CONTE SUA HISTÓRIA, RIVALDO JÚNIOR

30 de dezembro de 2021 - 20:01, por Claudefranklin Monteiro

Como o conheci não sei ao certo. Mas, antes disso já havia uma relação de amizade com sua irmã, a assistente social Raqueline Nascimento, minha comadre, mãe do João Paulo, por intermédio de minha esposa, a professora Patrícia Monteiro. Como uma coisa leva a outra, sem sombra de dúvidas foi o mesmo ideal cristão que nos juntou a todos. E não tardou para que juntos estivéssemos a servir a Igreja Católica na missão de Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão, na Paróquia Nossa Senhora da Piedade, entre as gestões de padre Raimundo Diniz e do padre Valmir Soares. Experiência que nos aproximou e da qual nasceu uma amizade, e posso até dizer uma irmandade, que nem os desencontros políticos foram capazes de acabar.

Com jeitos de diferentes de ser, carismas distintos e entendimentos muito particulares sobre a vida e sobre a religiosidade católica, há mais entre nós aquilo que nos une do que aquilo que nos divide. Acompanho atentamente o seu desenvolvimento e embora não demonstre muito, torço e torço muito por ele. Com reservas e sem reservas, quero vê-lo galgar os postos da vida mais importantes, pois ao fim e ao cabo sempre estará a guiá-lo o propósito de amar o próximo, acima de ideologias, escolhas e perspectivas do mundo e das idiossincrasias humanas.

Rivaldo José do Nascimento Júnior nasceu em Lagarto-SE no dia 18 de agosto de 1983, em Lagarto/SE. É filho de Rivaldo José do Nascimento e Josefa Gilvanete de Moura Nascimento. Teve uma infância simples, morava num sítio no Povoado Coqueiro e gostava muito do ambiente para poder brincar. Constantemente atrelado às brincadeiras, ele já demonstrava ações de responsabilidade, criava animais para vender (porcos, carneiro, coelhos, dentre outros), em pequeno número, porém com muito foco em empreender.

“Como sempre fui um admirador do conhecimento, aos sete anos de idade eu já não tinha dificuldade de sentar ao lado de meus pais para assistir os telejornais e tentar entender as informações. Morando distante 4,5 km da escola, necessitava ir para a escola de bicicleta, eram 9 km diariamente, que muitas vezes deixava bem cansado e chateado, por ter que enfrentar as intempéries do tempo, na chuva ou no sol tinha que enfrentar esse caminho para estudar e adquirir o conhecimento necessário” (Rivaldo Júnior, Lagarto-SE, 28 de novembro de 2021).

Focado nos estudos, Rivaldo Júnior tinha um círculo pequeno de amizades, mas eram e são boas amizades que ele conserva até hoje. Com eles, estudava e com eles gostava de ir à sorveteria e às praças para conversarem e sorrirem. A marca registrada da amizade: as risadas. Aos 14 anos, fez a Crisma e como já tinha uma boa vivência de Igreja, foi ali que começou a cultivar as amizades que também passaram a fazer parte da sua vida cotidiana.

Sempre centrado e disciplinado, o menino e o jovem Rivaldo Júnior começou seu pré-escolar em 1989, estudando apenas 01 ano na Escola Municipal Raimunda Rodrigues Reis, escola localizada no povoado Coqueiro de Baixo, onde estudou com a Professora Raimunda (filha de Tonho de Cândido). No ano seguinte, sua mãe conseguiu uma bolsa de estudos e ele pode se matricular na Colégio Nossa Senhora da Piedade, onde estudou o Ensino fundamental I, entre 1990 a 1993. O ensino fundamental II, cursou no Colégio Estadual Prof. Abelardo Romero Dantas (Polivalente), onde permaneceu e concluiu o Ensino Médio, de 1994 a 2000.

“Muito marcante para mim essa escola, pois fiz amizades que permanecem até hoje, conheci professores que carrego no coração e na memória, bem como, comecei as minhas práticas de liderança lá, sendo líder de turma e assumindo a Representação dos Alunos no Comitê Comunitário Escolar, eleito pelo voto dos meus pares no biênio 1999-2000. Não irei citar nomes de todos os professores, mas representando estes gostaria de citar o Prof. Claudio Monteiro (prof. de redação e depois diretor da escola) que muito me ajudou incentivando os meus estudos de várias formas, inclusive com doações de livros que fazia para mim a exemplo de uma gramática que guardo com muito carinho. Com certeza, se tivesse que nominar cada um dos professores, eu seria capaz e creio que não esqueceria nenhum, sempre nutri muito respeito e admiração por todos eles, cada um com suas qualidades” (Rivaldo Júnior, Lagarto-SE, 28 de novembro de 2021).

Sobre a escolha pelas Ciências Contábeis, assim explica:

“No ensino médio tinha muitas dúvidas do caminho que deveria seguir, porém, apesar de ter estudado focando em fazer algum curso da área de saúde, logo alguns familiares me levou a entender que eu sempre fui muito ligado a área de negócios, tendo em vista que mesmo sendo ações de criança mas gostava de comprar e vender para ter lucro com alguma coisa e ter meu próprio dinheiro, já que meus pais tinham o suficiente para o sustento eu precisava desenvolver para ter o meu e conseguir comprar algumas coisas que eles não conseguiriam pagar para mim.

Com isso, fiz o vestibular na UFS para a área de saúde, sem sucesso, no ano 2001 mas fiz o vestibular na AGES para Ciências Contábeis no ano 2002, Iniciando a graduação lá, por ser particular me deparei com as dificuldade de pagar as mensalidades e Deus providenciou que eu conseguisse a partir do segundo semestre o FIES, me dando assim a oportunidade de conseguir concluir com êxito o curso no ano de 2006.

Ciências Contábeis (AGES)
Acervo pessoal

Estudar contabilidade durante os primeiros semestres, apesar de me apaixonar por cada disciplina, me deixava na dúvida, pois eu sempre gostei de lecionar, com isso um professor do primeiro semestre me fez entender que eu poderia continuar gostando do curso e poderia lecionar ao formar-se na própria graduação em Ciências Contábeis, e assim, seguir no foco” (Rivaldo Júnior, Lagarto-SE, 28 de novembro de 2021).

Para além de se tornar um contador bem-sucedido, impossível dissertar sobre Rivaldo Júnior sem destacar a sua vida pastoral.  Desde criança, ele gostava de ir para as missas com sua mãe. Por volta dos seus 10 anos, suas irmãs frequentavam o Grupo Vida Nova e o levavam esporadicamente e cada participação era uma nova experiência para ele, nutrindo nele, em seu interior, o que queria servir a Deus através de algum movimento e/ou pastoral. Desse modo, como a Crisma, começou a frequentar assiduamente o Grupo de Oração Vida Nova da Renovação Carismática Católica da Paróquia Nossa Senhora da Piedade, onde permanece até a presente data.

Com dom Hildebrando e o hoje padre Jodeclan Rabelo, na Crisma.
(Acervo pessoal)

Além do grupo, Rivaldo Júnior passou a ajudar inicialmente na pastoral da Crisma, em seguida na pastoral da Liturgia, bem como, no Coral do Vida Nova, e em 2004, por uma necessidade do Coral Vozes do Santuário, assumiu a sua regência, fazendo uma pausa por quatro anos de 2014 a 2017 por questões de adequação de tempo com o trabalho e o próprio serviço na igreja. Nesse ínterim, esteve como Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão Eucarística: “(…) momento sublime de toda essa minha caminhada de igreja e em seguida retornando onde sirvo com muito amor”. Simultâneo a todas essas atividades de 2006 a 2008, Rivaldo Júnior foi coordenador do Grupo de Oração Vida Nova, na sequencia fez parte do Conselho Estadual da RCC (2008 – 2014, 2017 – 2019) e do Conselho Diocesano (2014 – 2015)

Sobre a regência de corais na Piedade, destaca: “Importante registrar que a regência acontece em minha vida no Coral do Vida Nova principalmente inspirando-se em Leléu, pois sempre o admirava vendo sua habilidade à frente do Coral Santa Cecília e de outros que assumia”.

Para orgulho dos lagartenses, Rivaldo Júnior teve uma passagem promissora pela Faculdade José Augusto Vieira, tendo sido um dos melhores gestores da curta e bem-sucedida história da instituição e responsável direto pela transição para a o Grupo UNIDOM.

“A Faculdade José Augusto Vieira é um marco na minha vida, comecei em 2010 e lá tive a oportunidade de ser educador na Ciência Contábil, tendo também em 2011 assumido a coordenação do Curso até 2013 e retornando para esta coordenação em 2014, quando foi feita a venda da Instituição para a Faculdade Dom Pedro II e logo em seguida assumindo a Direção Geral da faculdade até o mês de abril de 2017.

Vivi experiências incríveis de convivência com os discentes, nelas pude ensinar e aprender, sonhar e ajudar a sonhar, realizar ações que ajudaram alunos a ingressar no mercado de trabalho com maior confiança e de ver esses alunos por diversas vezes me homenageando em suas formaturas, como paraninfo, nome de turma, professor homenageado, professor ministrante da aula da saudade. Essas ocasiões me ajudavam a entender o verdadeiro sentido de toda a minha doação em ser educador, a alegria e feedback dos alunos me fazia mais firme no meu propósito de não ensinar com a frieza dos conteúdos, mas de levá-los a fazer suas próprias construções, sempre dentro de uma ótica mais humanizada de atuação.

Inclusive os momentos difíceis que passei nas diversas funções que exerci e até em sala de aula, ajudaram-me a crescer como ser humano, ajudaram a criar em mim a perspicácia de como agir com o outro, de forma que sempre sejamos impulsionados ao bem” (Rivaldo Júnior, Lagarto-SE, 28 de novembro de 2021).

Até a presente data, são quinze anos de formado como Bacharel em Ciência Contábeis, tendo sido estagiário no escritório SERCONTA, de propriedade do Sr. Jadiel, pessoa para com a qual tem muita gratidão, a outros espaços como bancos e financeiras. Teve uma passagem de dois anos no IBGE, como técnico de pesquisa e mapeamento, que o fizeram aprender muito, principalmente no contato com o povo, com os escritórios de contabilidade, com as pesquisas econômicas e ainda com o setor público, por meio das prefeituras, com as Pesquisas Municipais, o que fez ampliar sua visão em diversos aspectos.

Foi ainda, professor na Microlins em 2009, mesmo ano que foi aprovado no concurso da Fundação Hospitalar de Saúde e foi trabalhar inicialmente em Aracaju, até que em agosto de 2010, foi transferido para o Hospital Regional de Lagarto, local onde pode atuar como Analista Administrativo e ainda como Gerente Operacional e depois como Gerente Administrativo, saindo de lá em 2013, quando fui convocado no último concurso da Prefeitura de Lagarto, assumindo então o cargo de Auditor Interno na Controladoria Geral do Município, vínculo até o presente, afastado com licença sem vencimentos.

Em 2016, junto com dois ex-alunos (Ivan Matos e Gilson Ramos), abriu o Escritório Ativos Contabilidade onde atua no momento, com 05 anos de existência e sempre primando pelo cumprimento da missão e dos planos iniciais que é entregar um resultado ao empresário que ele possa utilizar para tomada de decisão.

Afora tudo isso, o jovem Rivaldo Júnior ainda teve fôlego para se meter com política. Em 2020, foi candidato a vereador por Lagarto-SE, tendo obtido 355 votos e ficando como um dos suplentes do Cidadania. Sobre a decisão de ser político, assim explica:

“A Política foi discernida através de momentos de oração, visto que participei e coordenei o Ministério de Fé e Política da RCC Sergipe de 2017 a 2019, desse modo coloquei meu nome à disposição da população como um nome de esperança para atuar com postura diferenciada das ações comuns no sistema político atual, não fui eleito, mas fiquei satisfeito, por vivenciar a eleição com uma certeza de que estava buscando e fazendo campanha de uma forma diferente do que se convencionou como normal e que de normal não se tem nada… Não pretendo prosseguir na política partidária, por entender que aprendi coisas positivas que aconteceram, mas também aprendi muito com as negativas, de forma que olho para as ruins e tenho a certeza de que não quero cometê-las, para lograr êxito, então, permanecerei trabalhando como Contador, servindo a comunidade indiretamente através do cuidado para com as empresas e bens dos meus clientes, de forma que contribuamos economicamente para o progresso de todos” (Rivaldo Júnior, Lagarto-SE, 28 de novembro de 2021).

Com apenas 38 anos, o jovem Rivaldo José do Nascimento Júnior foi eleito recentemente para a Academia Sergipana de Ciências Contábeis, ocupando uma das cadeiras mais expressivas da instituição, cujo patrono é o imortal José Amado Nascimento Importante lembrar, que no dia 8 de novembro de 2016, solenidade que me fiz presente, ele havia recebido pela Academia Sergipana de Ciências Contábeis o diploma honorífico de “Membro Honorário”. 

Posse na Academia Sergipana de Ciências Contábeis.
(Acervo pessoal)

Sobre sua ascensão à imortalidade da Ciência Contábil em Sergipe, diz:

A ASCC publicou um edital onde fiz minha inscrição, a partir daí o currículo passa por uma análise com pontuações e em seguida os membros aprovam ou não a entrada do candidato. Para mim, foi uma honra ser aceito, pois apesar de saber que eu preenchia os requisitos necessários no tocante ao currículo, mas a aprovação pelos membros da academia também é sinal de que seu trabalho é reconhecido fora da sua circunscrição, tendo em vista que a maioria absoluta dos membros da Academia são de Aracaju (Rivaldo Júnior, Lagarto-SE, 28 de novembro de 2021).

.

A propósito, fiz questão de me fazer presente a sua posse, no dia 8 de novembro de 2021. Na mesa de honra, no Auditório do Tribunal de Justiça de Sergipe, sentado ao lado da tribuna, eu o ouvi atentamente em discurso de posse, representando os demais agraciados. Contive as lágrimas, sobretudo quando ele teve a delicadeza de citar meu nome, em meio a tantos distintos e dignidades da vida sergipana. Baixei minha cabeça, talvez tenha corado, não sei ao certo, e em silêncio disse: “Nossa Senhora da Piedade o abençoe e o proteja”.

No último dia 24 de novembro, Rivaldo Júnior foi eleito conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade Sergipe (CRC/SE), na Chapa liderada por Salete Barreto. Mias um acontecimento em sua vida que o fez tornar-se mais doado e apaixonado pela profissão, uma vez que ele terá, afirma, “(…) a oportunidade de estando junto ao conselho, trabalhar pelo progresso da profissão, sempre buscando o respeito e a consolidação da mesma junto a sociedade”.

 Em entrevista, Rivaldo Júnior não deixou de deixar uma mensagem especial a aquilo que está acima dos títulos e dos reconhecimentos. A família:

“Família é a nossa base de sustentação e quando temos pessoas que nos acolhe e cuida de nós é sempre mais confortante. Assim, vejo minha família, meus, pais, irmãs, sobrinhos entre outros parentes. Porém, a experiência de ter a nossa própria família é sempre desafiadora, mas recheada de vivências positivas, pois tenho uma esposa (Alécia Cordeiro) que é minha coluna de sustentação em muitos momentos e ainda tenho minha filha (Mariana Cordeiro) uma criança linda, de inteligência singular e que já demonstra muita sabedoria nas ações. Resumo dizendo que sem esses eu não seria quem hoje sou” (Rivaldo Júnior, Lagarto-SE, 28 de novembro de 2021).

Família.

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070