Marcos Santana: “Não descansaremos um só dia até que a nossa amada Cidade Mãe de Sergipe ocupe o lugar de destaque que merece”

24 de outubro de 2021 - 10:24, por Redação

Neste domingo, 24 de outubro, dia da Sergipanidade, o Portal Lagarto Notícias entrevista Marcos Santana, prefeito da 4ª cidade mais antiga do Brasil, a Cidade Mãe de Sergipe, nossa querida São Cristóvão.

Portal Lagarto Notícias – O senhor é um dos gestores sergipanos mais bem avaliados do Estado, o que deve tamanha aceitação a sua administração?

MS – Acredito que seja uma decorrência natural do esforço que temos feito, desde janeiro de 2017, para reconstruir o nosso município. Não só no aspecto físico, estrutural, mas principalmente no tocante ao resgate da autoestima do povo de São Cristóvão. Além do grande volume de obras estruturantes e da viabilização do acesso a serviços públicos fundamentais que antes eram negligenciados, a exemplo de água potável; investimos fortemente na melhoria da Educação, Saúde, Assistência Social, Cultura.

PLN – O que tem feito para melhorar os índices de desemprego em São Cristóvão?

MS – Além de investirmos em parcerias para capacitação de recursos humanos, por meio de cursos profissionalizantes oferecidos de forma gratuita, trabalhamos principalmente na atração de empresas para se instalarem no município. Aprovamos as leis complementares 52/2019, de incentivo aos Microempreendedores Individuais, Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, e 57/2020, instituindo o Programa de Desenvolvimento Econômico.  Um exemplo de resultado desse esforço é o moderno moinho de trigo do Grupo Maratá que está sendo construído no Distrito Industrial que criamos, além de outras empresas que estão em tratativas com a nossa equipe técnica. Sabemos que é um processo cujos resultados só se efetivam no médio e longo prazos, mas temos que pensar no futuro dos nossos jovens.

PLN – Quais projetos a sua gestão desenvolve no município e o planejamento para os próximos anos?

MS – Após a aprovação da lei do novo Plano Diretor Participativo, em dezembro de 2020, temos concentrado as nossas ações na execução de obras estruturantes para o município, melhorando a mobilidade urbana e fortalecendo o turismo, junto com a recuperação das rodovias, que tem sido feita pelo Governo do Estado. Também estamos revitalizando os equipamentos turísticos e de esporte e lazer, com o objetivo de garantir a recuperação econômica do setor, além do trabalho de modernização e universalização do acesso às políticas públicas.

PLN – Quais parceiras a sua gestão tem firmada e outras que pretende firmar em prol de fomentar o desenvolvimento do município?

MS – Esse é realmente um ponto que consideramos fundamental. Desde o início do nosso primeiro mandato procuramos realizar parcerias em prol do desenvolvimento de São Cristóvão. Firmamos um convênio com a UFS que tem garantido benefícios importantes ao nosso povo, em diversas áreas. Assim como com as instituições do sistema “S”, na qualificação profissional, com o SERGIPETEC, o SEBRAE, além do setor empresarial, a exemplo da multinacional francesa Essilor, que doou 800 óculos para estudantes de escolas da nossa rede pública municipal, a partir de diagnósticos realizados com o apoio da Sociedade Sergipana de Oftalmologia. No tocante às obras, particularmente, o deputado federal Fábio Reis tem sido um grande parceiro.

PLN – Quais medidas a prefeitura de São Cristóvão implantou no enfretamento à pandemia da Covid-19?

MS – Agimos com responsabilidade e presteza, sempre de acordo com a orientação da comunidade científica. Implantamos unidades específicas para o acolhimento, testagem e orientação das pessoas com suspeita de contaminação. Seguimos o que foi estabelecido pelos decretos do governo estadual, fiscalizando eventuais descumprimentos identificados das medidas, por meio da equipe da Vigilância Sanitária, com o apoio da Polícia Militar. Buscamos orientar as pessoas através de campanhas de conscientização, garantindo rapidez na aplicação das vacinas que eram disponibilizadas, mas sem esquecer da assistência às famílias vulneráveis com distribuição de alimentos.

PLN – Como está a questão do retorno às aulas nesse período do recuo da pandemia?

MS – Após uma análise aprofundada da situação, em conjunto com as equipes das secretarias da Educação e da Saúde, determinamos que fossem seguidos rigorosamente os protocolos de biossegurança para a retomada das aulas, o que já vem ocorrendo de forma híbrida, e com a garantia de que todos os profissionais da Educação já foram vacinados.

PLN – No tocante a parceira com municípios na interligação do transporte público, como está as tratativas atualmente?

MS – Este é realmente um problema complexo, já que o consórcio da região metropolitana foi criado há alguns anos, mas ainda não foi possível a realização de medidas efetivas de modernização e melhoria desse serviço, de forma que hoje toda a gestão é centralizada pelo órgão da capital. Dentro das nossas limitações, temos tentado viabilizar a pavimentação de diversas ruas que passam a funcionar como corredores para os ônibus, diminuindo a distância que os moradores precisam percorrer a partir das suas residências.

PLN – O senhor já definiu apoio ao senador Rogério Carvalho ao Governo do Estado, como aconteceu essa aliança?

MS – Da mesma forma que tomei a iniciativa de puxar um movimento de apoio à candidatura do então vice-governador Belivaldo, em fevereiro de 2018, quando ele não chegava a dois dígitos nas pesquisas, e fui muito criticado por isso, também acredito, neste momento, que Rogério Carvalho é o nome mais qualificado para dar continuidade aos avanços que o grupo que governa Sergipe tem conseguido. Eu e o povo de São Cristóvão seremos eternamente gratos pelas obras que tem sido realizadas no município, mas nunca firmamos nenhum pacto de subserviência. Estamos dispostos a pagar o preço político dessa decisão, se por ventura for necessário, mas manteremos sempre a nossa coerência.

PLN – O seu agrupamento lançou o nome do vice-prefeito Paulo Júnior para disputar uma cadeira na Alese, como se deu esse processo de escolha?

MS – Ocorreu naturalmente, na medida em que ele é, apesar de jovem, um quadro bastante preparado, com reconhecida maturidade política e capacidade de diálogo, inclusive entre não aliados. Além disso, tem contribuído de forma significativa para os avanços que temos implementado, com ideias de políticas públicas que poderão ser adotadas em nível estadual, defendendo a pauta municipalista que ele conhece a fundo, além, especialmente, do seu compromisso com as demandas da juventude, que envolvem capacitação e acesso ao mercado de trabalho, além de projetos culturais e esportivos.

PLN – O prefeito Marcos Santana mantém parceira política com o deputado Fábio Reis, qual avaliação o senhor faz dessa união com o parlamentar?

MS – O deputado Fábio Reis, a quem considero antes de tudo um amigo, é um parceiro imprescindível do projeto de reconstrução que temos implementado em nossa cidade. Por meio dos recursos oriundos de suas emendas orçamentárias estamos viabilizando grandes transformações positivas na qualidade de vida das pessoas, que já demonstraram sua gratidão em 2018, com uma expressiva votação, e continuarão em 2022.

PLN – São Cristóvão sempre apareceu nas últimas gestões na mídia de forma negativa e o senhor resgatou a dignidade da população, como poderia descrever essa situação?

MS – Realmente, esse era o triste quadro existente antes de assumirmos o comando da administração municipal. Mas temos trabalhado diuturnamente pra mudar essa realidade, e muitos resultados já apareceram. Obtivemos, por exemplo, reconhecimento dos Ministérios Públicos Estadual e Municipal a ações que implementamos no âmbito da alimentação escolar. A retomada do FASC representou uma verdadeira oxigenação da produção artística sergipana. E tem muita coisa boa ainda por vir.

PLN – Qual mensagem o prefeito Marcos Santana deixa para à população sancristovense?

MS – Tenham certeza de que não descansaremos um só dia até que a nossa amada Cidade Mãe de Sergipe ocupe o lugar de destaque que merece, com desenvolvimento e justiça social. Sabemos que muita coisa ainda falta ser feita, mas estamos trabalhando, com planejamento, compromisso e honestidade.

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070