Irailde Souza: “Cristiano Viana faz uma das melhores gestões que tive o prazer de acompanhar”

26 de dezembro de 2021 - 17:23, por Marcos Peris

Portal Lagarto Notícias

A entrevista da Semana no Lagarto é com a presidenta da Câmara de Vereadores de Simão Dias, Irailde Souza do PSD.

Portal Lagarto Notícias – Passado o primeiro ano na Presidência da Câmara, a senhora diria que tem o domínio de todas as atribuições do cargo?

Irailde Souza – Preciso ser humilde e falar que senti um pouco de dificuldade no início, mas com o passar do tempo nos habituamos e começamos a compreender e aprender.

PLN – Quais inovações a senhora implantou na Câmara nesse período de sua gestão?

IS – Não sei se é bem uma inovação ou se podemos chamar assim. Mas graças a Deus recebemos muitos elogios por causa da nossa organização e do famoso toque feminino (risos). Além disso eu cuido da Câmara como se tivesse cuidando da minha casa, não sei se porque mesmo estando ali por mais de 25 anos e nunca tinha tido o privilégio de ser presidenta, porém todos os dias estou lá olhando tudo, admirando e estreitando a relação com as pessoas. O povo fica muito feliz porque muitos não conheciam os trabalhados legislativos (fora das sessões), então me sinto na obrigação de estreitar essa relação.

PLN – Nesse período à frente da Mesa Diretora qual a sua avaliação do trabalho e do comportamento dos seus colegas de parlamento?

IS – Nós simãodienses somos privilegiados, temos uma equipe de vereadores comprometidas, cada um com sua importância e seus serviços. Não tenho grandes problemas com meus colegas. Sempre prezo pelo diálogo e todas as medidas que tomamos, faço questão de nos reunirmos antes, para que possamos dialogar e assim continuo firme e de cabeça erguida.

PLN – O volume de trabalho da Casa de Leis em 2021 foi o esperado?

IS – Apesar dos meus mais de 30 anos de vida pública, destes mais de 25 anos como legisladora, para mim foi um ano atípico, pelo fato de exercer a presidência, o volume de trabalho aumentou, mas o prazer em servir também e assim continuaremos.

PLN – Qual tem sido o relacionamento entre os poderes legislativo e executivo em Simão Dias?

IS – Da melhor forma. Digo isso com muita responsabilidade e firmeza. O prefeito Cristiano Viana é uma pessoa do bem e até agora tudo que fez foi pensando no bem da comunidade e o melhor com um olhar diferenciado para os menos favorecidos, isso me deixa feliz e orgulhosa. Em todos os projetos ele dialoga com o Legislativo. Isso para um gestor é muito importante.

PLN – Qual a sua expectativa para o ano de 2022 na Câmara de Vereadores?

IS – O ano de 2021 foi um ano de muito aprendizado, convivemos com uma pandemia, que parece não ter fim (rezo todos os dias para isso passar logo). Mesmo com toda dificuldade, normal para o tempo, conseguimos deixar tudo em ordem. Aproveito o ensejo para parabenizar toda equipe administrativa, uma equipe que me enche de orgulho e que todos os dias, se torna referência no estado. Estamos alinhados e felizes. Finalizaremos o ano com todas, eu disse todas as contas em dias e pagas dentro do mês. Não temos R$ 1 real em dívidas com INSS, FGTS, INSS patronal, fornecedores, funcionários, enfim, tudo com o maior zelo e transparência. Então estamos ansiosos para o ano vindouro onde as coisas tendem a melhorar e fluir da melhor forma possível.

PLN – Como é comandar uma Câmara dividida, com seis oposicionistas e sete governistas?

IS – A política é muito dinâmica e ser oposição é sempre um desafio, tenho muito carinho e respeito por todos os meus colegas e sei que eles tem o mesmo sentimento por mim. Como falei antes sempre serei do diálogo e independente de questões políticas o que beneficiar o povo e que esteja dentro dos parâmetros da legalidade, sempre é apreciado por todos, alguns perrengues acontecem (risos), mas nada que venha machucar um ou outro.   

PLN – E a Câmara tem conseguido manter esse equilíbrio?

IS – Na maioria das vezes sim, as vezes acontecem divergências de pensamento (normal), mas na maior parte do tempo, dialogamos e nos entendemos.

PLN – A senhora pretente disputar à reeleição para o biênio 2023/2024?

IS – É algo que ainda não sentei para pensar e discutir, não acredito que seja o momento. Mas peço a Deus todos os dias para guiar meus passos e conduzir meus pensamentos.

PLN – As Câmaras de Riachão do Dantas, Lagarto e Poço Verde anteciparam as eleições da Mesa Diretora nesse ano, a senhora também pretende antecipar o pleito em Simão Dias?

IS – No momento não vejo a necessidade,uma vez que o próximo presidente só poderá tomar posse em 2023, não sentei com o prefeito nem com a base para falar sobre essa possibilidade, estamos todos tranquilos e focados no melhor para o povo.

PLN – Como a senhora avalia a gestão do prefeito Cristiano Viana em Simão Dias?

IS – Falo de peito aberto, está sendo uma das melhores gestões que tive o prazer de acompanhar, Cristiano é um rapaz humilde, de família de bem, batalhador e sensível. Filho de Sr. Antonio Fortuna e Dona Josefina, então não poderia ser diferente. Quando uma gestão tem um olhar diferenciado para os mais necessitados eu já me sinto representada. Minha vida inteira tentei diminuir o sofrimento das pessoas, Cristiano tá fazendo isso, então eu só tenho que tirar o chapéu e pedir a Deus que continue guiando os seus passos e iluminando seus pensamentos.

PLN – Com relação ao pleito de 2022, a vereadora Irailde Souza já definiu quem serão seus candidatos para as eleições?

IS – Decisão política, precisa ser colegiada e dialogada, sentarei com minha família, com meus amigos, e sem sombra de dúvidas escutarei o meu grupo. A partir daí tomaremos a nossa decisão.

PLN – Qual mensagem a vereadora Irailde Souza deixa para à população simaodiense?

IS – Minha mensagem é de agradecimento. Agradeço todos os dias a Deus, a minha família e a esse povo ordeiro e de coração gigante. Não é fácil chegar até aqui e se manter, não apenas no cargo, mas principalmente no coração das pessoas, fazer politica é um dom, fazer o bem é um prazer. E todos vocês podem esperar dessa sua comadre, empenho, dedicação e zelo, e digo de todo coração, eu nasci para isso e morrerei fazendo isso, independente de política e de cargo político, minha única necessidade é servir, isso me alimenta. Muito obrigado povo de Simão Dias, amo vocês!

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070