César Resende: “Nosso desejo é realizar as mudanças, para fazer de Rosário do Catete uma cidade melhor para se viver”

3 de outubro de 2021 - 17:28, por Marcos Peris

Portal Lagarto Notícias

A entrevista da semana no Lagarto Notícias é com o prefeito de Rosário do Catete, César Resende do PDT.

Portal Lagarto Notícias – Qual história de vida do prefeito César Resende?

César Resende – Minha história de vida é baseada no trabalho. Desde cedo comecei a trilhar o caminho do bem focado nos ensinamentos do meu pai, o saudoso João Diniz, que governou Rosário do Catete com muita responsabilidade. Sou comerciante e um homem simples e que valoriza o convívio familiar e com os amigos.

PLN – O senhor assumiu em janeiro e em maio contraiu a Covid-19, da posse ao início do tratamento como foi os 100 dias da sua gestão em Rosário?

CR – Ser prefeito é assumir a responsabilidade de melhorar a qualidade de vida de milhares de pessoas, sobretudo neste momento de pandemia, que infelizmente muitas vidas foram ceifadas.

Nos primeiros 100 dias de gestão visitei os gabinetes da bancada sergipana em Brasília para solicitar a inclusão de Rosário do Catete na destinação de recursos oriundos de emendas parlamentares. Reforçamos os investimentos na  saúde. Reativamos o atendimento odontológico, que estava paralisado há quase um ano; Implantamos a entrega em domicílio do programa Seguro Remédio e fraldas descartáveis para os usuários previamente cadastrados; Também destaco os programas Saúde na escola e NutriSUS e com muito esforço, estamos mantendo o hospital com atendimento 24 horas e prestando todo suporte necessário ao posto de saúde de Siririzinho.

Atendemos uma antiga reivindicação dos moradores do Povoado Siririzinho com a execução da manutenção da limpeza do filtro para o tratamento adequado da água, realizamos a instalação de uma bomba e recuperação da estrutura da estação de tratamento de água, que estava parada há anos.

Nos 100 dias realizamos a pavimentação em paralelepípedos de mais de dois quilômetros da Fazenda Comunitária. Uma obra importante, que facilita o escoamento da produção dos agricultores, potencializando a agricultura familiar desta região. Com recursos próprios, pavimentamos ruas no Conjunto Morada ao Sol, Travessa Roberto Dias, no Loteamento Loreano, e Rua Santa Terezinha, no Conjunto Mutirão.

Para ajudar aos agricultores, entregamos uma tonelada de sementes de milho com uma perspectiva de uma safra recorde. Disponibilizamos um trator e retroescavadeira para agricultores da sede do município e no povoado Siririzinho para auxiliar na preparação do solo para o plantio, limpeza e drenagem dos tanques.

Um dos marcos da nossa gestão nos primeiros 100 dias foi o recadastramento dos beneficiários do Programa de Inclusão Social (PIS), que hoje beneficia mais de 650 famílias com R$ 150,00/mês.

PLN – Como César Resende encontrou a Prefeitura de Rosário?

CR – Quando assumimos o Município, em janeiro, herdamos vários problemas que inviabilizaram algumas ações naquele primeiro momento. Mas, com fé em Deus e em Nossa Senhora do Rosário, vencemos esta batalha e já avançamos em todas as áreas com muita responsabilidade. Apesar das adversidades conseguimos quitar a folha salarial de dezembro e as dívidas com os fornecedores que foram deixadas pela gestão anterior. Realizamos um mutirão para retirar lixos das ruas, serviços de capinação e limpeza em geral.

PLN – Após 73 dias de internação em decorrência das complicações provocadas pelo novo coronavírus, o senhor recebeu alta hospitalar e retornou ao comando do município, como tem sido desde então?

CR – Então, graças a Deus e a Nossa Senhora do Rosário, consegui vencer a Covid-19. A recuperação é lenta, mas hoje já estou na ativa com os devidos cuidados necessários para evitar a contaminação. A Administração não pode parar e o povo precisa do nosso apoio, por isso a cada momento buscamos desenvolver políticas públicas que possam beneficiar a todos.

PLN- Durante a sua ausência para o tratamento de saúde, o empresário e vice-prefeito, Magno Viana Monteiro dos Santos, comandou com maestria a gestão municipal, como avalia o período administrativo do seu aliado político?

CR – Excelente. O vice-prefeito Magno Monteiro não deixou a máquina parar e continuou o trabalho da nossa gestão.

PLN – Quais desafios tem enfrentando à frente da Prefeitura de Rosário do Catete?

CR – Os desafios são imensos, pois assumimos um município com dívidas, com muita sujeira nas ruas, prédios públicos abandonados. Nossa cidade não tinha credibilidade no mercado junto aos fornecedores. Mas, ao assumirmos em janeiro, conseguimos reverter esta situação e hoje nosso Município já é outro. Os salários dos servidores estão em dia, reativamos programas sociais, realizamos obras, deixamos a cidade bonita para quem mora e para quem chega até aqui.

PLN – Quais projetos pretende implantar para o desenvolvimento do município?

CR – Um dos projetos prioritários é fortalecer ainda mais a agricultura familiar com ações que promovam a melhoria da qualidade de vida da população do Município.

PLN – Como tem sido o trabalho da gestão no tocante ao retorno das aulas presenciais no município rosarense?

CR – O Município já preparou as escolas de acordo com os protocolos definidos pela Organização Mundial da Saúde. Até o reinício das aulas presenciais, todos os professores já estarão vacinados com a segunda dose da vacina contra a Covid-19. Hoje, a Rede Pública Municipal tem mais de 2 mil alunos matriculados.

PLN – Com relação ao enfrentamento à Covid-19, como tem agido a sua administração?

CR – Implantamos o Centro de Referência para Síndromes Gripais; Contratamos profissionais para o enfrentamento ao coronavírus, realizamos sanitização, distribuímos kits com máscara e álcool em gel e estamos vacinando o público com idade a partir dos 12 anos. Já chegamos a quase 70% da população vacinada em relação à primeira dose e quase a 40% em relação à segunda dose.

PLN – O senhor derrotou o então prefeito Vino e o ex-prefeito Laércio Passos, como descreveria essa façanha nas urnas no ano passado?

CR – Sou muito grato a Deus por esta oportunidade de poder ser gestor do município que eu nasci. Município que meu pai também governou com muita responsabilidade. Aqui construí minha família. O povo precisa de um parceiro para todos os momentos e não apenas no período eleitoral.

PLN – César Resende já definiu os apoios para as eleições de 2022?

CR – No momento estamos focados em governar o Município. Definições sobre apoio político serão estabelecidas lá na frente.

PLN – Qual mensagem César Resende deixaria para à população rosarense?

CR – Implantamos um processo de renovação em Rosário do Catete para avançarmos ainda mais. Há muito para fazer, muitos desafios para vencermos. Nosso desejo é realizar as mudanças, para fazer de Rosário do Catete uma cidade melhor para se viver. Para realizar as transformações e alcançarmos as mudanças, estamos trabalhando em unidade com toda equipe administrativa, que ajudou a construir este projeto ao lado do vice-prefeito Magno Monteiro (Monteirinho), secretários e todos que compõem a gestão municipal . Com apoio da população rosarense vamos realizar ainda mais as mudanças que Rosário do Catete precisa. Precisamos do seu apoio! Juntos venceremos o coronavírus! A pandemia não acabou… Proteja-se! Vamos evoluir com responsabilidade. Deus abençoe o povo rosarense!

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070