Maisa Menezes: “Estamos construindo uma agricultura forte e sustentável”

26 de setembro de 2021 - 17:29, por Marcos Peris

Portal Lagarto Notícias

A entrevista da semana no Lagarto Notícias é com a assessora técnica da secretaria de Agricultura da Prefeitura de Simão Dias, Maisa Menezes.

Portal Lagarto Notícias – Quem é Maisa Menezes? Conte-nos um pouco de sua história de vida.

Maisa Menezes: Sou do povoado Brinquinho filha do Sr. Luiz Gonzaga e da Sra. Josélia Ana estou cursando o 10º período restando apenas apresentação do TCC em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Sergipe. Sou uma das fundadoras do Grupo de estudos em Economia e Desenvolvimento do Agronegócio Sergipano – GEEDAS/UFS atuei na área de viabilidade econômica de projetos agropecuários.

Além disso, participei de projetos de pesquisas na área de recursos hídricos com foco na qualidade da água e problemas socioambientais do Grupo Acqua da rede PRODEMA e com o trabalho intitulado como “Monitoramento da qualidade da água da Foz do Rio São Francisco.” fui premiada pela Pró reitoria de pós graduação e Pesquisa com o título de 2º melhor trabalho das Ciências Agrárias no 29º Encontro de Iniciação Científica da UFS –EIC de 2019 e obtive a 4ª colocação dentro dos trabalhos selecionados para concorrer ao 17º Prêmio Destaque da área de Ciências Agrárias, Biológicas e da Saúde.

Participei também do grupo de pesquisa ECOPOC onde desenvolvi pesquisas na área de fisiologia vegetal e pós colheita com foco em estresse abiótico para plantas.

Na universidade, também tive a oportunidade de participar de  projetos de extensão onde realizei orientação técnica a pequenos produtores de ovinos do estado de Sergipe.

Por fim, participei do Centro Acadêmico livre de Engenharia agronômica na função de coordenadora adjunto e tive a oportunidade de realizar diversos eventos de cunho técnico e cientifico dentro da comunidade acadêmica.

PLN – Como surgiu o convite para trabalhar como assessora técnica da secretaria de Agricultura da gestão Cristiano Viana?

MM: Por ser técnica e do município e conhecer os desafios e oportunidades da agropecuária simãodiense o prefeito me convidou a fazer parte da equipe.

PLN – Com relação ao trabalho desenvolvido pela secretaria, que tem à frente o pecuarista André Valadares, quais ações foram executadas desde janeiro em Simão Dias?

MM: Em nove meses conseguimos desenvolver diversas ações, realizamos a manutenção de 26 poços artesianos dos povoados e perfuramos mais 3 novos poços nos povoados Pau de leite, Assentamento Fabiana e na Casa Lar São Francisco.

Já realizamos a entrega de 600 caminhões pipas para minimizar a escassez hídrica dos munícipes, totalizando 4.800.000 litros de água já entregues.

Realizamos diversas parcerias, entre elas com a Deso resultando na conquista de 1000 mudas através do projeto Deso + Verde e já estão sendo plantadas na reserva florestal da Colônia Valadares.

Também fomos comtemplados com o Programa de Aquisição de Alimentos do governo do estado e em parceria com a Secretaria Municipal de Inclusão, em breve estará sendo entregue frutas e verduras para as pessoas em situação de vulnerabilidade.

Acredito que na próxima semana o prefeito Cristiano Viana estará realizando a entrega do alvará de construção a Coocamar e em parceria com o Conscensul iniciará a construção do galpão de triagem no valor R$ 300.000,00 mil reais.

Realizamos o plano de uso e sustentabilidade do empreendimento para a aquisição da patrulha mecanizada no qual o município foi contemplado com duas caçambas e um caminhão baú recurso do Ministério da Agricultura.

Aderimos ao Programa Garantia Safra que beneficia pequenos produtores rurais que tenham de 1 a 5 hectares de milho ou feijão.

No mês de abril entregamos aos pequenos produtores rurais 2.000 mil mudas frutíferas adquiridas de recursos próprios como forma de parabenizar aos produtores em alusão ao dia internacional da luta dos trabalhadores.

Estas são algumas das ações mais relevantes da pasta da Secretaria de Agricultura de Simão Dias.

PLN – Qual tem sido o papel da secretaria de Agricultura na questão do uso do agrotóxico?

MM: Por determinação do nosso prefeito Cristiano Viana estamos construindo uma agricultura forte e sustentável. Então, construímos em parceria com UniAges, ARDASE, lojistas e a Secretaria de Saúde a Campanha Campo Limpo que nos 26, 27 e 28 de outubro estaremos nos povoados Assentamento 8 de outubro, Lagoa Seca e Brinquinho, respectivamente. Estaremos recolhendo as embalagens vazias de defensivos agrícolas, levaremos alguns serviços de saúde, brindes e orientação quanto ao uso correto do EPI para a população.

PLN – Quais planos a secretaria de Agricultura têm traçado, para execução, nos próximos meses em Simão Dias?MM: Para os próximos meses estaremos executando alguns projetos inovadores, como a Campanha Campo Limpo. Estamos construindo uma live com profissionais de renome do agro para discutirmos a safra 2021/22. Além disso, queremos executar o Programa Nossa Gente Fortalecendo Nosso Campo que dará assistência técnica a pequenos produtores rurais do nosso município.

PLN – Atualmente, como tem sido a relação entre a gestão municipal e a cooperativa de catadores de recicláveis do município?

MM: Excelente. Sempre dialogando e construindo as soluções necessárias para a COOCAMAR prova disso, é que entregamos fardamentos, Epi’s para proteger os cooperados. Além disso, com todo o suporte da gestão e em parceria com o CONSCENSUL será entregue um galpão de triagem melhorando o espaço de trabalho da cooperativa e, atualmente estamos concorrendo a um edital da FUNASA para aquisição de um caminhão para a COOCAMAR.

PLN – No tocante a questão ambiental, como a Secretaria de Agricultura tem agido mediante a importância da temática?

MM: Inicialmente, procuramos entender quais eram as principais problemáticas e já estamos construindo as soluções, como por exemplo, fortalecer a COOCAMAR, reflorestar as reservas florestais, e atualmente, estamos construindo o plano de recuperação de área degradada do entorno do antigo matadouro.

PLN – É público e notório a mudança promovida pela gestão na feira livre de Simão Dias, qual avaliação a senhora faz das melhorias implantadas?

MM: Precisamos avançar, mas as melhorias que já foram realizadas como a organização do trânsito no entorno da feira livre, a setorização das barracas e os fardamentos do servidores tem sido visto de forma muito positiva pela população.

PLN – A água é um assunto recorrente em todo município, como a gestão tem procurado resolver ou até mesmo, amenizar, a distribuição do líquido ou execução de projeto benéficos à população da zona rural?

MM: O ano de 2021, observamos os efeitos provocados pelo La nina que é um fenômeno agrometereológico que provoca geadas no sul e má distribuição de chuvas na região nordeste e em Simão Dias foi possível observar que as chuvas que tivemos não encheram a maioria dos reservatórios dos nossos povoados. Pensando nisso, estamos planejando aumentar a frota de caminhões pipas e criar uma central de abastecimento para amenizar a escassez de água e melhor atender os nossos munícipes.

PLN – Simão Dias é considerado um dos maiores produtores de milho de Sergipe, a Secretaria de Agricultura tem uma linha de atuação voltada a esse setor tão importante para a economia local?

MM: De acordo, com o último Censo Agro realizado pelo IBGE a cidade de Simão Dias tem a maior área plantada e colhida da cultura do milho de Sergipe. Temos dialogado com os produtores rurais desta importante cultura para entender os seus anseios. No mês de outubro inicia-se a colheita do milho e as reivindicações dos produtores é que estradas estejam em perfeitas condições para o escoamento da produção. Por determinação do prefeito Cristiano Viana, de forma planejada todas as estradas estão sendo recuperadas.

PLN – Qual mensagem a assessora Maisa Menezes deixa para à população simãodiense?

MM: Agradeço o convite e a oportunidade de falar sobre mim e as ações da Secretaria de Agricultura. Dizer que estou a disposição para servir e contribuir com o desenvolvimento da agropecuária Simãodiense.

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070