Após 40 anos, um novo ciclo político será iniciado nas eleições de 2022 em Sergipe

29 de dezembro de 2021 - 15:13, por Marcos Peris

Portal Lagarto Notícias

COM LULA, PT SUPERA 1,6 MILHÃO DE FILIADOS NO TSE, RECORDE HISTÓRICO I

Partido preferido por 28% dos brasileiros, segundo recente pesquisa Datafolha, o PT bateu um recorde histórico ao atingir a marca de 1.607.225 filiados em 2021, quando Lula recuperou seus direitos políticos e iniciou a caminhada para voltar ao Palácio do Planalto em 2022.

COM LULA, PT SUPERA 1,6 MILHÃO DE FILIADOS NO TSE, RECORDE HISTÓRICO II

Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mais de 62 mil brasileiros se filiaram ao PT. O boom de filiações aconteceu em maio após Lula aparecer na liderança das intenções de voto em pesquisa Datafolha após retomar seus direitos políticos. O crescimento, de 4%, foi o maior entre os partidos já existentes.

APÓS 40 ANOS, UM NOVO CICLO POLÍTICO SERÁ INICIADO NAS ELEIÇÕES DE 2022 EM SERGIPE I

A eleição do próximo ano em Sergipe terá um fator diferente, pois após 40 anos o Estado será comandado por uma nova liderança política, fora do eixo do ciclo político iniciado em 1982, com o saudoso ex-governador João Alves Filho.

APÓS 40 ANOS, UM NOVO CICLO POLÍTICO SERÁ INICIADO NAS ELEIÇÕES DE 2022 EM SERGIPE II

Desde aquele ano, o executivo sergipano foi administrado pelo próprio João, Albano Franco, Antônio Carlos Valadares, Marcelo Déda, Jackson Barreto e Belivaldo Chagas.

Ciclo de 1982 será encerrado no próximo ano

APÓS 40 ANOS, UM NOVO CICLO POLÍTICO SERÁ INICIADO NAS ELEIÇÕES DE 2022 EM SERGIPE III

Fora desse contexto e sem condições, seja por impedimento de idade, da lei eleitoral ou por questão de não querer entrar na disputa, o governador de Sergipe eleito em outubro de 2022 não está contido na lista dos seis nomes citados.

APÓS 40 ANOS, UM NOVO CICLO POLÍTICO SERÁ INICIADO NAS ELEIÇÕES DE 2022 EM SERGIPE IV

João e Déda faleceram em 2013 e 2020, respectivamente. Albano Franco e Belivaldo Chagas não querem mais disputar cargo público. Antônio Carlos Valadares almeja tentar uma vaga na Alese e Jackson Barreto é nome forte do agrupamento governista para o Senado, inclusive lidera a última pesquisa realiza pelo Instituto Padrão (Padrão: Jackson Barreto lidera corrida pelo Senado Federal nas eleições 2022).

APÓS 40 ANOS, UM NOVO CICLO POLÍTICO SERÁ INICIADO NAS ELEIÇÕES DE 2022 EM SERGIPE V

Daqui para frente com o início do novo ciclo devem gravitar em torno do cargo de governador, não necessariamente nas eleições de 2022, os senadores Alessandro Vieira (Cidadania) e Rogério Carvalho (PT), os deputados federais Fábio Reis (MDB), Laércio Oliveira (PP) e Fábio Mitidieri (PSD), os ex-deputados Valadares Filho (PSB) e André Moura (PSC), o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT), a delegada Danielle Garcia (Podemos) e o ex-prefeito Valmir de Francisquinho (PL), ou outra (s) liderança (s) que surgir (em) ao longo da década.

JEFFERSON LIMA É NOME FORTE DO PT PARA ALESE

Quem vem forte para tentar uma vaga na Assembleia Legislativa nas eleições do ano que vem é Jefferson Lima, professor, historiador e presidente do PT em Aracaju. Além dele, o PT prepara chapa forte para o parlamento estadual.

PAULO JÚNIOR DEFINE E VAI DISPUTAR UMA CADEIRA NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE SERGIPE I

Vice-prefeito e secretário de Governo do município de São Cristóvão, Paulo Júnior (MDB) já definiu: vai disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa de Sergipe. Até abril ele deve se afastar da secretaria, para encarar uma pré-candidatura de deputado estadual, indicado pelo grupo político comandado hoje pelo prefeito Marcos Santana (MDB).

PAULO JÚNIOR DEFINE E VAI DISPUTAR UMA CADEIRA NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE SERGIPE II

Em 2018, o agrupamento de Marcos/ Paulo apoiou a reeleição do deputado Francisco Gualberto (PT), nascido em São Cristóvão, entretanto, Gualberto vai tentar uma das oito vagas na Câmara Federal no próximo. Em 2006, a quarta cidade mais antiga do país elegeu três representantes do município para à Alese, Francisco Gualberto, Vanderlê Correia e Armando Batalha.

VALMIR PARA ESTADUAL E TALYSSON PARA FEDERAL

Circula na imprensa sergipana que o ex-prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PL), não deverá tentar o Governo de Sergipe e sim disputará o cargo de deputado estadual. O filho, Talysson Costa (PL), seria o candidato do agrupamento para deputado federal.

PRESIDENTE DO BAHIA TEM NOME COTADO PARA SER VICE DE ACM NETO

O presidente do Esporte Clube Bahia, Guilherme Cortizo Bellintani (PDT), tem nome cotado para disputar o cargo de vice-governador do ex-prefeito de Salvador ACM Neto (DEM). Em 2020, Bellintani teve nome cogitado para vice do então candidato a prefeito de Salvador Bruno Reis (DEM), mas resolveu não aceitar o convite.

PREFEITO ALIADO DE ANDRÉ MOURA TEM MANDATO CASSADO EM SERGIPE

Segundo informações da imprensa sergipana, o prefeito de Amparo do São Francisco, Frankin Ramires Freire Cardoso (PSC), teve mandato cassado. Além dele também foram cassados: Adjalmir José Silveira e Agripino Pinheiro de Lemos. Todos os três inelegíveis por 8 anos. Frankin é aliado do ex-deputado André Moura (PSC).

LULA TEM MAIS DE 45 PONTOS DE DIFERENÇA PARA  BOLSONARO EM SERGIPE

Pesquisa Padrão realizada em Sergipe mostra que se a eleição para presidente da República fosse feita naqueles cinco dias de dezembro, Lula teria sido a opção de votos para 64,3% dos sergipanos contra 18,4% dos que seguiriam com Jair Bolsonaro (PL). A vantagem pro petista sobre Bolsonaro seria de 45,9 pontos percentuais.

BOLSONARO TEM 71,2% DE REJEIÇÃO ENTRE OS SERGIPANOS

No quesito rejeição nada menos do que 71,2% disseram desaprovar o Governo Bolsonaro, somente 21,9% aprovaram e 6,9% afirmaram que não sabem. Estes 21,9% estão bem em simetria com 18,4% dos sergipanos que disseram votar em Bolsonaro ano que vem.

DADOS DA PESQUISA

A pesquisa foi feita entre os dias 23 e 27 deste mês de dezembro de 2021 com mil entrevistados em 34 das 75 cidades sergipanas, com abordagens domiciliares e em pontos de fluxo.

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070