiciando que a PROGRAD gerencie ações que induzam melhorias nos indicadores acadêmicos nos diversos cursos da UFS

PLN – Com relação a crise sanitária existente, quanto ao planejamento para retorno gradual e seguro das atividades presenciais na instituição?

VS: A UFS nos períodos mais críticos não deixou de exercer seu papel como instituição pública formadora de recursos humanos e executora de projetos importantes para o Estado. Foram constituídas subcomissões de biossegurança, comissão central e comitê covid 19. Estas instâncias atuam na aprovação de protocolos de biossegurança para os diversos laboratórios e espaços de atividades autorizando o retorno das atividades presenciais. A aquisição de EPIs e todas as medidas sanitárias estão sendo adotadas para a segurança de todos. Foi oportunizada a imunização para todos os servidores por meio das secretarias de saúde municipais, assim estamos planejando o retorno gradual e seguro das atividades presenciais em todos os campi da UFS. Foi instituído, por meio da portaria nº 782/2021 GR/UFS, o Grupo de Trabalho para Retomada Segura das Atividades Presenciais (GTRSAP) que a partir de critérios técnicos, como a imunização completa da comunidade acadêmica e evolução da pandemia da covid-19 no estado, está elaborando um plano de retomada presencial das atividades administrativas e acadêmicas. Estamos executando agora um retorno gradual e seguro.

PLN – Quais os impactos do trabalho remoto e as expectativas para 2021/2022?

VS: A UFS, desde o início da pandemia, se preocupou com a segurança da comunidade universitária. O Comitê Covid instituído em nossa instituição sugeriu medidas que viabilizassem o funcionamento da universidade mitigando os riscos para as pessoas e contribuindo para que, mesmo com as limitações, a UFS continuasse exercendo seu papel perante a comunidade universitária e sociedade sergipana. Estamos com as atividades administrativas em regime de trabalho de acordo com os normativos vigentes do Ministério da Educação e Governo do Estado de Sergipe. As atividades acadêmicas, ensino, pesquisa e extensão, foram mantidas prioritariamente de forma remota com a possibilidade de desenvolvimento de atividades práticas forma presencial respeitando o protocolo de biossegurança da instituição. O semestre letivo 2021.1 está em curso e esperamos que a situação da pandemia se mantenha estabilizada e a rotina da universidade volte a sua normalidade. 

PLN – Um estudo da UFS confirmou ineficácia da hidroxicloroquina para prevenção e tratamento da Covid-19, como senhor avalia essa situação?

VS: Primeiro ponto a ser destacado é a relevância da UFS no cenário científico durante a pandemia. Nossos professores, servidores e alunos realizaram diversos projetos que hoje servem de base para definições futuras dos gestores e promovem maior segurança na condução da pandemia. Esse trabalho segue a mesma linha pois traz elementos científicos para a população mundial sobre questões polêmicas. Todas as informações sobre trabalhos e pesquisas estão publicadas no site da UFS https://coronavirus.ufs.br/pagina/22079

PLN – Na sua concepção, quais ensinamentos, positivos e negativos, podemos do período pandêmico? E o mundo pós-pandemia, como seria?

VS: As relações e as perspectivas de trabalho foram bastante influenciadas pela necessidade de distanciamento social e utilização e meios e ferramentas digitais. Aspectos positivos e negativos afloraram e estão sendo analisados para a introdução das mudanças necessárias para retomada do crescimento e engajamento social essencial para a formação acadêmica na graduação e pós-graduação. Estamos aprendendo com essa nova realidade e todos sofreremos os impactos no contexto local, nacional e mundial, de ordem econômicos e sociais.

PLN – No tocante ao orçamento da Universidade para o próximo biênio, quais as expectativas de sua gestão frente a questão?

VS: Como todas as universidades, a UFS também sofreu redução significativa em seu orçamento. Importante frisar sobre esse ponto, que seguindo os preceitos de transparência, a UFS disponibiliza para toda sociedade um painel de monitoramento orçamentário e financeiro que pode ser acessado através do endereço eletrônico https://app.powerbi.com/view?r=eyJrIjoiNjBiNDM1ZDgtYmNlYi00MDNmLWE5NjEtYWM2YjlkYWJjNTNkIiwidCI6IjhlNTRmODJjLTBmOWQtNGE2Ny1iNTZlLTk5M2I3Y2ExOWVmMiJ9&pageName=ReportSection. O painel pode ser acessado pelo site da UFS na aba transparência e consta dados de. 2008 até o orçamento atual. Os desafios da gestão não se restringem, entretanto, aos cortes orçamentários. Aprimorar, monitorar e avaliar os processos. Isto é fundamental para as respostas aos desafios sejam mais rápidas, efetivas e econômicas

PLN – Atualmente, qual o papel do ensino superior no Brasil?

VS: A universidade tem um papel fundamental na formação de indivíduos capacitados para o crescimento e desenvolvimento do Brasil. A graduação e pós-graduação prepara profissionais que trabalham em prol da educação, eficiência, qualidade e inovação.

PLN –  A Universidade Federal de Sergipe (UFS) também foi reconhecida pela revista britânica Times Higher Education (THE), entre as cinco melhores universidades do Brasil?

VS: O ranking publicado pela Times Higher Education já está em sua 18ª edição e avalia atualmente mais de 1.600 instituições de ensino superior em 99 países levando em consideração 13 indicadores de qualidade, agrupados em cinco categorias: o desempenho do ensino; o ambiente de inovação; a projeção da internacionalização; o volume, investimento e reputação em pesquisas científicas; e a repercussão das pesquisas em citações. Estar bem-posicionado nesse ranking é colocar a UFS dentro do cenário internacional. Isso abre espaço, por exemplo, para receber fomento externo, ter parcerias internacionais além de consolidar a UFS nacionalmente.

Isso demonstra que a UFS produz ciência de qualidade, que transita na fronteira do conhecimento humano com repercussão para a vida prática das pessoas. Por isso, esse indicador é levado em consideração nesses rankings mundiais. Algo que também precisa ser dito é que sem uma graduação forte e consolidada, sem trabalhos de extensão que atendam a comunidade, os indicadores da UFS não teriam tão grande repercussão.

Cabe ressaltar que não é a primeira vez que a UFS tem se destacado em nesse e em outros rankings. Temos visto uma evolução da UFS ano após anos, mas é importante destacar a regularidade da UFS em pontuar bem fruto de uma evolução ao longo dos últimos anos que culminaram com esse resultado. Nossa responsabilidade é dar mais condições de, seguindo essa trajetória, nos mantermos nesse patamar o que na prática é ter cada vez mais uma melhor formação para nossos alunos e impactos positivos das nossas ações para a sociedade

PLN – No tocante ao campus de Lagarto, quais novidades e inovações poderia apresentar?

VS: O campus de Lagarto é um modelo de integração na formação em saúde. Trabalha na perspectiva de formação para o trabalho inter e multiprofissional com a interação entre a rede de assistência estadual, municipal e o hospital universitário (EBSERH). Um espaço para formação acadêmica nos vários cursos da saúde e programas de pós-graduação, residência além de capacitações de profissionais para o SUS.

PLN – Qual mensagem o senhor deixaria para a comunidade acadêmica e à população?

VS: A UFS é responsável pela formação de profissionais nas diversas áreas para atuar na saúde, educação e humanas, ciências exatas e tecnológicas, ciências agrárias e sociais em prol do desenvolvimento do estado de Sergipe. A pós-graduação traz a pesquisa e inovação para índices de destaque nacional e internacional e a extensão desenvolve ações em favor da sociedade por meio de cursos, eventos e projetos voltados às comunidades vulneráveis, associações, instituições públicas, privadas, governamentais e não governamentais nos diversos municípios. A divulgação do papel da UFS como única instituição pública do estado valoriza e fortalece a sua atuação, por sua contribuição para o desenvolvimento econômico e social do nosso estado.

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070